https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/issue/feedRevista Linguagem & Ensino2024-11-15T23:16:55+00:00Revista Linguagem & Ensinorevista.ling.ensino@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>Linguagem & Ensino é uma publicação científica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em literatura, linguística, tradução, literatura e imagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A3</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 1983-2400</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28016De como a literatura expressa os processos psicológicos básicos2024-11-15T23:16:38+00:00Rosemary Conceição dos Santoscienciausp@usp.brJosé Aparecido Da Silvajadsilva@ffclrp.usp.br<p>Apresentação</p>2024-11-15T21:39:28+00:00Copyright (c) 2024 Rosemary Conceição dos Santos, José Aparecido Da Silvahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26319Leitor Leitor, leitura e a representação da intelectualidade feminina na literatura2024-11-15T23:16:39+00:00Denilson Lima Santosdenilsonlimas@gmail.com<p>A literatura permite estabelecer diálogos múltiplos e, nesse contexto, o presente ensaio apresenta as autoras Isabel Ferreira (Angola), Conceição Evaristo (Brasil), Amalia Lú Posso Figueroa (Colômbia) e María Nsué Angüe (Guiné Equatorial) como exemplos de mulheres escritoras que elaboram narrativas em que se pode refletir sobre três categorias, a saber, o leitor, a leitura e a formação do leitor, no processo criativo textual e no espaço da intelectualidade feminina africana e afro-latino-americana. Para isso, lança-se mão da literatura comparada como método de investigação com o objetivo de compreender o texto em uma perspectiva ampla e capaz de formar outras epistemologias e estéticas. Faz-se necessário entender e visibilizar outras vozes e letras no cenário da arte escrita. Assim, podemos dizer que as escritoras se inserem na discussão da tradição da palavra prenhe de saberes africanos e diaspóricos presentes nos contos e romances.</p>2024-11-15T21:56:45+00:00Copyright (c) 2024 Denilson Lima Santoshttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27606O Método da Psicobiografia2024-11-15T23:16:44+00:00Emanuelle Oliveira Andrademanueoa@gmail.comRenata Ferrarez Fernandesrfernandeslopes@ufu.br<p>A psicobiografia é um método que visa a explorar e a integrar arte, psicologia e biografia, buscando compreender a complexidade da personalidade humana e as dinâmicas que influenciam a criação literária ou artística através do estudo sistemático das vidas individuais de pessoas públicas (artistas, escritores etc.). Este artigo tem por objetivo explorar, definir a prática, as origens da psicobiografia e o seu desenvolvimento no contexto global e histórico, a fim de oferecer uma compreensão contextual dos fundamentos do método. As críticas comumente encontradas e as aplicações da psicobiografia nos dias atuais foram descritas, destacando sua importância na compreensão da complexidade da vida humana e suas contribuições para o avanço do conhecimento em psicologia. A psicobiografia pode ser realizada com base em diferentes abordagens psicológicas (Terapia Cognitiva Comportamental, Psicologia Positiva etc.). Em conclusão, a disseminação do método pode contribuir para estudos da personalidade de pessoas públicas brasileiras.</p>2024-11-15T21:59:16+00:00Copyright (c) 2024 Emanuelle Oliveira Andrade, Renata Ferrarez Fernandeshttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27614Papel transformador da Literatura na formação integral dos jovens brasileiros2024-11-15T23:16:46+00:00Marcos Aparecido Pereiramarcos.pereira@ifmt.edu.br<p>A literatura é essencial no desenvolvimento humano, especialmente na educação. Este estudo destaca a importância da literatura na formação dos jovens brasileiros, enfatizando sua contribuição para a criatividade, as habilidades socioemocionais e o desenvolvimento social. Através de histórias e dilemas, a literatura incentiva o pensamento crítico e a imaginação. Ao lidar com diferentes perspectivas, os jovens aprimoram a empatia e as suas habilidades sociais, fundamentais para a vida em sociedade. Além disso, ao serem expostos a diversos estilos literários, ampliam seu repertório cultural e sua capacidade crítica, expandindo seus horizontes de compreensão do mundo. Portanto, valorizar a literatura no processo educacional é crucial para uma educação inclusiva e humanizada no século XXI.</p>2024-11-15T22:02:10+00:00Copyright (c) 2024 Marcos Aparecido Pereirahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27562O processo psicológico básico Emoção na configuração de personagens literários2024-11-15T23:16:48+00:00Rosemary Santoscienciausp@usp.brJosé Aparecido Da Silvajadsilva@ffclrp.usp.br<p>Este trabalho aborda o processo psicológico básico <em>emoção</em> na construção de personagens literários, buscando correlacionar a aplicação do termo edipiano na literatura científica e na literatura de ficção. Por extensão, foca, também, os estados emocionais das personagens desencadeados por diferentes traumas decorrentes da progressão do enredo narrativo em que se encontram. Verifica a existência de três diferentes sistemas comportamentais no triângulo afetivo formado pelas personagens, destacando um sistema de apego, um sistema de cuidar e um sistema sexual. Conclui com a análise das afirmações das personagens que remetem à discussão filosófica da tomada de consciência de si e do mundo pelo homem.</p>2024-11-15T22:04:21+00:00Copyright (c) 2024 Rosemary Santos, José Aparecido Da Silvahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27469Literatura2024-11-15T23:16:50+00:00Janaina Freire de Oliveira dos Santosjanafro@gmail.com<p>A relação entre literatura e psicologia é rica e multifacetada, oferecendo uma interseção entre dois campos que exploram a complexidade da mente humana, os desejos inconscientes e as dinâmicas interpessoais. A presente artigo visa a apresentar, tendo como referência alguns teóricos literários e psíquicos, a relação existente entre literatura e psicologia, bem como os benefícios psíquicos que a leitura literária tende a oferecer enquanto instrumento com potencial para utilização em terapias, sejam elas psíquicas ou não. Desse modo, serão analisadas as contribuições metodológicas de Aristóteles, Antonio Candido e Wolfgang Iser, associadas aos estudos psicanalíticos de Breuer e Freud, da psicologia analítica de Jung e da gestalt-terapia e arteterapia gestáltica por Robert Robertson e Selma Ciornai.</p>2024-11-15T22:06:19+00:00Copyright (c) 2024 Janaina Freire de Oliveira dos Santoshttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26748Uma autora preenche as lacunas da sua história2024-11-15T23:16:53+00:00Milena Hoffmann Kunrathmilena.kunrath@gmail.com<p>Katja Petrowskaja, ucraniana, nascida em Kiev, estuda Literatura na Rússia e acaba migrando para a Alemanha, onde aprende o idioma, casa-se e publica um livro na língua do país que a acolheu intitulado <em>Talvez Esther</em>. O romance conta a trajetória de sua família desde o século XIX, quando fogem da Áustria para a Polônia e depois para a Ucrânia. Passam por alguns pogroms, duas Guerras, o Holomodor, o Babi Yar e a ditadura soviética, não exatamente nessa ordem. Katja pretende encontrar os indícios das histórias que ouviu durante toda sua vida, as anedotas, os casos curiosos, o talento para ensinar crianças surdas-mudas e talvez algum parente perdido, mas principalmente a sua identidade no mundo. Usando as teorias de trauma e testemunho, busca-se, neste artigo, compreender o que Petrowskaja quer encontrar e de que forma ela pode, literariamente, reconciliar-se com esse passado.</p>2024-11-15T22:08:30+00:00Copyright (c) 2024 Milena Hoffmann Kunrath