https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/issue/feedRevista Prociências2025-07-01T21:24:32+00:00Walter R. Iriondo Oteroprociencias@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>PROCIÊNCIAS é um periódico semestral, que está focado em assuntos relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, busca um perfil interdisciplinar em suas publicações, enfatizando os aspectos que fazem parte da formação dos profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B4</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2596-061X</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29546Editorial2025-07-01T21:24:12+00:00Walter Ruben Iriondo Oterowalter.iriondo@gmail.com<p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;">Sempre é uma satisfação apresentar um novo número da Revista Prociências. Na atual edição temos o prazer de compartilhar com nossos leitores e leitoras, resultados de interessantes pesquisas e trabalhos acadêmicos advindos de instituições da Colômbia, de Cuba, do México, e do Brasil.</span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> De Cuba recebemos um artigo com resultados de uma investigação realizada na Universidad Agraria de La Habana “Fructuoso Rodríguez Pérez”, que aborda os efeitos da qualidade da gestão nos indicadores do processo produtivo de açúcar. </span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Da Colômbia e do México, obtivemos contribuições de docentes provenientes de duas universidades, notadamente, Universidad de las Américas y el Caribe (México) e Unidades Tecnológicas de Santander (Colômbia), que abordam o apoio pedagógico de professores da área de educação física mediante a utilização de podcasts. </span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Também recebemos, do México, uma pesquisa oriunda da Universidad Nacional Autónoma de México, que apresenta um estudo de caso sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos semelhantes: Brasil e México.</span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Do Brasil, nesta edição, os artigos são originários de diversas instituições, notadamente, da</span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;">Universidade do Estado do Amazonas recebemos resultados de um estudo epidemiológico que analisou dados sobre acidentes ofídicos com crianças de 1 a 9 anos.</span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Da Universidade Federal de Pelotas recebemos uma contribuição sobre Indústria 4.0 que avalia a adoção das tecnologias de serviços 4.0 no setor de fast food.</span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Recebemos, também, resultados de uma investigação que apresenta os impactos econômicos associados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Minas Gerais, desenvolvida por pesquisadores de diversas instituições, como Fiocruz Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, e Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá. </span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Como sempre, destacamos que a Revista Prociências recebe trabalhos em fluxo contínuo e aceita, também, propostas para Edições Especiais, no formato de Dossier ou Edição Temática. Encorajamos, portanto, a submissão de trabalhos inéditos e propostas de Edições Especiais para os próximos números da Revista Prociências. </span></p> <p style="line-height: 115%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"> Desejamos que a leitura dos artigos desta edição seja proveitosa! </span></p> <p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="right"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;">Prof. Dr. Walter R. Iriondo Otero </span></p> <p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="right"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;">Editor </span></p>2025-07-01T21:22:49+00:00Copyright (c) 2025 Walter Ruben Iriondo Oterohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29459DIDÁTICA EM MOVIMENTO: PODCAST COMO FERRAMENTA2025-07-01T21:24:16+00:00Jorge Torresjtorres@unac.edu.mxNicolas Eduardo Díaz Ramíreznicolasdram@gmail.com<p><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="es-CO">O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma série de podcasts voltados para oferecer apoio pedagógico a professores na área de Educação Física, especificamente para os 4º e 5º anos do ensino fundamental em uma instituição educacional localizada em Santander, Colômbia. O estudo foi realizado utilizando uma abordagem metodológica mista com um desenho não experimental, o que permitiu a combinação de métodos quantitativos e qualitativos para uma compreensão mais profunda do fenômeno educacional. </span></span></span><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="es-CO">O principal instrumento utilizado foi um questionário aplicado a sete professores que, embora não sejam especialistas em Educação Física, são responsáveis por ministrar essa disciplina no nível primário. Os resultados mostraram que, apesar de os docentes demonstrarem bom domínio dos contextos escolares, do currículo e dos conceitos pedagógicos gerais, existem lacunas na integração desses elementos com os princípios didáticos específicos da Educação Física. Essa desconexão limita o alcance formativo da disciplina e a possibilidade de desenvolver competências fundamentais, como habilidades motoras, expressão corporal e formação axiológica. </span></span></span><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="es-CO">Com base nesses achados, foram elaborados episódios de podcast com a participação de convidados especialistas — psicólogos, treinadores e professores da área — que ofereceram perspectivas interdisciplinares. O podcast consolidou-se como uma ferramenta acessível e flexível que fortalece as práticas em sala de aula, permite a reflexão sobre o ensino e promove um planejamento mais consciente e eficaz, beneficiando tanto o professor quanto o desenvolvimento integral do aluno.</span></span></span></p>2025-06-30T20:38:19+00:00Copyright (c) 2025 Jorge Wilson Torres Hernández, Nicolas Eduardo Díaz Ramírezhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29456PERCEPÇÕES E CRENÇAS SOBRE O OUTRO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA2025-07-01T21:24:22+00:00Eréndira Dolores Camarena Ortizcamarena@enallt.unam.mx<p><strong>Resumo</strong>: Este artigo apresenta um estudo de caso qualitativo e etnográfico que analisa as percepções e crenças de uma professora sobre os outros, sua avaliação da aprendizagem, a dinâmica intercultural em sala de aula e suas representações e conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos semelhantes: Brasil e México. Por meio de uma análise do discurso da Escola Francesa, o artigo examina como os professores interpretam a realidade educacional a partir de seu sistema de referência: esquemas cognitivos, experiências e arcabouços ideológicos, revelando a relação entre sua subjetividade, o contexto institucional e as estruturas do sistema educacional.</p>2025-06-30T20:59:33+00:00Copyright (c) 2025 Eréndira Dolores Camarena Ortizhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29286IMPACTO ECONÔMICO DE INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM MINAS GERAIS2025-07-01T21:24:24+00:00Denise Imoridenise.imori@gmail.comAurélio Alves Ferreiraaurelio.ferreira@ifmg.edu.brMoisés Diniz Vassallovassallo@unifei.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar os impactos econômicos de curto prazo associados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Minas Gerais. Foram analisados cinco campi, em diferentes municípios, correspondentes à UFMG, à UNIFAL e ao IFNMG. Para tanto, foram aplicados modelos de insumo-produto inter-regionais, quantificando-se os impactos econômicos decorrentes de gastos relacionados às instituições. Os resultados encontrados variaram conforme o perfil da instituição e a inserção do município na economia nacional. Em síntese, foram observados impactos econômicos importantes nos municípios dos campi (exemplarmente, a UNIFAL mobiliza 3% do PIB do município de Alfenas), assim como efeitos de transbordamento econômico expressivos para o restante do estado e do país.</p>2025-06-30T21:15:14+00:00Copyright (c) 2025 Denise Imori, Aurélio Alves Ferreira, Moisés Diniz Vassallohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29312QUALIDADE DA GESTÃO E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NA EMPRESA AGROINDUSTRIAL AÇUCAREIRA BORIS LUIS SANTACOLOMA.2025-07-01T21:24:26+00:00Liz Reyes de Castrolizreyescastro@gmail.comDarián Samá Muñozdsama1991@gmail.com<p class="western" lang="en-US" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">No período 2016-2023, o plano de produção não foi cumprido em 5 safras (2016, 2017, 2018, 2021 e 2023), e nelas houve 4 indicadores (% Pol Cachaça, % Pol Bagaço, % Potencial Padrão Moído e % Aproveitamento RPC) que coincidentemente falharam durante essas 5 safras. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos da Qualidade da Gestão nos indicadores do processo produtivo de açúcar na Empresa Agroindustrial Açucareira Boris Luis Santa Coloma. Foram utilizadas diferentes técnicas, a saber: levantamento, revisão documental, observação, entrevistas, diagrama de causa e efeito e diagrama de dispersão. Foram encontrados elementos negativos no desempenho da equipe de gestão que impactaram o processo, tais como: incapacidade de orientar pessoas e processos, não considerar as opiniões dos funcionários envolvidos no processo e não incentivar o desenvolvimento profissional, entre outros. Ações de melhoria são propostas para promover os elementos associados à qualidade da gestão que influenciam esses indicadores.</span></span></span></span></p>2025-06-30T21:43:50+00:00Copyright (c) 2025 Liz Reyes de Castro, Darián Samá Muñozhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29303AVALIAÇÃO DA ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE SERVIÇOS 4.0 NO SETOR DE FAST FOOD NA CIDADE DE PELOTAS2025-07-01T21:24:29+00:00Tatiana Marth Bubolztatianabubolz@yahoo.comAline Soares Pereirapereira.asp@gmail.comLuis Antonio dos Santos Franzluisfranz@gmail.comLarissa Medianeira Bolzanlarissambolzan@gmail.com<p>Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos têm impulsionado tanto as revoluções industriais quanto a evolução dos serviços. Atualmente, vive-se a era dos Serviços 4.0, marcada pelo uso intensivo de tecnologias e sistemas informatizados que otimizam processos em diversos setores, incluindo o setor de alimentação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar empresas de <em>fast food</em> em Pelotas que utilizam tecnologias alinhadas aos princípios dos Serviços 4.0 e analisar os impactos dessas inovações tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada a técnica de observação, avaliando aspectos como tecnologia empregada, ambiente, atendimento e produto, por meio de um <em>checklist</em> estruturado. Além disso, foram realizadas entrevistas com gestores dos estabelecimentos para compreender os impactos gerados pelas tecnologias de autoatendimento. Os resultados da pesquisa identificaram quatro estabelecimentos <em>de fast food</em> em Pelotas que utilizam tecnologias de autoatendimento. As entrevistas revelaram diversas vantagens associadas à implementação dessas tecnologias, como a redução de filas, aumento da oferta de empregos, agilidade nos processos, fidelização de clientes, comodidade, promoções exclusivas e suporte no planejamento da produção por meio da análise de dados. Entretanto, os estabelecimentos enfrentam desafios, como dificuldades de adaptação de clientes de diferentes gerações, problemas de comunicação e falhas técnicas recorrentes, como quedas e travamentos no sistema. Apesar desses obstáculos, as ferramentas da Indústria 4.0 transformaram a oferta de serviços em <em>fast food</em> na cidade, trazendo benefícios significativos para consumidores e empresas.</p>2025-06-30T22:09:17+00:00Copyright (c) 2025 Tatiana Marth Bubolz, Aline Soares Pereira, Luis Antonio dos Santos Franz, Larissa Medianeira Bolzanhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/29359PREVALÊNCIA DE ACIDENTES OFÍDICOS EM CRIANÇAS NO ESTADO DO AMAZONAS2025-07-01T21:24:32+00:00BIANCA MILAY LOPES SERRÃObmilay2016@gmail.comGISELE DOS SANTOS ROCHAGROCHA@GMAIL.COMJacqueline de Almeida Gonçalves Sachettjac.sachett@gmail.comNAYANDRA COSTA MARQUESnayandra.andion@gmail.com<p><strong>Resumo: </strong>Trata-se de um estudo epidemiológico transversal de prevalência que analisou dados sobre acidentes ofídicos ocorridos entre janeiro de 2018 e dezembro de 2022, incluindo crianças de 1 a 9 anos com casos notificados, excluindo-se registros com dados incompletos e acidentes causados por outros animais peçonhentos. A coleta e organização dos dados foram realizadas por meio de um instrumento desenvolvido para este estudo, com as informações organizadas em planilhas do Excel (Microsoft Office), e a análise estatística foi realizada utilizando o software SPSS versão 2.0, com os resultados apresentados em tabelas, gráficos e medidas descritivas (médias e medianas). O perfil epidemiológico prevalente compreendeu crianças de 5 a 9 anos (79%), predominantemente pardas (62%), do sexo masculino (59,97%) e residentes da mesorregião Central (50%). A serpente do gênero <em>Bothrops</em> foi a mais frequentemente envolvida, representando 86,88% dos casos, com mordidas principalmente nos membros inferiores, especialmente nos pés (56,83%). A mesorregião com maior número de casos foi a do município de Itacoatiara (5,73%), e o tempo médio para atendimento médico variou entre 1 e 3 horas após o acidente (28% dos casos). Entre 2018 e 2022, a taxa de mortalidade foi de 1,77%, com prevalência de 0,019%. Conclui-se que os acidentes ofídicos impactam significativamente a população infantil amazonense, sendo urgente implementar ações educativas e políticas públicas preventivas.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Mordidas de Serpente. Mortalidade Infantil. Doenças Tropicais Negligenciadas. Epidemiologia.</p> <p> </p>2025-06-30T22:43:11+00:00Copyright (c) 2025 BIANCA MILAY LOPES SERRÃO, GISELE DOS SANTOS ROCHA, Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett, NAYANDRA COSTA MARQUES