https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/issue/feed Revista Prociências 2024-08-24T21:10:38+00:00 Walter R. Iriondo Otero revistaprociencias@gmail.com Open Journal Systems <p>PROCIÊNCIAS é um periódico semestral, que está focado em assuntos relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, busca um perfil interdisciplinar em suas publicações, enfatizando os aspectos que fazem parte da formação dos profissionais das áreas de Engenharias e Ciências Exatas, privilegiando a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B4</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2596-061X</span></p> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27518 EDITORIAL 2024-08-21T20:18:35+00:00 Walter R. Iriondo Otero wiriondo@gmail.com <p>A Equipe Editorial tem o prazer de apresentar um novo número da Revista Prociências, correspondente à primeira publicação regular da Revista para o ano 2024. As contribuições que compõem esta edição foram submetidas por investigadores da Argentina e do Brasil, especificamente de instituições localizadas em Buenos Aires e nos Estados de Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina.</p> <p>Os artigos que integram o presente número apresentam resultados de pesquisas que versam sobre diversos desafios contemporâneos, notadamente, a relevância da matemática para o ensino de física; a inserção de tecnologias digitais como forma de mediação pedagógica no ensino de matemática; os jogos didáticos e o desenvolvimento intelectual e criativo dos alunos autistas; o uso de recursos interativos e atividades remotas no ensino de álgebra linear; o uso de metaversos, realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial na educação; assim como a prototipagem de placas de circuito impresso; e a utilização de ferramentas de engenharia de software.</p> <p>Cabe lembrar que a Revista Prociências aceita propostas da comunidade científica internacional para publicação de Edições Especiais, no formato Dossiê ou Edição Temática. Também vale mencionar que a Revista recebe contribuições em fluxo contínuo durante o ano todo, ou seja, é ininterrupto o recebimento de propostas e artigos inéditos para as próximas edições da Revista.</p> <p>Assim sendo, reafirma-se o compromisso da Revista Prociências com a divulgação do conhecimento científico e com um projeto editorial interdisciplinar de qualidade. A Equipe Editorial lhe deseja uma profícua leitura desta edição da Revista.</p> 2024-08-21T18:43:13+00:00 Copyright (c) 2024 Walter R. Iriondo Otero https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27519 AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E A MATEMÁTICA 2024-08-21T20:18:35+00:00 Kremmellin Barbosa dos Santos kremmellins@gmail.com Marcus Vinicius da Silva Pereira marcus.perira@ifrj.edu.br Maria Cristina do Amaral Moreira maria.amaral@ifrj.edu.br <p>O presente artigo busca problematizar questões curriculares do Ensino de Física no que diz respeito a relevância da matemática para este ensino. Com base em dados extraídos em abril de 2019, em um Instituto Federal, buscamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, identificar e compreender as concepções dos estudantes e dos professores sobre a disciplina física na relação com a matemática, com enfoque nos conteúdos da cinemática. Os resultados apontam que as questões trazidas pelos alunos e professores são convergentes, o que nos permite constatar que ambos identificam a matemática como sendo um obstáculo para o ensino e aprendizagem de cinemática. Concluímos que é fundamental que os conteúdos sejam reorganizados nas ementas curriculares, a fim de fazer com que os alunos aprendam a utilizar a linguagem matemática antes de aplicá-la à física, ou melhor, que compreendam ambos os assuntos de forma interdisciplinar.</p> 2024-08-21T18:54:54+00:00 Copyright (c) 2024 Kremmellin Barbosa dos Santos, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27520 INICIATIVAS DE RESGATE E APOIO EM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO 2024-08-21T20:18:36+00:00 Luciana Chimendes Cabrera lchimendes@gmail.com Rejane Pergher rejane.pergher@gmail.com Cicero Nachtigall ccnachtigall@yahoo.com.br <p>Este trabalho tem por objetivo descrever quais ações foram realizados pelo GAMA – Grupo de Apoio em Matemática – ao longo do período de aulas remotas da UFPel e compreender se/como as novas propostas de mediação pedagógica foram percebidas por estudantes, bolsistas e professores que participaram das atividades do projeto nesse período. As restrições impostas, a impossibilidade de encontros presenciais e a inserção das Tecnologias Digitais como principal forma de mediação pedagógica representaram um desafio importante, mas também inauguraram novas possibilidades e oportunizaram alcançar estudantes que, de outra forma, não seriam apoiados pelo GAMA. Entre as principais atividades desenvolvidas, encontram-se a produção de cerca de 200 vídeos pedagógicos (versando sobre conteúdos de Matemática Elementar, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica), monitorias e cursos e oficinas de Aprendizagem Autorregulada, no formato on-line. Conclui-se que o GAMA precisou repensar a sua prática e desenvolver novos saberes, os quais, por sua vez, fomentaram novas abordagens, presenciais e/ou híbridas, no retorno das atividades presenciais do projeto.</p> 2024-08-21T19:37:06+00:00 Copyright (c) 2024 Luciana Chimendes Cabrera, Rejane Pergher, Cicero Nachtigall https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27521 JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS 2024-08-21T20:18:37+00:00 Larissa Camila de Souza larissa_camila95@hotmail.com Júlio César Gomes de Oliveira Gomes de Oliveira julio.oliveira@ifgoiano.edu.br <p>Os jogos didáticos são utilizados no intuito de desenvolver várias competências, como o raciocínio lógico, as habilidades manuais e estéticas, as relações interpessoais e intrapessoais, a integração de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento, investigação e compreensão, a representação e comunicação, entre outros, assim como na transformação social. Neste sentido, este artigo tem como objetivo estudar aspectos relacionados aos jogos didáticos e o desenvolvimento intelectual e criativo do aluno autista por meio da seguinte pergunta norteadora: “<em>Quais contribuições os jogos didáticos podem oferecer para o ensino e aprendizagem de matemática de alunos autistas?</em>” Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa exploratória descritiva, do tipo análise bibliográfica, cujo os instrumentos de informações utilizados foram pesquisas de artigos no google acadêmico e fontes de diversos autores. Os dados coletados foram analisados a partir da criação de eixos e categorias de análise, definidos através do material obtido na pesquisa. Ao final deste trabalho, notamos ser possível trabalhar matemática utilizando os jogos didáticos de forma divertida e dinâmica, de modo que os alunos autistas consigam interagir, obter desenvolvimento neurocomportamentais, intelectuais e criativos, logo a matéria será compreendida, estimulando a socialização, a comunicação e a aprendizagem. Assim, concluímos que os jogos didáticos podem trazer diversas contribuições para o ensino e a aprendizagem de matemática do aluno autista, dentre elas, podemos citar: noção de tempo e espaço, habilidades matemáticas, memorização, raciocínio lógico, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades voluntárias, promover troca de interações sociais, trabalho em grupo, afetividade, construção de diversos tipos de representações, o desempenho de movimentos&nbsp;proprioceptivos, e ainda demostrar várias emoções, tais como: prazer, desprazer, liberdade de ação, incertezas e espontaneidade, promovendo comunicação, interação e diversão.</p> 2024-08-21T19:44:10+00:00 Copyright (c) 2024 Larissa Camila de Souza, Júlio César Gomes de Oliveira Gomes de Oliveira https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27522 NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR NA ERA DA TECNOLOGIA: ANÁLISES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO PÓS-PANDEMIA 2024-08-21T20:18:38+00:00 Alberto Jeske Härter alberto.harter@gmail.com Carlos Eduardo Espinosa carlos.espinosa@ufpel.edu.br <p>A pandemia de COVID-19 teve um grande impacto no ensino presencial universitário em todo o mundo, levando à adoção generalizada da educação a distância no Brasil. No entanto, a mudança para o ensino remoto trouxe desafios significativos para alunos e professores, onde muitos estudantes encontraram dificuldades para acompanhar os conteúdos. Com o retorno das atividades presenciais, surge a questão de como recuperar o interesse e a motivação dos alunos, ao passo que busca-se entregar um ensino de qualidade. O artigo discute estratégias eficazes para adaptar o ensino de Álgebra Linear a um ambiente híbrido pós-pandemia, como o uso de recursos interativos e a criação de atividades práticas que possam ser realizadas remotamente.</p> 2024-08-21T19:52:10+00:00 Copyright (c) 2024 Alberto Jeske Härter, Carlos Eduardo Espinosa https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27523 OS MUNDOS VIRTUAIS, A REALIDADE AUMENTADA, A REALIDADE VIRTUAL E OS METAVERSOS. ALGUMAS REFLEXÕES EDUCACIONAIS 2024-08-21T20:18:38+00:00 Beatriz Fainholc bfainhol@gmail.com <p>Esta é uma contribuição que reflete sobre uma possível oferta das tecnologias imersivas, como os metaversos na educação, a realidade aumentada, a realidade virtual e a inteligência artificial. Trata-se de modalidades de mundos virtuais inseridos no contexto da sociedade e da cultura digital global atual. Busca-se esclarecer o papel dos mundos virtuais e do software associado em sua influência nos programas educacionais físicos, virtuais ou híbridos. A combinação desses softwares de modalidade presencial e virtual implica em discussões educacionais sérias, quando se trata de pensar na captação do real por meio de interfaces tecnológicas, de grande interação digital para aprender e dos professores para ensinar. Estudar a geração dos ambientes virtuais de aprendizagem, e não apenas como recursos didáticos, mas dentro de uma concepção mais ampla sobre o conhecimento, requer uma abordagem sistêmica-holística, com inscrição teórico-prática em um quadro epistemológico-pedagógico relacional e recursivo do mundo do software. São descritas algumas das características, possíveis vantagens, limitações, impactos e incógnitas desses programas digitais na educação formal e informal. Também são consideradas as críticas feitas que exigem estudos científico-tecnológico-educacionais mais aprofundados, quando se trata de enfrentar o aumento da virtualidade em nossas vidas e em relação a uma melhoria autêntica na educação. A educação em concepção e prática mediadas pelas novas tecnologias deve ser planejada com cuidado e cautela, de forma reflexiva e criativa, a fim de inventar propostas para futuros desconhecidos, especialmente nos tempos culturais digitais.</p> 2024-08-21T20:03:44+00:00 Copyright (c) 2024 Beatriz Fainholc https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27524 PROJETO DE UMA CNC FRESADORA PARA PROTOTIPAGEM DE PLACAS DE CIRCUITOS IMPRESSOS 2024-08-21T20:18:39+00:00 Gabriel Henrique de Moraes moraes.g@aluno.ifsp.edu.br Claudiner Mendes de Seixas claudiner@ifsp.edu.br Danilo Basseto do Valle danilo.valle@ifsp.edu.br <p>As máquinas CNC’s (controladas numericamente por computador), são caracterizadas como operatrizes de alta precisão e atualmente se destacam em produções de peças em escalas industriais, devido ao fato de apresentarem boas vantagens durante o processo de fabricação, visto que são ágeis e eficientes. Este projeto de fresa CNC para prototipagem de placas de circuito impresso tem como principal objetivo, atingir e dimensionar um modelo que seja de baixo custo e acessível, por meio da realização de estudos dos elementos que compõem a máquina e seu funcionamento, assim como a definição de toda a parte mecânica, elétrica e eletrônica, pois são fatores essenciais para seu controle. Para a concepção do projeto, usou-se como referência uma modelagem 3D e análise de softwares CAD (Desenho Auxiliado por Computador)/CAM (Manufatura Auxiliada por Computador), para geração do&nbsp;<em>G-Code</em>, sendo possível determinar os parâmetros do desenho. O código&nbsp;<em>(G-Code)</em>&nbsp;por sua vez, é importado ao Arduino/CNC Shield, que por sua vez, controlará o sistema de transmissão eletromecânico da máquina, por meio de movimentos da ferramenta fresadora sobre a mesa de trabalho, dando incio a produção da placa de circuito projetada em software. A partir deste projeto, conclui-se que após feito todo o estudo da fundamentação teórica sobre o funcionamento e dimensionamento adequado dos elementos da fresadora, assim como uma modelagem 3D, será possível viabilizar a construção de um protótipo para a prototipagem das placas de circuito impresso.</p> 2024-08-21T20:11:39+00:00 Copyright (c) 2024 Gabriel Henrique de Moraes, Claudiner Mendes de Seixas, Danilo Basseto do Valle https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/prociencias/article/view/27525 MÉTODOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PARA GARANTIR A ALTA PRODUTIVIDADE EM STARTUPS 2024-08-24T21:10:38+00:00 Joice Fernanda Oliveira joicefernandar@gmail.com Nilson Ribeiro Modro nilson.modro@udesc.br Luiz Cláudio Dalmolin luiz.dalmolin@udesc.br Nelcimar Ribeiro Modro nelcimar.modro@udesc.br <p>É constatado que novas empresas de software têm o desafio de utilizar processos e ferramentas, o que afeta a prática com desafios significativos relacionados à qualidade. Isso afeta significativamente a indústria de software. Facilmente os processos de software são deixados de lado, devido a fatores como demanda, experiência e domínio. A engenharia de software continua a enfrentar desafios em meio ao aumento da demanda por projetos intensivos de software. Os desafios nos projetos, incluem produtos de baixa qualidade com todas as tentativas de transformar processos com as diversas ferramentas disponíveis.&nbsp;</p> <p>O presente artigo que se apresenta em forma de mapeamento sistemático e se mostra muito promissor. O estudo tem o objetivo de levantar uma amostra de artigos postados entre os anos de 2018 até 2023, o foco do estudo é engenharia de software para melhorar as performances em startups. No processo de levantamento desse estudo foram levantados 4132 artigos selecionados sobre o tema, embora foram selecionados 85 artigos, por se tratarem integralmente dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa, apontando o tema e sendo amplamente explorado por estudiosos e teóricos.&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p>O estudo se concentrou nas ferramentas de engenharia de software como gestão e estratégias para o desenvolvimento de software. Ao contrário de outros campos de engenharia, a engenharia de software é um campo relativamente novo que é muito intensivo em conhecimento. Esse campo da indústria envolve muito design e é extremamente dependente de pessoas, o que provavelmente explica por que a indústria de software enfrenta diferentes desafios e complexidades.&nbsp;</p> 2024-08-21T20:17:55+00:00 Copyright (c) 2024 Joice Fernanda Oliveira, Nilson Ribeiro Modro