Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo <p>Paralelo 31, revista digital do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, apresenta-se como uma publicação científica especializada de acesso público e gratuito nas áreas das Artes.&nbsp; Propõe um foco ampliado de abordagem neste campo, buscando favorecer o debate cultural acerca da produção nas Arts no contexto contemporâneo e no ensino das artes em consonância com a diversidade e transversalidade atuais desta produção.</p> <p>Paralelo 31, the electronic journal of the Post-graduate Program in the Arts of the Federal University of Pelotas, is a specialized scientific publication in the area of the Arts with free public access.&nbsp; It proposes an ample focus of approaches to the fields of Art, fomenting cultural debate about contemporary art production and art education in consconance with the current diversity and transversality of this production.&nbsp;</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B2</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2358-2529</span></p> pt-BR <p>Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.</p> <p>data de submissão</p> <p>&nbsp;</p> <p>Declaration of Copyright</p> <p>The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future&nbsp; citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated&nbsp; author(s).&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;(data de submissão)</p> <p>&nbsp;</p> no-reply@ufpel.edu.br (Alice Jean Monsell) paralelo31@ufpel.edu.br (Paralelo 31) sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Capa ed. 23 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29111 <p>Capa Edição 23 Paralelo 31&nbsp;</p> Alice Monsell Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29111 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 Editorial Ed. 23 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29109 <p>.</p> Alice Monsell Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29109 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 Expediente-Sumário ed. 23 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29110 Alice Monsell Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29110 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 Estéticas amazônicas na obra de Valdir Sarubbi https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27974 <div style="text-align: justify;"> <p>O artigo tem por objetivo fazer uma análise das memórias afetivas da casa do paraense Valdir Sarubbi, além de suas referências espaciais, sensoriais e culturais. O artista contou sua história a partir de sua arte, com um postura crítca e olhar atento ao seu entorno. Para isso, foram utilizadas informações biográficas reveladas por meio das entrevistas cedidas pelos familiares que conviveram com o artista no período de tempo em que ele ainda residia em Bragança e na cidade de Belém do Pará. Para este estudo foram utilizados os estudos de Chaves (2003), &nbsp;Loureiro (2001) e Bitar (2002).</p> </div> Francisco Smith, Mariana Tereza Athayde Bordallo da Silva Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27974 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 A pintura e as simbologias arquetípicas do feminino: expressões a partir do conto de fada A Bela Wassilissa https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/26869 <div style="text-align: justify;"> <p>O artigo aborda pesquisa em poéticas visuais sobre a crição de pinturas, cujo processo envolve contágios entre arte e aspectos da psicologia analítica, focando nas simbologias arquetípicas do feminino no conto de fada russo <em>A Bela Wassilissa</em>. Suas interpretações dispararam ideias e métodos inventivos para as pinturas, transcendendo a mera ilustração de sua narrativa. Assim, Wassilissa foi encarada como metáfora do processo de individuação, abrangendo também elementos ancestrais comuns do inconsciente coletivo.</p> </div> Karine Perez, Hannah Rossatto Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/26869 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 O espelho perdeu suas ilusões ou foi o mundo que deixou de ser opaco? https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27743 <div style="text-align: justify;"> <p>O artigo apresenta uma reflexão a respeito da autopercepção, elegendo a imagem especular como orientação para se pensar cultura e identidade. Busca-se observar o caráter alegórico das narrativas artísticas sobre a alteridade e diferença afim de observar as tensões delineiam o sentido de origem, outridade e opacidade. Desenha-se, aqui, uma possibilidade de pensarmos como as imagens da arte podem discutir a construção da identidade, escapando às ideologias.</p> </div> Angelica Adverse Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27743 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 O giro como procedimento, na obra de Daniel Acosta https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27735 <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">Ne</span><span style="color: #000000;">st</span><span style="color: #000000;">e texto, </span><span style="color: #000000;">será apresentada a obra do artista gaúcho Daniel Acosta (1965) a partir d</span><span style="color: #000000;">a ideia de</span><span style="color: #000000;"> “giro”, </span><span style="color: #000000;">procedimento</span> <span style="color: #000000;">muito </span><span style="color: #000000;">frequente </span><span style="color: #000000;">em suas obras</span><span style="color: #000000;">. Para tratar desse </span><span style="color: #000000;">mecanismo (giro),</span><span style="color: #000000;"> serão considerados os trabalhos: </span><span style="color: #000000;"><em>Elementos Ornamentais Autônomos</em></span><span style="color: #000000;"> (1993), </span><span style="color: #000000;"><em>Homens Nadando</em></span><span style="color: #000000;"> (1995), </span><span style="color: #000000;"><em>Horizonte Automático</em></span><span style="color: #000000;"> (2001), </span><span style="color: #000000;"><em>Clareira</em></span><span style="color: #000000;"> (2004), </span><span style="color: #000000;"><em>Riorotor</em></span><span style="color: #000000;"> (2008) </span><span style="color: #000000;">e</span> <span style="color: #000000;"><em>Rotorama – Sistema de Giroreciprocidade</em></span><span style="color: #000000;"> (2017). A análise tentará mostrar que, nessas seis obras </span><span style="color: #000000;">(</span><span style="color: #000000;">objeto, fotografia, desenho e instalação</span><span style="color: #000000;">)</span><span style="color: #000000;">, o “giro” aparece como </span><span style="color: #000000;">gesto principal, responsável por conferir </span><span style="color: #000000;">um novo senti</span><span style="color: #000000;">do e/ou</span><span style="color: #000000;"> um novo estatuto </span><span style="color: #000000;">ao material</span><span style="color: #000000;">.</span></span></span></p> André Winter Noble Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27735 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 Visualidades intermidiáticas em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27733 <div style="text-align: justify;"> <p>Este estudo propõe reflexões sobre processos criativos utilizados em duas montagens de <em>Vestido de Noiva</em>, de Nelson Rodrigues, numa perspectiva dos Estudos de Intermidialidade. A primeira montagem teve desdobramentos para a cenografia e encenação. A segunda é ancorada no avanço de tecnologias digitais e no caráter plurimidiático do teatro. Para fundamentar essas reflexões, foi utilizado o conceito de intermidialidade desenvolvido por Claus Clüver, Irina Rajewsky, Thäis Diniz e Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi.</p> <p>&nbsp;</p> </div> Sérgio Ribeiro Pereira, Olga Valeska Soares Coelho Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27733 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 Produções cinematográficas como possibilidade de experiências significativas no Programa de Tempo Integral https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27549 <div style="text-align: justify;"> <p><span style="font-weight: 400;">Com o intuito de refletir sobre a possibilidade de experiências significativas de educação no Programa de Tempo Integral, este trabalho apresenta uma discussão sobre a produção de um curta metragem, em uma escola no município de Mariana, em Minas Gerais. Ao final do trabalho foi possível compreender a importância do Programa de Tempo Integral na produção de atividades sofisticadas e da possibilidade de uma educação fincada na valorização do saber e da história das educandas e educandos.</span></p> <p>&nbsp;</p> </div> Ana Paula da Silva Pena Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27549 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000 Berço Esplêndido https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29103 <div style="text-align: justify;"> <p>Este ensaio visual é consequência da instalação e performance apresentada pela artista Jessica Porciuncula durante a abertura da exposição coletiva Olhar ao sul no Casarão 2 da Secult em Pelotas, RS, Brasil, e dos registros fotográficos realizados pelo fotógrafo Daniel Moura no dia 16 de julho de 2024. O título da performance de Porciuncula - Berço Esplêndido - remete à frase do hino nacional brasileiro, "Deitado eternamente em berço esplêndido" e presta homenagem ao artista brasileiro Carlos Vergara e sua instalação Berço Esplêndido de 1969. A performance dura entre 30 e 40 minutos</p> </div> Jessica Porciuncula, Daniel Moura Copyright (c) 2024 Paralelo 31 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/29103 sex, 13 dez 2024 00:00:00 +0000