Perspectivas Sociais https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc <p>Perspectivas Sociais é uma revista editada semestralmente pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. A revista recebe colaborações de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, a fim de divulgar trabalhos científicos e promover um debate de cunho teórico e empírico sobre temas das Ciências Sociais e áreas afins, reiterando a importância de diversas perspectivas sobre temas atuais da sociedade compartilhados também por outras áreas do conhecimento.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B4</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2317-7438</span></p> pt-BR <!-- [if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:RelyOnVML ></o:RelyOnVML> <o:AllowPNG ></o:AllowPNG> <o:TargetScreenSize>800x600</o:TargetScreenSize> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> 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Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.</p> <p><em><strong>DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA</strong></em></p> <p>Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "<strong><em>TITULO</em></strong>" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.</p> <p>Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.</p> <p>Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.</p> <p>Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.</p> <p>Declaramos que <strong><em>foram ou não foram</em></strong> utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).</p> <p>Nome completo do/a autor/a:<br>Nome completo do/a autor/a:<br>Nome completo do/a autor/a:<br>Data: ___/____/____</p> <!--[endif] --> perspectivassociais@ufpel.edu.br (Elaine da Silveira Leite) perspectivassociais@ufpel.edu.br (Revista Perspectivas Sociais) qua, 20 ago 2025 00:46:05 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS BRASILEIRAS NA CONDUÇÃO DA PANDEMIA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27647 <p>As políticas neoliberais fundamentam uma gestão pública que opera através da necropolítica, sendo o governo Bolsonaro (2019-2022) um caso paradigmático deste fenômeno. A condução da saúde pública durante a pandemia de COVID-19 evidenciou processos estruturais de exclusão que atingiram parcelas significativas da população, culminando no marco de mais de 700 mil mortes evitáveis. O Sistema Único de Saúde (SUS), consolidado em 1988 como conquista democrática e social, enfrentou graves ameaças mediante a negligência estatal deliberada, a propagação sistemática de desinformação e o estímulo calculado à divisão social. Essas práticas institucionalizaram uma necropedagogia que, segundo análises documentais, atingiu cerca de 30% da população brasileira. Caracteriza-se como um projeto de doutrinação social sofisticado, voltado à naturalização da violência contra grupos vulneráveis e à repressão metódica de perspectivas críticas. Tal engenharia sociopolítica buscou forjar uma sociedade conivente com práticas de extermínio seletivo e com a supressão organizada de resistências ao projeto hegemônico, reconfigurando as bases do contrato social em moldes autoritários.</p> Gabriela de Abreu Oliveira Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27647 qua, 20 ago 2025 00:56:06 +0000 INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27617 <p>O presente artigo tem como objectivo analisar a necessidade de incorporação das tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos durante a formação de professores em Angola. Nesta senda, a pesquisa é metodologicamente qualitativa, com alcance exploratório, fazendo apreciação de documentos oficias e pesquisas nacionais e internacionais sobre todos os referentes abordados. Os resultados evidenciam que, o cenário educativo angolano é motivador de inclusão e o uso da tecnologia pelo facto de ampliar os horizontes de aprendizagem, ademais, por razões diversas, as escolas vocacionadas a formação de professores não possuem recursos tecnológicos necessários. Nisto, importa salientar que se tem registrado diligências e perspectivas de progresso com intuito de transformação destes estabelecimentos educativos, projectando acções concretas que possibilitem a integração das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) em benefício ao processo de ensino e aprendizagem que é praticado nestes espaços. Todavia, para a formação de professores segundo as exigências actuais, é fundamental que as escolas estejam providas não apenas de recursos humanos, pois, também de condições imprescindíveis para se desenvolver a actividade aludida de maneira requerida. Outrossim, muita das condições referenciadas, para o seu manuseio, se exige um leque de especificidades a todos os seus usuários, neste caso, desde aos gestores, professores e agentes administrativos.</p> Egídio Martina Manuel Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27617 qua, 20 ago 2025 23:44:12 +0000 PAZ PERPÉTUA EM KANT E PAZ POSITIVA EM GALTUNG https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27604 <p>A persistência de conflitos bélicos e da violência nas relações internacionais do século XXI evidencia a atualidade e a necessidade de revisitar os fundamentos teóricos que alicerçam os estudos para a paz (<em>peace research</em>). Este artigo tem como objetivo central analisar comparativamente dois pilares conceituais sobre o tema: a "paz perpétua" de Immanuel Kant, formulada no século XVIII, e a "paz positiva" de Johan Galtung, cujas teorias consolidaram a pesquisa para a paz no século XX e seguem influentes. A partir de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e analítica, o trabalho explora as contribuições de ambos os pensadores para a construção de uma agenda pacifista no âmbito do Direito Internacional e das Relações Internacionais. O problema de pesquisa que norteia a análise é investigar se, diante da realidade geopolítica contemporânea, os caminhos teóricos para a paz representam uma utopia de difícil aplicação ou uma possibilidade fática e juridicamente viável. Como resultado, o estudo aponta que, apesar dos desafios, as formulações de Kant e Galtung não apenas mantêm sua pertinência, mas oferecem um arcabouço teórico indispensável para a superação de uma visão da paz como mera ausência de guerra, consolidando-a como um projeto político e jurídico a ser ativamente construído.</p> André Luiz Valim Vieira, Leandra Sampaio Vilcapoma, Heloisa Barros de Azevedo Silva Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27604 sex, 22 ago 2025 18:07:01 +0000 RELAÇÕES DE PODER E MUDANÇA SOCIAL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27661 <p>Este trabalho, com uma proposta ensaística, objetiva estabelecer uma breve discussão entre as perspectivas de Pierre Bourdieu e Norbert Elias acerca da configuração de relações de poder e as mudanças sociais, segundo o conteúdo das obras “O Desencantamento do mundo”, de Bourdieu, e “Os estabelecidos e os Outsiders” de Elias e Scotson. Através de uma análise comparativa pautada nos referidos textos, este trabalho procura responder às seguintes questões para cada autor: quais categorias são utilizadas para abordar as relações de poder? Como são analisadas? E como são interpretados os processos de mudança das relações sociais? A análise conclui que Elias e Scotson retratam as relações de poder em análise relacional e processual, atentos às interdependências, enquanto na obra sobre os trabalhadores na Argélia, Bourdieu o faz através da noção de <em>habitus</em> de classe, com abordagem estruturalista. Por fim, foi produzido um diagrama conclusivo que resume e compara os seguintes âmbitos centrais da teoria dos autores: modelo de relação de poder; fator de diferenciação; mecanismo de manutenção; e mudança social.</p> Luiza Costa Melo Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27661 sáb, 23 ago 2025 21:00:44 +0000 MIKE DAVIS E O COTIDIANO URBANO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27660 <p>Esse trabalho busca contribuir duplamente com o campo dos estudos sociais urbanos: por um lado, ampliando o entendimento sobre a produção e dinâmicas territoriais de uma determinada realidade municipal e, por outro, desenvolvendo tal processo como uma metodologia apresentada pelo teórico urbano Mike Davis. Por meio de uma leitura do cotidiano sobre as cidades (especialmente Los Angeles), Davis frequentemente analisou a realidade social, cultural e ambiental de maneira interconectada. Nesse sentido, de maneira semelhante, propomos uma análise da cidade do Rio de Janeiro, enquanto estudo de caso, na qual serão aplicados métodos e conceitos que o autor utiliza com fim de construir um “mapa extrapolado” e uma hipótese de futuro para a mesma. Dessa maneira, propomos um entendimento sobre o espaço urbano da cidade, destacando sua forma espacial atrelada às suas dinâmicas sociais e, consequentemente, ampliamos a visão de diversos conflitos a serem objetos de possíveis intervenções. Esse trabalho parte de uma análise sobre o espaço urbano carioca, permeando a leitura de simulacros e sugerindo futuros possíveis.</p> Gustavo Macêdo Poeys Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27660 seg, 25 ago 2025 22:31:23 +0000 DISTOPIA DO TRABALHO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29394 <p>Este ensaio propõe uma análise sociológica da série <em>Ruptura</em> (<em>Severance</em>), explorando como sua narrativa distópica alegoriza a alienação e a flexibilização do trabalho no capitalismo neoliberal contemporâneo. O objetivo é traçar paralelos entre as dinâmicas laborais vivenciadas pelos personagens da série e a precarização do trabalho e da vida corporativa que caracteriza a realidade do trabalhador atual. Reconhecemos o audiovisual como um produto cultural intrínseco ao nosso tempo, capaz de expressar críticas sociais agudas por meio de sua estética. Para fundamentar essa leitura, ressaltamos as perspectivas de clássicos da Sociologia, como Karl Marx e Max Weber, cujas abordagens sobre o trabalho, o capitalismo e a alienação fornecem lentes essenciais para compreender as transformações nas sociedades modernas. Complementarmente, incorporamos as reflexões de Luc Boltanski e Ève Chiapello sobre as recentes mutações do capitalismo, que remodelaram a organização do trabalho e da vida corporativa globalizada, evidenciando a mobilidade e adaptabilidade do capitalismo contemporâneo. Argumentamos que, à medida que o capitalismo se reestrutura, o audiovisual emerge como uma representação das relações de trabalho precarizadas que se tornaram parte integrante dessa dinâmica.</p> David dos Santos Lima, Isadora Maria Carvalho de Araujo Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29394 ter, 02 set 2025 21:21:14 +0000 REPERCUSSÕES DO FENOMENTO RELIGIOSO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27648 <p>O fenômeno religioso no campo brasileiro é marcado por contradições e elementos simbólicos que têm estruturado e moldando o modo de ver e estar no mundo. Trata-se de uma experiência pessoal que se materializa nas condições objetivas e normativas da vida humana. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como proposta dialogar sobre as repercussões do fenômeno religioso contemporâneo no agendamento e elaboração de políticas educacionais no Brasil, após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. O recorte temporal se fundamenta na insurgência de movimentos reacionários que influenciaram significativamente o desmonte de políticas sociais no contexto nacional, neste período. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de compreender como o fenômeno religioso, em suas expressões contemporâneas, têm impactado diretamente a formulação e implementação das políticas educacionais no Brasil. Em um contexto marcado pelo avanço do neoconservadorismo, torna-se urgente analisar de que forma discursos religiosos têm moldado reformas e propostas para uma educação mais democrática, plural e inclusiva. Ao problematizar essas interseções, busca-se evidenciar que a religião não atua de forma marginal, mas ocupa lugar central nas disputas de poder e na definição de agendas políticas, especialmente no campo educacional, onde se travam embates fundamentais sobre direitos, valores e projetos de sociedade. Assim, o percurso metodológico adotado é de caráter qualitativo, utilizando-se da pesquisa descritiva, baseado em análise de produções acadêmicas e documentos oficiais, buscando estabelecer relações entre religião, neoconservadorismo e políticas educacionais no Brasil pós-impeachment. Por fim, o estudo considerou que novas pesquisas qualitativas em profundidade precisam considerar a variável religião como fator preponderante no agendamento político; além de considerar a multiplicidade das experiências religiosas numa perspectiva contra-hegemônica, lançando luz sobre as dinâmicas que estruturam as novas políticas educacionais.</p> Douglas Franco Bortone, Juliana de Paula Iennaco, Maria das Dores Saraiva de Loreto Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27648 seg, 29 set 2025 19:43:12 +0000 TUDO TEM DONO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27659 <p>A invasão de <em>Yvyrupa</em> é uma violência contínua desde a colonização. A ocupação desses territórios provoca perturbações que transcendem os <em>Mbyá</em>, despertando a ira de divindades e entidades cósmicas. <em>Nhanderu Ete</em>, ao criar o cosmos, distribuiu os domínios terrenos e seus existentes sob a proteção de guardiões. Este trabalho concentra-se nos <em>ija kuery</em> - espíritos-donos ou guardiões territoriais - e em suas reações frente às violações de seus domínios. A relação com os <em>ija kuery</em> permeia o cotidiano <em>Mbyá</em> como uma diplomacia cósmica, oscilando entre dádiva e predação, a depender do respeito ou desrespeito às regras de convivência. Esses seres assumem status de predação ou dádiva, conforme o tipo de interação estabelecida. A partir de uma etnografia com os <em>Mbyá</em> da Baía de Paranaguá, reflete-se sobre como o conceito de espírito-dono revela uma alteridade cosmopolítica, especialmente em contextos de invasão - quando a transgressão aos domínios dos <em>ija kuery</em> desencadeia consequências tanto para os humanos quanto para o mundo à sua volta.</p> Carlos Henrique Emiliano de Souza Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27659 qua, 01 out 2025 16:57:44 +0000 DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADE RESILIENTE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29620 <p>A resiliência urbana envolve múltiplas dimensões e refere-se à capacidade das cidades de se adaptarem às mudanças climáticas e desastres naturais, assegurando a continuidade de serviços essenciais, como saúde e educação, durante crises. Esse conceito exige uma infraestrutura robusta, planejamento urbano adequado, ocupação segura e acesso equitativo a recursos, promovendo justiça ambiental e inclusão social. A resiliência vai além da simples resistência aos choques, incluindo também a reorganização, a adaptação contínua e as transformações necessárias para enfrentar ameaças futuras. Este estudo tem como objetivo investigar estratégias de adaptação urbana às mudanças climáticas, promovendo sustentabilidade e resiliência. Além disso, o estudo analisa as vulnerabilidades das cidades brasileiras, identifica práticas de governança que fortalecem a resiliência e propõe ações integradas nas dimensões ambiental, social e econômica, considerando a desconexão entre as políticas urbanas existentes e a necessidade de proteção das populações vulneráveis em áreas de risco. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória, com base em revisão bibliográfica de publicações entre 2017 e 2024. Os resultados apontam que a integração entre poder público e sociedade civil, por meio de governança colaborativa e infraestrutura adaptativa, é essencial para enfrentar os desafios climáticos. Conclui-se que o desenvolvimento urbano resiliente requer políticas públicas integradas, participação comunitária efetiva e atenção às desigualdades socioambientais.</p> Ana Virgínia Rodrigues de Souza, Érika Campos Barreira, Zenilzo Teixeira Nogueira Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29620 sex, 03 out 2025 18:53:09 +0000 O ENSINO SUPERIOR NA MIRA DO MERCADO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29396 <p>Este artigo objetiva problematizar o contexto da política de Educação Superior brasileira sob a égide do acirramento neoliberal cujas repercussões de medidas austeras e de ataques às universidades são denotadas no cenário presente. Trata-se de estudo bibliográfico e documental a partir de produções teóricas sobre o tema, atrelado às expressões no financiamento, mediante coleta secundária no orçamento da Educação Superior, entre os anos de 2016 a 2022, na Plataforma SIGA Brasil. Infere-se que o Estado opera um processo de dilapidação do Ensino Superior público, haja vista o desfinanciamento factível que conjectura desafios cotidianos nas universidades brasileiras. Em contrapartida, as instituições de ensino superior na rede privada aumentaram exponencialmente seus lucros às custas da riqueza socialmente produzida, que foi aprofundada e escancarada após o golpe civil-parlamentar e midiático. Ressalta-se que à defesa pela educação totalmente pública, laica e de qualidade, pressupõe organização política da classe trabalhadora para o enfrentamento na cena política brasileira.</p> Camila da Silva Rocha Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29396 dom, 05 out 2025 02:51:10 +0000 TRABALHO EXTENUANTE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29285 <p>Este artigo propõe investigar as complexidades e as múltiplas implicações do trabalho remoto no âmbito da prática profissional, nas mediações do tempo e subjetividades de psicólogas. A pesquisa, baseada nas experiências relatadas por dez psicólogas, revela que, embora o atendimento mediado por tecnologias digitais seja percebido como um formato eficaz, ele paradoxalmente impõe custos mentais elevados, exacerbando a sobrecarga das profissionais entrevistadas. A disseminada premissa da flexibilidade por vezes, se traduz em uma expectativa de disponibilidade constante, dificultando a mediação entre os tempos sociais. As narrativas das participantes destacam a tensão entre a autonomia e a pressão por produtividade. Esse cenário reflete e intensifica as desigualdades sociais e de gênero presentes na prática remota. Assim, o estudo conclui que o atendimento remoto não é apenas uma mudança técnica no fazer profissional, mas uma reconfiguração significativa que exige uma reflexão crítica urgente sobre as condições de trabalho e a própria formação profissional na área.</p> Maria Elisa Gonçalves Muniz Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29285 ter, 14 out 2025 01:42:35 +0000 A PRODUÇÃO SOCIAL DO ÓCIO DISRUPTIVO/ CRIATIVO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27615 <p>O trabalho econômico material, vital para a sobrevivência coletiva, representa sempre um momento no desenvolvimento das forças produtivas, dos meios de produção e do conhecimento geral da sociedade construído geração após geração. Este artigo trata da transformação do trabalho em ócio disruptivo/ criativo diante da alteração na composição orgânica do capital em desfavor do emprego, mas em favor do tempo de trabalho social disponível, conforme Marx. Em face deste tempo disponível, o artigo propõe o pensamento de John Holloway para “fissurar/rachar” o capitalismo, pelo poder-fazer cotidianos. Avalia, a partir dos dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o emprego, o desemprego e a subutilização mundial da mão de obra, que as teses do tempo de trabalho social disponível podem potencializar ações disruptivas/ criativas como opostas à negação e alienação impostas pelo capitalismo. Propõe, por último, a negação do trabalho abstrato, a possibilidade de humanização crítica para os futuros trabalhadores(as), seu poder-fazer criativo, em conformidade com a visada de Marx sobre a possibilidade de desalienação do homem a partir da introdução do capital fixo na indústria.</p> José Manuel de Sacadura Rocha Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27615 ter, 28 out 2025 20:18:54 +0000 A SAÚDE MENTAL DE MULHERES DURANTE A SINDEMIA DA COVID-19 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27664 <p>A proposta deste artigo é discutir os impactos da Covid-19 na saúde mental de mulheres no Brasil. O trabalho possui caráter qualitativo, foi desenvolvido por meio de abordagem exploratória e descritiva, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Dentre as principais fontes estão livros, artigos e legislações pertinentes ao tema, dentre outros. Após a coleta de dados, os mesmos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Ao longo do texto trabalhamos a Covid-19 como um fenômeno multifacetado e que trouxe vários elementos sociais passíveis de estudo, como o agravamento da saúde mental da população brasileira e em especial das mulheres. Considerando tais elementos optamos por trabalhar a Covid-19 enquanto uma sindemia, destacamos suas implicações nas relações sociais em geral e a sobrecarga imposta às mulheres dado aos papéis de gênero impostos historicamente a esse segmento, afetando diretamente sua saúde mental de modo que o contexto sindêmico acentuou o sofrimento mental de mulheres. Por fim, salientamos a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas pautadas por uma perspectiva interseccional, entendo as desigualdades sociais, em especial no que diz respeito ao gênero e que atenda as demandas de saúde mental desse segmento.</p> Camila Aparecida da Silva Albach, Evelin Emanuele Cordeiro, Gabrielle Rocha dos Santos Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27664 ter, 18 nov 2025 01:13:32 +0000 CARACTERIZAÇÃO ECONÔMICO-PRODUTIVA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO VULCÂNICA DO PLANALTO DO POÇOS DE CALDAS-MG https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29363 <p>Ao longo da história as regiões ao redor de vulcões mostraram-se atraentes aos assentamentos humanos, devido a fertilidade natural dos solos resultante dos derramamentos minerais trazidos à superfície. Dentre as regiões brasileiras mais beneficiadas pela atividade vulcânica está a região do Planalto de Poços de Caldas, onde floresceram as atividades agropecuárias e extrativa mineral. Recentemente, afim de dar visibilidade à qualidade de sua produção, associações de produtores rurais ligados à cafeicultura e outras culturas emergentes na região se organizaram em torno da busca pela Denominação de Origem “Vulcânica”. Entretanto, seria possível identificar um arranjo produtivo baseado na produção agroindustrial da região com potencial para impulsionar de forma endógena o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda? Que tipo de atividades produtivas são desenvolvidas nesses municípios e quais os impactos dessas atividades na economia? Por meio de análise exploratória e estatística descritiva esse artigo busca caracterizar os municípios a partir de seu perfil econômico-produtivo e apontar possíveis potencialidades e limitações da Denominação de Origem. Os resultados apontam baixa diversificação e alta concentração espacial da economia regional, mesmo na agroindústria, dependência das transferências e do emprego público e geração de renda abaixo das médias estaduais.</p> Rafael Pastre, Bianca Muniz Corrêa Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29363 sáb, 22 nov 2025 03:46:09 +0000 TROCA DE TRABALHO DOMÉSTICO NÃO REMUNERADO? https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27657 <p>O artigo analisa o papel do trabalho doméstico não remunerado como um ativo negociado dentro das uniões heterossexuais no Brasil, examinando se homens e mulheres diferem no número de horas semanais dedicadas às tarefas domésticas, considerando as combinações raciais dos casais e seu nível de escolaridade. A análise inclui indivíduos brancos, pardos e pretos com idades entre 20 e 34 anos, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015. Para homens e mulheres separadamente, o estudo estima o efeito da composição racial do casal sobre o número de horas dedicadas ao trabalho doméstico não remunerado, por meio de modelos de regressão linear. Os resultados indicam que parceiros de tonalidade de pele mais escura tendem a contribuir com mais trabalho doméstico. Esse padrão é especialmente evidente entre mulheres pretas e pardas em relacionamentos com homens brancos, bem como entre mulheres pretas em uniões com homens pardos. Entre os homens, entretanto, a raça da parceira não influencia significativamente a quantidade de trabalho doméstico não remunerado realizada. Ainda assim, surgem padrões relevantes ao considerar a interação entre raça, escolaridade e raça do parceiro. Os resultados ressaltam que as análises sobre a divisão do trabalho doméstico no Brasil devem considerar gênero, dinâmicas raciais e desigualdades educacionais como dimensões interconectadas que moldam a divisão do trabalho doméstico não remunerado entre os parceiros.</p> Maria Carolina Tomás, Leonardo Souza Silveira Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27657 qui, 27 nov 2025 01:15:31 +0000 COMO O GRINCH PODE TENTAR ROUBAR O SENTIMENTO CONSTITUCIONAL NOS TEMPOS LÍQUIDOS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27663 <p>Este trabalho trata de uma investigação acerca dos conceitos de sentimento constitucional de Pablo Verdú e de modernidade líquida de Zygmunt Bauman através das lentes da transjuridicidade, notadamente do Direito e Literatura como abordagem interdisciplinar. O presente ensaio visa alcançar novas perspectivas sobre a relação sistêmica entre direito e sociedade em tempos líquidos. A questão-problema da pesquisa gira em torno da compreensão de como a estória do Grinch, de Dr. Seuss, pode servir de subsídio para entender a teoria do sentimento constitucional em um cenário pautado na liquidez das relações sociais típica da modernidade líquida. A metodologia empregada é a exploratória, bibliográfica e analítica. Ao abordar as interações entre os sistemas do Direito e Literatura, a pesquisa destaca a relevância que a literatura tem para a compreensão do dinamismo jurídico-social da contemporaneidade. No tocante ao objeto da pesquisa, percebeu-se que nas sociedades líquidas se torna difícil o sentimento constitucional encontrar guarida, isto porque a falta de certeza e permanência desafiam a vivência contínua de valores constitucionais. No caso da Vila-Quem, a sociedade estava assistida por um conjunto valorativo, o que impossibilitou o Grinch de roubar o espírito natalino. Em tempos líquidos, contudo, o sentimento constitucional corre sérios perigos.</p> Anderson Miller Silva Varelo Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27663 qua, 03 dez 2025 19:39:36 +0000 O PERIGO DO EDUCADOR POPULAR https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29282 <p>Resenha do livro - VASCONCELOS, Joana Salém (Org.).<strong> Inquérito Paulo Freire: a ditadura interroga o educador</strong>. São Paulo: Editora Elefante, 2024.</p> Yan Caramel Zehuri Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29282 ter, 07 out 2025 00:31:38 +0000 METODOLOGIA DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29819 <p>O livro <em data-start="194" data-end="233">Metodologia de Pesquisa em Sociologia</em> (2024), organizado por Luana Motta e Breilla Zanon, surge com a proposta ousada de renovar a abordagem sobre metodologias em ciências sociais. Fruto de um curso remoto criado durante a pandemia da COVID-19 pelo projeto "Aulas Abertas – Metodológicas", a obra reúne oito capítulos escritos por docentes de diversas instituições. Mais do que um manual técnico, o livro se posiciona criticamente diante da neutralidade metodológica tradicional, abordando a pesquisa como uma prática situada social, pedagógica e epistemologicamente. Longe de fornecer “receitas prontas”, o texto orienta o leitor sobre os principais desafios e etapas cíclicas da pesquisa sociológica, da formulação do problema à divulgação dos resultados, promovendo uma reflexão sobre o papel do pesquisador e da sociologia na sociedade contemporânea.</p> Luís Eduardo Trajano Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29819 sáb, 22 nov 2025 00:30:31 +0000