https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/issue/feed Revista Prociências 2024-12-19T18:33:59+00:00 Walter R. Iriondo Otero prociencias@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p>PROCIÊNCIAS é um periódico semestral, que está focado em assuntos relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, busca um perfil interdisciplinar em suas publicações, enfatizando os aspectos que fazem parte da formação dos profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B4</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2596-061X</span></p> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/28352 Editorial 2024-12-19T18:33:58+00:00 Walter Ruben Iriondo Otero walter.iriondo@gmail.com <p>Temos imenso prazer em apresentar uma nova edição da Revista Prociências, periódico científico de natureza multidisciplinar, que tem por finalidade a divulgação de artigos sobre a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade e a sua relação com conceitos de Inovação, Cidadania, Ética e a Responsabilidade Social.</p> <p>Essa nova edição da Revista apresenta trabalhos submetidos por pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior. Dentre os artigos que abordam temas da área da educação, encontramos a discussão relativa ao papel dos tutores em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, enfatizando as funções da concepção de espaços de aprendizagem e a mediação na comunicação; assim como a relação entre juventude, qualificação profissional e inserção no trabalho; e os principais condicionantes ergonômicos impostos aos professores da rede de ensino no que se refere à organização do trabalho.</p> <p>A preocupação de pesquisadores com a questão ambiental e a sustentabilidade também está presente nessa edição da Revista, que apresenta um projeto para a concepção de uma estrutura vertical para o cultivo de plantas alimentícias em ambiente urbano; assim como um estudo que utiliza a metodologia de Dinâmica de Sistemas para modelar e comparar cenários de reciclagem de plásticos, avaliando seus impactos ambientais, financeiros e suas oportunidades dentro de uma economia circular.&nbsp;</p> <p>Parabenizamos aos autores pela publicação dos artigos, e agradecemos à Comissão Científica pela inestimável contribuição nas avaliações dos trabalhos que apresentamos nesta edição.</p> <p>Gostaríamos também de mencionar que a Revista Prociências recebe contribuições em fluxo contínuo, ação que contempla a submissão, recebimento e avaliação de artigos durante o ano todo; e também aceita propostas da comunidade científica internacional para publicação de Edições Especiais, no formato Dossiê ou Edição Temática. Aguardamos, portanto, o recebimento de trabalhos inéditos para as próximas edições da Revista.</p> <p>Desejamos a todos uma proveitosa leitura!</p> <p>Prof. Dr. Walter R. Iriondo Otero&nbsp; (Editor)</p> 2024-12-18T17:16:51+00:00 Copyright (c) 2024 Dr. Walter R. Iriondo Otero https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27159 Metodologia para o projeto de uma horta vertical 2024-12-19T18:33:59+00:00 Mikael Alves Schneider mikael_ufpel@outlook.com Humberto Dias Vianna hdvianna@ufpel.edu.br <p>Com o crescimento populacional em constante expansão, as demandas por alimentos e a sustentabilidade se tornaram questões importantes para a sociedade e o setor agrícola. Este trabalho teve como objetivo aplicar uma metodologia de projeto para a concepção de uma estrutura vertical para o cultivo de plantas alimentícias em ambiente urbano. O trabalho explorou soluções que possibilitem um modelo de cultivo sustentável em pequenos espaços, tendo como foco o baixo custo de investimento. Um levantamento das necessidades dos possíveis usuários foi realizado por meio da aplicação de questionários. Os questionários forneceram subsídios para o projeto informacional e conceitual da estrutura. Essas fases compõem a metodologia utilizada no trabalho, para o processo de desenvolvimento do produto desejado. Com base na abordagem metodológica foi possível gerar o conceito de uma estrutura vertical, utilizando-se de tubos e conexões de PVC que sustentarão as plantas e permitem o armazenamento de água em seu interior, possibilitando, por meio do uso de micro tubos, a irrigação localizada para as plantas. O projeto desenvolvido representa uma possível forma de contribuir com a produção de plantas alimentícias, fornecendo um modelo de estrutura vertical viável e de baixo custo para a produção de plantas alimentícias no contexto urbano.</p> 2024-12-10T16:01:45+00:00 Copyright (c) 2024 Mikael Alves Schneider, Humberto Dias Vianna https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/28237 O papel do tutor virtual: o desenho dos espaços de aprendizagem e a capacidade de moderação como funções centrais para mover a motivação dos alunos 2024-12-19T18:33:58+00:00 Patricia Añón Villamil apifersa@gmail.com <p>Este artigo aborda o papel do tutor virtual em ambientes virtuais, enfatizando duas funções: a concepção de espaços de aprendizagem e a mediação na comunicação. São identificados aspectos centrais de ambas as funções e seu impacto na motivação dos alunos, a partir da percepção destes. A pesquisa, realizada no Instituto Normal de Enseñanza Técnica (INET) do Uruguai, propõe uma abordagem mista, realizando uma análise com base nas informações obtidas em diversas entrevistas e uma pesquisa. No que diz respeito à concepção dos conteúdos e dos espaços de aprendizagem, os alunos valorizam a organização estruturada dos cursos, a inclusão de guias de ensino claros e a diversidade de recursos. Esses elementos facilitam a compreensão, promovem autonomia e aprendizagem ativa. A seleção criteriosa dos materiais, baseada na experiência do tutor, é percebida como essencial para manter a motivação nos cursos. No que diz respeito à mediação, os alunos destacam a importância da comunicação fluida, das respostas oportunas e do feedback constante. A interação genuína promove um sentimento de acompanhamento e pertencimento, proporcionando apoio aos alunos. Destaca-se a necessidade de utilizar múltiplos canais de comunicação, como fóruns, mensagens e videoconferências, para atender diversas necessidades. Conclui-se que um tutor virtual não deve apenas estar atento à forma como desenha e organiza seus cursos, mas também deve promover a geração de vínculos significativos, incentivando a colaboração e adequando as propostas pedagógicas aos interesses e características dos alunos, contribuindo assim para o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem enriquecedoras.</p> 2024-12-18T16:19:19+00:00 Copyright (c) 2024 Mag. Patricia Añón Villamil https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/28165 Jovens e adultos da EJA/EPT e o mundo do trabalho: em busca de um lugar ao sol 2024-12-19T18:33:58+00:00 Mauricio Ramos Lutz mauricio.lutz@iffarroupilha.edu.br Ana Cláudia de Oliveira da Silva anaclaudia@iffarroupilha.edu.br Arioane Primon Soares arioane.soares@iffarroupilha.edu.br <p>O artigo discute a relação entre juventude, qualificação profissional e inserção no trabalho, com foco nos desafios enfrentados por jovens e adultos da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT). Esses sujeitos, de diferentes gerações e trajetórias, buscam superar etapas inconclusas, como a conclusão do Ensino Médio e a independência financeira, motivados por mobilidade social e melhoria de vida. A análise baseia-se no conceito plural de "juventudes", que reconhece vivências culturais, sociais e econômicas diversas, destacando interrupções nas trajetórias educacionais e profissionais. Dados do IBGE mostram altas taxas de desemprego, especialmente entre jovens e grupos étnico-raciais vulneráveis, reforçando exclusão estrutural. Embora a qualificação amplie possibilidades, não garante ocupação, devido à desvalorização de diplomas e estruturas discriminatórias. Contradições do trabalho contemporâneo, como desemprego estrutural e demandas de competências, frequentemente recaem sobre a escola. Nesse cenário, a EJA/EPT representa oportunidade, mas pode gerar frustração ao não atender expectativas dos estudantes. Assim, são necessárias políticas educacionais e econômicas integradas que transcendam a lógica mercadológica, promovendo educação crítica e cidadã, fortalecendo a luta por equidade e inclusão.</p> 2024-12-10T18:16:24+00:00 Copyright (c) 2024 Mauricio Ramos Lutz, Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Arioane Primon Soares https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/28238 Um levantamento sobre como os professores da rede de ensino são expostos a condicionantes ergonômicos em meio à organização do trabalho 2024-12-19T18:33:58+00:00 Ingrid Losekan ingrilosekan@gmail.com Luis Antonio dos Santos Franz luisfranz@gmail.com Aline Soares Pereira pereira.asp@gmail.com Larissa Medianeira Bolzan larissambolzan@gmail.com <p class="artigoabstractcorpo">Ser professor é dedicar-se integralmente à docência e é um modo de ser, pois envolve todas as dimensões da vida e é uma atividade que se faz o tempo todo. Esta é também uma ocupação que oferece desafios, sobretudo no que compete à organização do trabalho. Dito isso, o presente estudo explora como tema os principais fatores condicionantes da atividade dos professores no processo de organização e desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo é investigar os principais condicionantes ergonômicos impostos aos professores da rede de ensino no que se refere à organização do trabalho. Para tanto, foram realizadas na presente pesquisa entrevistas online e aplicação de questionário, ambos online, com professores de uma escola pública e uma privada, com posterior análise e discussão de resultados. Foi possível obter os principais condicionantes ergonômicos vivenciados pelos professores em relação à organização do trabalho, que estão relacionados principalmente a jornada de trabalho longa, múltiplos empregos e trabalho extraclasse excessivo. Também foi identificada percepção dos respondentes sobre outros desafios presentes no seu trabalho, como efeitos na saúde pelo exercício do trabalho e desafios emergentes pelo teletrabalho. Foi constatado através da pesquisa que a pandemia do COVID-19 alavancou problemas e desafios que os docentes enfrentam em seu trabalho, principalmente em relação a sua jornada de trabalho, trabalho extraclasse e as doenças pelo exercício do trabalho.</p> 2024-12-10T20:19:42+00:00 Copyright (c) 2024 Ingrid Losekan, Luis Antonio dos Santos Franz, Aline Soares Pereira, Larissa Medianeira Bolzan https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/28247 Modelagem em dinâmica de sistemas para avaliar impactos e oportunidades na reciclagem de plásticos 2024-12-19T18:33:58+00:00 Nilson Ribeiro Modro nilson.modro@udesc.br Luiz Cláudio Dalmolin luiz.dalmolin@udesc.br Nelcimar Ribeiro Modro nelcimar.modro@udesc.br Glauco Oliveira Rodrigues glaucop10@redes.ufsm.br <p>A gestão inadequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), em especial os plásticos, representa um desafio ambiental e econômico significativo. Este estudo utiliza a metodologia de Dinâmica de Sistemas para modelar e comparar cenários de reciclagem de plásticos, avaliando seus impactos ambientais, financeiros e suas oportunidades dentro de uma economia circular. Três cenários foram simulados, variando taxas de descarte e reciclagem, demonstrando que o aumento da reciclagem reduz emissões de CO₂, amplia os ganhos financeiros e contribui para a sustentabilidade. Os resultados indicam que estratégias mais robustas de gestão de resíduos são essenciais para minimizar impactos ambientais e gerar benefícios socioeconômicos. Como trabalhos futuros, sugere-se expandir a análise para outros tipos de resíduos sólidos urbanos.</p> 2024-12-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Dr. Nilson Ribeiro Modro, Dr. Luiz Cláudio Dalmolin, Ma. Nelcimar Ribeiro Modro, Dr. Glauco Oliveira Rodrigues