https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/issue/feed Revista Linguagem & Ensino 2023-05-31T15:57:16+00:00 Revista Linguagem & Ensino revista.ling.ensino@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p>Linguagem &amp; Ensino é uma publicação científica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em literatura, linguística, tradução, literatura e imagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; A3</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 1983-2400</span></p> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24777 DESINFORMAÇÃO, FAKE NEWS E DISCURSOS DE ÓDIO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA 2023-05-31T15:57:07+00:00 Karina Giacomelli karina.giacomelli@gmail.com Adail Sobral adail.sobral@gmail.com <p>Editorial do número sobre&nbsp;<strong>Desinformação, <em>fake news</em> e discursos de ódio em perspectiva dialógica</strong></p> 2023-05-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24778 UM OLHAR SOBRE AS FAKE NEWS E O ENREDO DA DIFAMAÇÃO DE MARIELLE FRANCO 2023-05-31T15:57:08+00:00 Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque andreamoreiraga@gmail.com Evangelina Maria Brito de Faria evangelinab.faria@gmail.com Christiane Maria da Bôa Viagem Oliveira chrisbv@outlook.com <p>As <em>fake news</em> devastam reputações nas redes sociais digitais. A partir de um levantamento do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic-UFES), verificamos que os enunciados deflagradores da difamação de Marielle Franco (PSOL-RJ) continuam acessíveis, multiplicáveis e constituem um enredo difamatório, mais de quatro anos depois da execução da vereadora. O objetivo deste artigo é analisar cinco enunciados desse enredo, com base nas noções de cronotopos e axiologia, formuladas por Bakhtin, Medviédev e Volóchinov e na concepção de pontos de vista, articulada por estudiosos da teoria dialógica. Devido à esfera da atividade discursiva, também lançamos mão de teorias da comunicação e da cultura. Concluímos que a replicabilidade, a buscabilidade e o maniqueísmo, típicos das redes sociais digitais, favorecem a disseminação das <em>fake news</em>, do discurso do ódio, valores e comportamentos contrários aos pobres, negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, ideias e grupos políticos defensores dos direitos desses segmentos da sociedade.</p> 2023-05-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24779 DISCURSOS ANTAGÔNICOS NA MÍDIA DIGITAL 2023-05-31T15:57:09+00:00 Rita Maria Diniz Zozzoli ritazoz@gmail.com <p>Este artigo propõe discutir o papel do/a pesquisador/a ativo nas práticas sociais a partir da noção de sujeito responsivo e responsável, sem álibi no seu existir (BAKHTINE, 2003 [1986]; BAKHTIN, 2010 [1986]) e, portanto, assume uma posição para além das interpretações possíveis das análises e se insere em ações sociais que ultrapassam a dimensão acadêmica de seus textos orais ou escritos. Nessa perspectiva, examina discursos antagônicos na mídia digital, defendendo a interrelação desses discursos que se disseminam sem as barreiras de contextos, vetores, gêneros, espaços e tempos diversos e sem limites entre os discursos de rede e os que se encontram fora dela. Reflete sobre os mecanismos que comandam o poder do digital, como os que fomentam sentimentos de autossatisfação e de raiva. Mais especificamente, expõe reflexões sobre o enunciado prototípico (ZOZZOLI, 2018, 2020) Vacinas salvam e algumas de suas disseminações, procurando relacionar reflexões da discussão teórica às publicações estudadas.</p> 2023-05-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24780 NARRATIVAS ALTERNATIVAS EM TEMPOS DE “PÓS-VERDADE” 2023-05-31T15:57:10+00:00 Naomi Orton naomiorton@hotmail.com <p>Esse artigo contempla as repercussões dos discursos da “pós-verdade” para os fundamentos epistemológicos da pesquisa discursiva chamada “pós-moderna”, especialmente na área de Análise de Narrativa contemporânea (GEORGAKOPOULOU, 2006). A partir da compreensão da pesquisa social enquanto prática metanarrativa, reflete-se sobre o potencial de eventos narrativos ‒ encruzilhadas nas quais estas metanarrativas se encontram em diálogo com interlocutores diversos – enquanto momentos em que a validade pode ser construída. Propõe-se ainda que a prática narrativa possa auxiliar na identificação de pontos de articulação entre os alegados polos de emoção e razão, permitindo que questões sociais deslegitimadas por discursos da “pós-verdade” sejam vistas de novos ângulos. Por fim, a partir de uma abordagem dialógica (BAKHTIN, 1997), contempla-se a possibilidade de tais narrativas extrapolarem fronteiras convencionais ¾ tanto aquelas entre diferentes campos de saber, quanto aquelas entre a academia e a sociedade mais ampla ¾ no intuito de acarretar a transformação social.</p> 2023-05-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24781 O CONTO MARAVILHOSO COMO PROPOSTA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS 2023-05-31T15:57:13+00:00 Elaine Priscila de Araújo Souza da Conceição elaine.sconceicao@upe.br Emanuelle Fernanda de Paula Borges emanuelle.borges@upe.br Josivaldo Custódio da Silva josivaldo.silva@upe.br <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da literatura, por meio do maravilhoso conto "As Notícias e o mel", de Marina Colasanti (2006), para conscientizar alunos do 7º ano sobre <em>fake news</em>. Este estudo foi motivado pelo fato de muitos alunos reproduzirem conteúdos duvidosos sem refletir sobre as consequências dessa atitude. Nosso suporte teórico são os estudos sobre análise dialógica do discurso (BAKHTIN, 2002) e (DESTRI; MARCHEZAN, 2021); leitura e alfabetização (SOLÉ, 1998), (AGUIAR; BORDINI, 1988) e (SOARES, 2001); literatura (CANDIDO, 2011); leitura do texto literário e letramento literário (COSSON, 2021) e conto maravilhoso (GOTLIB, 1991), entre outros. Como metodologia, temos uma pesquisa com abordagem qualitativa, básica, explicativa e bibliográfica que culminou na proposição de uma atividade prática aplicável, na qual fica evidente o tema da não aceitação e manipulação da verdade.</p> 2023-05-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24782 RÉPLICAS À PANDEMIA: REFLEXÕES DIALÓGICAS 2023-05-31T15:57:16+00:00 Adail Sobral adail.sobral@gmail.com Karina Giacomelli karina.giacomelli@gmail.com <p>Neste trabalho, partindo de propostas da Análise Dialógica do Discurso, fundada das teorizações de Mikhail Bakhtin e o Círculo, defendemos e ilustramos a tese bakhtiniana de que o sujeito é individual e social ao mesmo tempo e, que, por isso, todo sujeito é responsável pelos outros e perante os outros – ou ao menos responsabilizável, o que nos interessa mais especificamente. Examinamos, com base na ideia de responsabilidade ética, e considerando diversas reações de sujeitos diante da pandemia (que vão do negacionismo absoluto ao pânico) duas atitudes, uma que se aproxima da assunção da responsabilidade por si e pelos outros e outra que recusa essa dimensão do ser humano.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino