https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/issue/feedParalelo 312025-05-27T11:48:47+00:00Alice Jean Monsellno-reply@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>Paralelo 31, revista digital do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, apresenta-se como uma publicação científica especializada de acesso público e gratuito nas áreas das Artes. Propõe um foco ampliado de abordagem neste campo, buscando favorecer o debate cultural acerca da produção nas Arts no contexto contemporâneo e no ensino das artes em consonância com a diversidade e transversalidade atuais desta produção.</p> <p>Paralelo 31, the electronic journal of the Post-graduate Program in the Arts of the Federal University of Pelotas, is a specialized scientific publication in the area of the Arts with free public access. It proposes an ample focus of approaches to the fields of Art, fomenting cultural debate about contemporary art production and art education in consconance with the current diversity and transversality of this production. </p> <p><strong>Qualis:</strong> B2</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN: </strong>2358-2529</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29111Capa ed. 23 2025-04-30T09:52:59+00:00Alice Monsellalicemondomestico@gmail.com<p>Capa Edição 23 Paralelo 31 </p>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29109Editorial Ed. 232025-04-30T09:52:59+00:00Alice Monsellalicemondomestico@gmail.com<p>.</p>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29110Expediente-Sumário ed. 23 2025-04-30T09:52:59+00:00Alice Monsellalicemondomestico@gmail.com2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27974Estéticas amazônicas na obra de Valdir Sarubbi2025-05-27T11:48:47+00:00Francisco Smithfransmithj@gmail.comMariana Tereza Athayde Bordallo da Silvafransmithj@gmail.com<div style="text-align: justify;"> <p>O artigo tem por objetivo fazer uma análise das memórias afetivas da casa do paraense Valdir Sarubbi, além de suas referências espaciais, sensoriais e culturais. O artista contou sua história a partir de sua arte, com um postura crítca e olhar atento ao seu entorno. Para isso, foram utilizadas informações biográficas reveladas por meio das entrevistas cedidas pelos familiares que conviveram com o artista no período de tempo em que ele ainda residia em Bragança e na cidade de Belém do Pará. Para este estudo foram utilizados os estudos de Chaves (2003), Loureiro (2001) e Bitar (2002).</p> </div>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/26869A pintura e as simbologias arquetípicas do feminino: expressões a partir do conto de fada A Bela Wassilissa2025-05-27T11:48:47+00:00Karine Perezkarine.g.perez-vieira@ufsm.brHannah Rossattohannahsr12@gmail.com<div style="text-align: justify;"> <p>O artigo aborda pesquisa em poéticas visuais sobre a crição de pinturas, cujo processo envolve contágios entre arte e aspectos da psicologia analítica, focando nas simbologias arquetípicas do feminino no conto de fada russo <em>A Bela Wassilissa</em>. Suas interpretações dispararam ideias e métodos inventivos para as pinturas, transcendendo a mera ilustração de sua narrativa. Assim, Wassilissa foi encarada como metáfora do processo de individuação, abrangendo também elementos ancestrais comuns do inconsciente coletivo.</p> </div>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27743 O espelho perdeu suas ilusões ou foi o mundo que deixou de ser opaco?2025-05-27T11:48:47+00:00Angelica Adverseangelicaadverse@ufmg.br<div style="text-align: justify;"> <p>O artigo apresenta uma reflexão a respeito da autopercepção, elegendo a imagem especular como orientação para se pensar cultura e identidade. Busca-se observar o caráter alegórico das narrativas artísticas sobre a alteridade e diferença afim de observar as tensões delineiam o sentido de origem, outridade e opacidade. Desenha-se, aqui, uma possibilidade de pensarmos como as imagens da arte podem discutir a construção da identidade, escapando às ideologias.</p> </div>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27735O giro como procedimento, na obra de Daniel Acosta2025-05-27T11:48:47+00:00André Winter Nobleoandrewinn@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">Ne</span><span style="color: #000000;">st</span><span style="color: #000000;">e texto, </span><span style="color: #000000;">será apresentada a obra do artista gaúcho Daniel Acosta (1965) a partir d</span><span style="color: #000000;">a ideia de</span><span style="color: #000000;"> “giro”, </span><span style="color: #000000;">procedimento</span> <span style="color: #000000;">muito </span><span style="color: #000000;">frequente </span><span style="color: #000000;">em suas obras</span><span style="color: #000000;">. Para tratar desse </span><span style="color: #000000;">mecanismo (giro),</span><span style="color: #000000;"> serão considerados os trabalhos: </span><span style="color: #000000;"><em>Elementos Ornamentais Autônomos</em></span><span style="color: #000000;"> (1993), </span><span style="color: #000000;"><em>Homens Nadando</em></span><span style="color: #000000;"> (1995), </span><span style="color: #000000;"><em>Horizonte Automático</em></span><span style="color: #000000;"> (2001), </span><span style="color: #000000;"><em>Clareira</em></span><span style="color: #000000;"> (2004), </span><span style="color: #000000;"><em>Riorotor</em></span><span style="color: #000000;"> (2008) </span><span style="color: #000000;">e</span> <span style="color: #000000;"><em>Rotorama – Sistema de Giroreciprocidade</em></span><span style="color: #000000;"> (2017). A análise tentará mostrar que, nessas seis obras </span><span style="color: #000000;">(</span><span style="color: #000000;">objeto, fotografia, desenho e instalação</span><span style="color: #000000;">)</span><span style="color: #000000;">, o “giro” aparece como </span><span style="color: #000000;">gesto principal, responsável por conferir </span><span style="color: #000000;">um novo senti</span><span style="color: #000000;">do e/ou</span><span style="color: #000000;"> um novo estatuto </span><span style="color: #000000;">ao material</span><span style="color: #000000;">.</span></span></span></p>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27733Visualidades intermidiáticas em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues2025-05-27T11:48:47+00:00Sérgio Ribeiro Pereirasergio.ribeiro.pereira@educacao.mg.gov.brOlga Valeska Soares Coelho olgavaleskasc@outlook.com<div style="text-align: justify;"> <p>Este estudo propõe reflexões sobre processos criativos utilizados em duas montagens de <em>Vestido de Noiva</em>, de Nelson Rodrigues, numa perspectiva dos Estudos de Intermidialidade. A primeira montagem teve desdobramentos para a cenografia e encenação. A segunda é ancorada no avanço de tecnologias digitais e no caráter plurimidiático do teatro. Para fundamentar essas reflexões, foi utilizado o conceito de intermidialidade desenvolvido por Claus Clüver, Irina Rajewsky, Thäis Diniz e Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi.</p> <p> </p> </div>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27549Produções cinematográficas como possibilidade de experiências significativas no Programa de Tempo Integral 2025-05-27T11:48:47+00:00Ana Paula da Silva Penapaulavalentineteatro@gmail.com<div style="text-align: justify;"> <p><span style="font-weight: 400;">Com o intuito de refletir sobre a possibilidade de experiências significativas de educação no Programa de Tempo Integral, este trabalho apresenta uma discussão sobre a produção de um curta metragem, em uma escola no município de Mariana, em Minas Gerais. Ao final do trabalho foi possível compreender a importância do Programa de Tempo Integral na produção de atividades sofisticadas e da possibilidade de uma educação fincada na valorização do saber e da história das educandas e educandos.</span></p> <p> </p> </div>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29103Berço Esplêndido 2025-05-27T11:48:46+00:00Jessica Porciunculajessporc@gmail.comDaniel Mouradanielmouraphotografia@gmail.com<div style="text-align: justify;"> <p>Este ensaio visual é consequência da instalação e performance apresentada pela artista Jessica Porciuncula durante a abertura da exposição coletiva Olhar ao sul no Casarão 2 da Secult em Pelotas, RS, Brasil, e dos registros fotográficos realizados pelo fotógrafo Daniel Moura no dia 16 de julho de 2024. O título da performance de Porciuncula - Berço Esplêndido - remete à frase do hino nacional brasileiro, "Deitado eternamente em berço esplêndido" e presta homenagem ao artista brasileiro Carlos Vergara e sua instalação Berço Esplêndido de 1969. A performance dura entre 30 e 40 minutos</p> </div>2024-12-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paralelo 31