https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/issue/feed Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) 2024-02-23T12:24:57+00:00 Rafael Guedes Milheira cadernosdolepaarq@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p>O periódico Cadernos do LEPAARQ - Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio é editado pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia, da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ/UFPEL), desde o ano de 2004. O público-alvo da revista é a comunidade acadêmica, especialmente dos três campos do conhecimento que dão nome à publicação, valorizando a sua dimensão interdisciplinar. Os Cadernos do LEPAARQ é uma publicação semestral, portanto cada volume anual corresponde a dois números. A data de submissão dos manuscritos será 31 de dezembro para a primeira edição (janeiro a junho) e 30 de junho para a segunda edição (julho a dezembro).&nbsp;Atualmente os<em><strong>&nbsp;Cadernos</strong></em> não adotam limites, mínimos ou máximos, para número de artigos por edição. Por ser um periódico de fluxo contínuo, o número de artigos publicados em cada edição corresponderá sempre ao fluxo editorial da revista. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que fornecer conhecimento científico gratuito ao público proporciona maior democratização global do conhecimento. A revista tem um caráter público e gratuito, não sendo cobrado nenhum tipo de taxa para publicação.</p> <div id="acfifjfajpekbmhmjppnmmjgmhjkildl" class="acfifjfajpekbmhmjppnmmjgmhjkildl">&nbsp;</div> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26094 Editorial 2024-02-23T12:24:57+00:00 Rafael Guedes Milheira milheirarafael@gmail.com Fábio Vergara Cerqueira fabiovergara@uol.com.br 2024-01-23T17:27:37+00:00 Copyright (c) 2024 Rafael Guedes Milheira; Fábio Vergara Cerqueira https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26095 Apresentação 2024-02-23T12:24:57+00:00 Daniela Balanzategui cadernosdolepaarq@gmail.com <p>Apresentação do dossiê&nbsp;<strong>Arqueologías y Antropologías Afrolatinoamericanas para la Re-existencia</strong></p> 2024-01-23T17:24:47+00:00 Copyright (c) 2024 Daniela Balanzategui https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26098 Panteón Viejo Jardín de la Memoria de los Ancestros Martina Carrillo. Una apuesta político-territorial de la diáspora africana en el Ecuador 2024-02-23T12:24:57+00:00 Beatriz Juárez Rodríguez cadernosdolepaarq@gmail.com Barbarita Lara Calderón cadernosdolepaarq@gmail.com <div>Este artículo analiza el proceso comunitario de producción y recuperación colectiva de la me</div> <div>-moria local y revitalización de la identidad Afroecuatoriana de la comunidad de La Concepción</div> <div>emprendido por la CONAMUNE-Carchi (Coordinadora Nacional de Mujeres Negras del Ecuador) y</div> <div>apoyado y sostenido por miembros organizados de dicha comunidad. Desde un contexto local,</div> <div>rural, serrano y Afroecuatoriano se examina cómo la memoria histórica, la ritualidad y la espi</div> <div>-ritualidad de un pueblo se articulan y juegan un rol central en los procesos de re-significación</div> <div>y movilización de identidades políticas afrodiaspóricas en el Ecuador y en el accionar político</div> <div>comunitario. Se toma como caso de estudio a El Panteón viejo “Jardín de la Memoria Martina Ca</div> <div>-rrillo” y se reflexiona desde los encuentros y diálogos entre una docente, exconcejala y líder Afro</div> <div>-ecuatoriana y una antropóloga Afrovenezolana. Proponemos que CONAMUNE-Carchi resignifica</div> <div>el pasado esclavista desde un proceso de memorialización centrado en el accionar y narrativas</div> <div>de las mujeres negras, el cual busca preservar y conmemorar las luchas colectivas de las y los</div> <div>ancestros, desafiar el silencio y olvido impuesto desde la historia oficial dominante y contribuir al</div> <div>proceso afrodescendiente de re-existencia y libertad en el Ecuador.</div> 2024-01-23T17:46:40+00:00 Copyright (c) 2024 Beatriz Juárez Rodríguez, Barbarita Lara Calderón https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26099 Fazenda colonial como patrimônio arqueológico quilombola: interpretações, vivências, sentidos e narrativas sobre os sítios Mata de Taipas e Pedreira, no Vale do Taquari (RS) 2024-02-23T12:24:57+00:00 Fabio Almeida fabioguaraldoalmeida@gmail.com Jaqueline Gomes jaquelinegomes06@gmail.com Karen Pires k.pires@universo.univates.br Vanderlei Adriano da Silva unidosquilombo@gmail.com Camila Marques unidosquilombo@gmail.com Sandra Diehl sandrinhardiehl@gmail.com Gabriel Drumond gabrieldrumond@angulosocial.com.br Luís Henrique Letra luishenrique@angulosocial.com.br Laura de Mattos laura@angulosocial.com.br Elisa Dias Alves da Silva elisa.silva@grupoccr.com.br Amanda Pereira Patrício Silva amanda.patricio@grupoccr.com.br <p>Neste texto divulgamos parte dos resultados da pesquisa etnoarqueológica desenvolvida com a Comunidade Quilombola Unidos de Lajeado, no contexto do Plano Básico Ambiental de um empreendimento no Estado do Rio Grande do Sul. Temos o objetivo de apresentar dois sítios arqueológicos localizados na cidade de Lajeado, sua caracterização e interpretações indicando a relevância e significância dos contextos registrados para os estudos arqueológicos de fazendas coloniais, bem como para compreensão da história regional. Procuramos destacar como os sítios arqueológicos são ativados pela comunidade e compreendidos como lugares de referência à sua tradição ancestral. Desse modo, são reivindicados como sítios arqueológicos quilombolas fundamentais para a preservação de seu território e patrimônio cultural da população negra regional.</p> 2024-01-23T20:48:39+00:00 Copyright (c) 2024 Fabio Almeida, Jaqueline Gomes, Vanderlei Adriano da Silva, Camila Marques, Sandra Diehl, Gabriel Drumond, Luís Henrique Letra, Laura de Mattos, Elisa Dias Alves da Silva, Amanda Pereira Patrício Silva https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26100 Resistencia y (re)construcción a través de la memoria de las mujeres negras y afrodescendientes 2024-02-23T12:24:56+00:00 Génesis Anangonó cadernosdolepaarq@gmail.com <p>Las mujeres negras y afrodescendientes han desempeñado un papel fundamental en la recuperación y (re)construcción de la memoria histórica de la diáspora africana. Su memoria, testimonios y relatos orales han permitido investigar y rescatar la historia de sus comunidades para contribuir así a la descolonización de la historia blancocéntrica. Sin embargo, y, pese a la importancia de sus voces las mujeres negras y afrodescendientes han sido invisibilizadas.</p> <p>Esos aportes y luchas de las mujeres negras y afrodescendientes son visibles en el proceso de descolonización de disciplinas académicas y científicas en las que han aportado, a través de la aplicación de enfoques interdisciplinarios, una perspectiva crítica y una visión cultural que enriquece y fortalece los hallazgos tanto de la memoria histórica de su pueblo, así como de sitios históricos vinculados a la diáspora africana.</p> 2024-01-23T21:05:26+00:00 Copyright (c) 2024 Génesis Anangonó https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26101 Mulheres indígenas e afrodescendentes e a produção de cerâmica paulista nas fotografias de Herta Löell Scheuer, Plácido de Campos Júnior & Mayy Koffler 2024-02-23T12:24:56+00:00 Marianne Sallum marisallum@usp.br Francisco Silva Noelli francisconoelli@edu.ulisboa.pt May Koffler mayykoffler@hotmail.com <div class="item abstract"> <p>Ensaio visual sobre aspectos da produção cerâmica de comunidades de mulheres de São Paulo, Brasil.</p> <p>&nbsp;</p> </div> 2024-01-23T22:12:47+00:00 Copyright (c) 2024 Marianne Sallum, Francisco Silva Noelli, May Koffler https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26102 La fuga: movilidad y resistencia del pueblo Afroecuatoriano. Memorias de Mami Betty 2024-02-23T12:24:56+00:00 Omar Olivio del Olmo oolivo@espol.edu.ec <div>El presente texto, es un primer acercamiento al tejido de diversos correlatos históricos, antropoló</div> <div>-</div> <div>gicos y arqueológicos sobre la esclavitud, la explotación, fuga y resistencia constante del pueblo</div> <div>Afroecuatoriano; el telar se prefigura con el testimonio de</div> <div>Mami Betty</div> <div>a través de una historia oral</div> <div>que actúa como hilo conductor del pasado y presente de su pueblo. Ella, más allá del sujeto indi</div> <div>-</div> <div>vidual, representa en su historia y acción política, la lucha colectiva del pueblo afroecuatoriano</div> <div>entre Esmeraldas y Guayaquil desde mediados del siglo XX. Así, se exploran las posibilidades de</div> <div>entender un</div> <div>momento ahora</div> <div>que no termina de suceder, un continuo de la violencia que el pueblo</div> <div>africano ha resistido desde su secuestro y llegada durante el siglo XVI al continente americano y</div> <div>su diáspora hasta nuestros días, una resistencia que se refleja en su vida cotidiana, movilidad,</div> <div>migración y lucha territorial.</div> 2024-01-23T22:19:15+00:00 Copyright (c) 2024 Omar Olivio del Olmo https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26103 À beira do rio e à margem da história: (re)ocupando espaços através da etnoeducação patrimonial e da reexistência de uma comunidade quilombola no Guaporé afro-amazônico 2024-02-23T12:24:56+00:00 Louise Cardoso de Mello louise_ribeiro@hotmail.com <div>Este artigo apresenta a segunda fase da iniciativa de etnoeducação patrimonial. Por um Museu do&nbsp;Forte Vivo&nbsp;desenvolvida no âmbito do projeto de arqueologia comunitária junto aos discentes quilombolas do Forte Príncipe da Beira (Costa Marques/RO) com a retomada do ensino presencial.&nbsp;Após receber o reconhecimento do IPHAN mediante o Prêmio Luiz de Castro Faria 2022, o projeto&nbsp;tem agora a oportunidade de testar algumas das lições aprendidas em tempos pós-pandêmicos. Os resultados dessa abordagem metodológica são problematizados no marco conceitual da Arqueologia da Reexistência e no contexto mais amplo dos Estudos Afro-Latino-Americanos, inserindo-se no debate acerca da multivocalidade/plurivocalidade nos processos de patrimonialização e disputa de memórias.</div> 2024-01-23T22:34:43+00:00 Copyright (c) 2024 Louise Cardoso de Mello https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26104 Una arqueología negra para la visibilización de la historia afrodescendente en Guayaquil 2024-02-23T12:24:56+00:00 Génesis Isabel Delgado Vernaza genesis-santay@hotmail.com <div>Este artículo resalta el extenso recorrido de explotación y resistencia experimentada por africanos y afrodescendientes en Guayaquil, Ecuador. Adopta una perspectiva de la arqueología antropológica que desafía las narrativas oficiales de la ciudad portuaria. La investigación destaca cómo&nbsp;la arqueología ha dejado de lado el estudio de la población negra, contribuyendo a la repetición&nbsp;de las narrativas hegemónicas y perpetuando la violencia epistémica. Se centra en la memoria de&nbsp;los espacios ocupados a lo largo del tiempo por la población negra, utilizando un estudio espacial&nbsp;para comprender el contexto histórico y analizar la diversidad de sus manifestaciones. El artículo&nbsp;concluye con un análisis de los niveles de resistencia, tanto a nivel individual como colectivo,&nbsp;ampliando y fortaleciendo la memoria afro en relación con su territorio desde la perspectiva de&nbsp;la arqueología negra.</div> 2024-01-23T22:51:22+00:00 Copyright (c) 2024 Génesis Isabel Delgado Vernaza https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26105 A fundo, no quintal. Transcrições escondidas sob o “morar cativo” em uma unidade doméstica sul-mineira (décadas de 1830-1870) 2024-02-23T12:24:56+00:00 Leonardo Klink leonardoklink@gmail.com <p>Este artigo aborda as possíveis evidências de um alojamento de escravizados em uma unidade doméstica urbana, um sobrado edificado na primeira metade do século XIX na antiga Vila da Campanha da Princesa (atual município de Campanha), região Sul de Minas Gerais. Devido à dinâmica de desenvolvimento urbano e a consequente descaracterização de grande parte da arquitetura setecentista e oitocentista nesta localidade, a presença de senzalas nestes contextos citadinos não foram documentadas e estudadas, principalmente devido aos novos usos que estas edificações receberam com o passar do tempo. Aliando a investigação documental à pesquisa arqueológica ao atual estado de ruínas que o sobrado se encontra, argumento que a tipologia e presença destes alojamentos em meio ao quintal da propriedade pode ter remetido a melhores oportunidades de circulação, como de resistência ao claustro pela via de práticas mais autônomas de subsistência e de transmissão cultural.</p> 2024-01-23T23:14:38+00:00 Copyright (c) 2024 Leonardo Klink https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26106 La Zafra, una dura herencia de la esclavitud 2024-02-23T12:24:56+00:00 Darwin Alcívar Minda Anangono cadernosdolepaarq@gmail.com <div>Los conceptos de afroecuatorianos, zafra y esclavitud están estrechamente vinculados y poseen</div> <div>una profunda influencia histórica en la sociedad ecuatoriana, de manera particular en la vida de</div> <div>los afrodescendientes en el país. Este ensayo fotográfico en blanco y negro tiene un total de doce</div> <div>fotografías capturadas en el año 2018 en la comunidad de Tapiapamba perteneciente al cantón Úr</div> <div>-</div> <div>cuqui de la provincia de Imbabura muestra la realidad del cultivo de la caña de azúcar en el Ecuador</div> <div>actividad que se la conoce como la zafra, esta acción agrícola se la viene desempeñando desde la</div> <div>conquista, inicialmente este cultivo era únicamente para los trapiches de las grandes haciendas que</div> <div>existían en la zona, hoy en la actualidad la producción está destinada a la venta al Ingenio Azucarero</div> <div>del Norte - Compania de Economía Mixta (IANCEM), que después de un proceso de tecnificación lo</div> <div>transforma en azúcar blanca y azúcar morena. Producción que es comercializada en los grandes</div> <div>mercados de las ciudades más importantes del país. En esta actividad intervienen familias enteras,</div> <div>adultos mayores, mujeres, jóvenes, niños que de una u otra manera se involucran en el cultivo.</div> <div>La técnica es una fotografía acromática en la cual no hay color, la cual consiste en el manejo de la</div> <div>escala del color blanco pasando por la escla de grises hasta llegar al negro, como expresión genuina</div> <div>de luces, sombras y todas las matices y particularidades de los sujetos y objetos a retratar. En la par</div> <div>-</div> <div>te técnica se utilio una cámara reflex Nikon D7200 con un lente, 70-200 y un 18-105.</div> 2024-01-23T23:20:16+00:00 Copyright (c) 2024 Darwin Alcívar Minda Anangono https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26107 Cabocos, coisas arqueológicas e amefricanidades em São Braz do Piau 2024-02-23T12:24:56+00:00 Leandro Mageste leandromageste@gmail.com Géssika Sousa Macêdo macedo.arqueo@gmail.com Alencar de Miranda Amaral alencar.amaral@univasf.edu.br <div>Neste artigo, buscamos analisar os contextos históricos, etno-históricos e arqueológicos de São&nbsp;Braz do Piauí, reconhecendo o protagonismo afropindorâmico perceptível nas tentativas de re&nbsp;sistências e indícios de sobrevivência e ação em meio ao contexto de violência da colonização,&nbsp;bem como nas estratégias de acordos e conflitos com a estrutura que se tornou dominante nas&nbsp;terras brasileiras. Por meio de uma arqueologia do presente, destacamos memórias dos&nbsp;cabocos&nbsp;que emergem no rastro das coisas arqueológicas e ressoam nas narrativas, no cotidiano, nas&nbsp;cantigas religiosas que confluem elementos indígenas e africanos, aspectos que indicamos como&nbsp;expressões de amefricanidade. Nesse contexto, a arqueologia é entendida como ferramenta para&nbsp;produção de conhecimentos decoloniais acerca da trajetória de resistência e existência de povos&nbsp;indígenas e africanos na constituição dos sertões do Piauí.</div> 2024-01-24T00:45:30+00:00 Copyright (c) 2024 Leandro Mageste, Géssika Sousa Macêdo, Alencar de Miranda Amaral https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26108 La ruta del esclavizado para desaprender y reaprender lo propio 2024-02-23T12:24:55+00:00 Edizon León Castro cadernosdolepaarq@gmail.com <div>El artículo aborda el tema de la Ruta del Esclavizado, (esclavizades) desde una perspectiva crítica&nbsp;y situada, centrándose en la experiencia de lo Afroandino de la Diáspora y, en particular, lo afroecuatoriano. Se reconoce que la Ruta del Esclavizado es un tema amplio, profundo y complejo,&nbsp;con diferentes dimensiones para ser analizado y sobre todo problematizado. El enfoque se centra&nbsp;en el inventario cultural, histórico, patrimonial y socio-político de la afroecuatorianidad. Esto implica examinar cómo la historia de la trata de personas esclavizadas ha afectado y moldeado la&nbsp;identidad y la cultura de las comunidades afrodescendientes en Ecuador, y cómo esta herencia&nbsp;histórica continúa teniendo implicaciones en la sociedad contemporánea. La perspectiva crítica y&nbsp;situada busca destacar las experiencias únicas y las luchas de las comunidades afroecuatorianas&nbsp;en su búsqueda de reconocimiento, justicia y equidad en el presente. Hablar (construir) de la Ruta&nbsp;del esclavizado es parte de una deuda de reparación y justicia social.&nbsp;</div> 2024-01-24T00:52:14+00:00 Copyright (c) 2024 Edizon León Castro https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26109 O sítio Olhos d'água, alto vale do Araçuaí, MG: outras epistemologias, outras narrativas possíveis na interpretação da paisagem afrodiaspórica 2024-02-23T12:24:55+00:00 Paulo Andrade Campos campos.paulo@ufvjm.edu.br Marcelo Fagundes marcelo.fagundes@ufvjm.edu.br <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre possíveis abordagens teórico-metodológicas da paisagem do sítio arqueológico Olhos D’Água, implantado no Alto Vale do Araçuaí; examinando as especificidades acerca da produção e utilização de um lugar dentro de um contexto afro-diaspórico. O sítio apresentou uma cultura material predominantemente cerâmica, associada à produção de pessoas afro-brasileiras, provavelmente durante os séculos XVIII e XIX.&nbsp; Nosso problema de pesquisa teve como foco o entendimento do lugar do sítio e sua potencialidade como uma área de manutenção e dispersão de distintas práticas culturais, observadas tanto na materialidade quanto nos marcos sociogeográficos. Dessa forma, buscou-se potencializar as narrativas referentes ao contexto histórico, utilizando uma bibliografia majoritariamente afro-centrada, sendo os conceitos-chave utilizados: quilombo, paisagem e memória oral.</p> 2024-01-24T15:37:06+00:00 Copyright (c) 2024 Paulo Andrade Campos, Marcelo Fagundes https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26110 Sistemas de Alimentación Afrodescendiente en Contexto de Esclavitud en el Andes Septentrionales del Ecuador (siglo XVIII) 2024-02-23T12:24:55+00:00 Ibis Mery cadernosdolepaarq@gmail.com Daniela Balanzátegui cadernosdolepaarq@gmail.com <p>No âmbito dos estudos recentes da arqueologia histórica da Diáspora Africana na região andina da América do Sul, esta pesquisa está baseada na análise zooarqueológica e tem como referência o estudo de objectos utilitários de cerâmica para abordar a alimentação e a cozinha afro-descendente no contexto da escravidão, no século 18 nos Andes do norte do Equador. Este artigo discute a manutenção das economias da escravidão e das economias domésticas para a compreensão dos costumes alimentares afro-equatorianos como uma prática integral na conformação da identidade afro-descendente, desenvolvida em processos de adaptação, contestação e colaboração. Os resultados da análise zooarqueológica mostram o consumo principalmente de espécies introduzidas, sobretudo bovídeos e o consumo complementar de espécies endémicas. Entretanto, a análise cerâmica recria os utensílios utilizados na preparação e consumo destes alimentos e de outros que fizeram parte das tradições culinárias afro-equatorianas no Valle del Chota. Além disso, o consumo e a preparação de alimentos também são fundamentais para compreender as estratégias anti-escravatura que permitiram a sobrevivência do povo afro-equatoriano no Território Ancestral do Valle del Chota (províncias de Imbabura e Carchi).</p> 2024-01-24T16:29:12+00:00 Copyright (c) 2024 Ibis Mery, Daniela Balanzátegui https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26111 Fronteiras Étnicas no Engenho do Murutucu? 2024-02-23T12:24:55+00:00 Diogo Menezes Costa dmcosta@ufpa.br <p>A exploração do açúcar na Amazônia remonta às primeiras ocupações europeias na região desde o século XVIII, especialmente no entorno de Belém. O sítio arqueológico Engenho do Murutucu é um exemplo desse contexto histórico, com mais de 300 anos de ocupação. Onde foram realizadas escavações arqueológicas em locais de moradia e trabalho relacionados a grupos escravizados,&nbsp;incluindo uma senzala identificada no sítio. O texto analisa diferenças tecnológicas entre cerâmicas encontradas em áreas distintas do sítio, que poderiam indicar a presença de dois grupos&nbsp;escravizados. Também, são apresentados artefatos como cachimbos que teriam decorações associadas a grupos étnicos africanos específicos. Enquanto, os artefatos em vidro são associados&nbsp;ao domínio técnico e aproveitamento máximo da matéria-prima pelos grupos subalternizados. Por fim é ressaltada a importância do estudo das interações e fronteiras étnicas entre indígenas e africanos nas senzalas da Amazônia colonial. E porque as análises dos vestígios arqueológicos<br>são indicadas como fundamentais para desvelar essas dinâmicas históricas.</p> 2024-01-24T17:09:36+00:00 Copyright (c) 2024 Diogo Menezes Costa https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26112 La huella invisibilizada, la participación de los afrodescendientes en las guerras de independencia 2024-02-23T12:24:55+00:00 Iván Pabón Chalá paboni2005@yahoo.es <div>El presente artículo tiene como objetivo evidenciar la participación de los afrodescendientes en</div> <div>la conquista, en la fundación de algunas villas y ciudades, en las guerras civiles y en la indepen</div> <div>-</div> <div>dencia del actual Ecuador. Hechos que las generaciones presentes los desconocen porque en la</div> <div>escuela no se enseña a los niños debido a que no han sido incorporados en la historia oficial de</div> <div>nuestro país. Su participación es una huella innegable y la vez invisibilizada, es una deuda que</div> <div>todavía mantienen no solo los historiadores y gobiernos de Ecuador sino de Latinoamérica. Los</div> <div>hallazgos muestran que los afrodescendientes llegaron, indiscutiblemente, con los conquistado</div> <div>-</div> <div>res y que su participación en los acontecimientos indicados fue decisiva.</div> 2024-01-24T17:20:58+00:00 Copyright (c) 2024 Iván Pabón Chalá https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26113 Registro fotográfico das práticas cerâmicas na comunidade das Paneleiras de Goiabeiras em Vitória – ES 2024-02-23T12:24:54+00:00 Rúbia de Almeida Silva rubiadealmeida@gmail.com <div>O presente ensaio visual é resultado da minha pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “A</div> <div>persistência de práticas cerâmicas do período pré-colonial ao presente: a Cadeia Operatória das</div> <div>panelas de barro de Goiabeiras em Vitória – ES” (SILVA, 2023). Os registros otográficos apresenta</div> <div>-</div> <div>dos foram feitos nos locais utilizados pelas Paneleiras para confecção dos vasilhames cerâmicos</div> <div>de Goiabeiras. Há uma longa trajetória de práticas cerâmicas na região que remete às interações</div> <div>indígenas, africanas e europeias por cinco séculos. São relações que deixaram suas marcas nos</div> <div>processos de apropriação e transformação que definiram a Cerâmica de Goiabeiras.</div> 2024-01-24T17:27:40+00:00 Copyright (c) 2024 Rúbia de Almeida Silva https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/26114 Pontas bifaciais e lesmas miniaturizadas: 2024-02-23T12:24:56+00:00 João Carlos Moreno jcmoreno@furg.br João Cláudio Estaiano cadernosdolepaarq@gmail.com Maria Keiko Yamauchi cadernosdolepaarq@gmail.com Juliana de Souza Cardozo cadernosdolepaarq@gmail.com Uelde Ferreira de Souza cadernosdolepaarq@gmail.com Claudio César de Souza e Silva cadernosdolepaarq@gmail.com <p>Pesquisas sobre sítios arqueológicos associados a grupos caçadores-coletores no estado de Goiás têm revelado, desde a década de 1970, uma alta produção de artefatos líticos unifaciais alongados, conhecidos na literatura acadêmica brasileira como ‘lesmas’. Neste mesmo contexto, a presença de pontas de dardos ou flechas produzidas por tecnologias líticas bifaciais tem se mostrado escassa, com casos muito esporádicos reportados em poucos locais, e geralmente interpretada como exceções à norma cultural regional ou evidências de contato com grupos meridionais. Estes grupos caçadores-coletores foram associados por diversos pesquisadores a uma única unidade cultural que ficou conhecida como “Tradição Itaparica”, criando a ideia de uma suposta homogeneidade cultural que se estenderia do Centro-Oeste ao Nordeste brasileiro. Ao mesmo tempo que outros pesquisadores questionaram a validade desta “tradição” que seria baseada apenas na presença de lesmas e escassez de tecnologias bifaciais, e sem uma devida análise das demais classes de vestígios líticos que compõem toda a indústria. Neste artigo apresentamos um estudo tecnológico de um conjunto de artefatos identificados em cinco sítios arqueológicos situados nos municípios de Planaltina e Água Fria de Goiás, no leste de Goiás. Este conjunto de artefatos é constituído de dezenas de lesmas miniaturizadas, algumas pré-formas bifaciais, uma ponta pedunculada, alguns percutores e uma lâmina de machado polido. Os resultados deste estudo sugerem que a associação de sítios arqueológicos à “Tradição Itaparica” não deve ser realizada de forma prematura considerando apenas a presença abundante de uma única classe de artefato formal, como a lesma, uma vez que este mesmo artefato pode apresentar variabilidade tecnológica e/ou tipológica regional e/ou cronológica.</p> 2024-01-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 João Carlos Moreno, João Cláudio Estaiano, Maria Keiko Yamauchi, Juliana de Souza Cardozo, Uelde Ferreira de Souza, Claudio César de Souza e Silva