Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle <p>Linguagem &amp; Ensino é uma publicação científica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em literatura, linguística, tradução, literatura e imagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; A3</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 1983-2400</span></p> pt-BR <span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (<a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/">BY-NC-ND 2.5 BR</a>) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 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Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).</span> revista.ling.ensino@ufpel.edu.br (Revista Linguagem & Ensino) seer@ufpel.edu.br (SEER) sex, 19 mai 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DESINFORMAÇÃO, FAKE NEWS E DISCURSOS DE ÓDIO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24777 <p>Editorial do número sobre&nbsp;<strong>Desinformação, <em>fake news</em> e discursos de ódio em perspectiva dialógica</strong></p> Karina Giacomelli, Adail Sobral Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24777 qua, 17 mai 2023 00:00:00 +0000 UM OLHAR SOBRE AS FAKE NEWS E O ENREDO DA DIFAMAÇÃO DE MARIELLE FRANCO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24778 <p>As <em>fake news</em> devastam reputações nas redes sociais digitais. A partir de um levantamento do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic-UFES), verificamos que os enunciados deflagradores da difamação de Marielle Franco (PSOL-RJ) continuam acessíveis, multiplicáveis e constituem um enredo difamatório, mais de quatro anos depois da execução da vereadora. O objetivo deste artigo é analisar cinco enunciados desse enredo, com base nas noções de cronotopos e axiologia, formuladas por Bakhtin, Medviédev e Volóchinov e na concepção de pontos de vista, articulada por estudiosos da teoria dialógica. Devido à esfera da atividade discursiva, também lançamos mão de teorias da comunicação e da cultura. Concluímos que a replicabilidade, a buscabilidade e o maniqueísmo, típicos das redes sociais digitais, favorecem a disseminação das <em>fake news</em>, do discurso do ódio, valores e comportamentos contrários aos pobres, negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, ideias e grupos políticos defensores dos direitos desses segmentos da sociedade.</p> Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque, Evangelina Maria Brito de Faria, Christiane Maria da Bôa Viagem Oliveira Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24778 sex, 19 mai 2023 00:00:00 +0000 DISCURSOS ANTAGÔNICOS NA MÍDIA DIGITAL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24779 <p>Este artigo propõe discutir o papel do/a pesquisador/a ativo nas práticas sociais a partir da noção de sujeito responsivo e responsável, sem álibi no seu existir (BAKHTINE, 2003 [1986]; BAKHTIN, 2010 [1986]) e, portanto, assume uma posição para além das interpretações possíveis das análises e se insere em ações sociais que ultrapassam a dimensão acadêmica de seus textos orais ou escritos. Nessa perspectiva, examina discursos antagônicos na mídia digital, defendendo a interrelação desses discursos que se disseminam sem as barreiras de contextos, vetores, gêneros, espaços e tempos diversos e sem limites entre os discursos de rede e os que se encontram fora dela. Reflete sobre os mecanismos que comandam o poder do digital, como os que fomentam sentimentos de autossatisfação e de raiva. Mais especificamente, expõe reflexões sobre o enunciado prototípico (ZOZZOLI, 2018, 2020) Vacinas salvam e algumas de suas disseminações, procurando relacionar reflexões da discussão teórica às publicações estudadas.</p> Rita Maria Diniz Zozzoli Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24779 sex, 19 mai 2023 00:00:00 +0000 NARRATIVAS ALTERNATIVAS EM TEMPOS DE “PÓS-VERDADE” https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24780 <p>Esse artigo contempla as repercussões dos discursos da “pós-verdade” para os fundamentos epistemológicos da pesquisa discursiva chamada “pós-moderna”, especialmente na área de Análise de Narrativa contemporânea (GEORGAKOPOULOU, 2006). A partir da compreensão da pesquisa social enquanto prática metanarrativa, reflete-se sobre o potencial de eventos narrativos ‒ encruzilhadas nas quais estas metanarrativas se encontram em diálogo com interlocutores diversos – enquanto momentos em que a validade pode ser construída. Propõe-se ainda que a prática narrativa possa auxiliar na identificação de pontos de articulação entre os alegados polos de emoção e razão, permitindo que questões sociais deslegitimadas por discursos da “pós-verdade” sejam vistas de novos ângulos. Por fim, a partir de uma abordagem dialógica (BAKHTIN, 1997), contempla-se a possibilidade de tais narrativas extrapolarem fronteiras convencionais ¾ tanto aquelas entre diferentes campos de saber, quanto aquelas entre a academia e a sociedade mais ampla ¾ no intuito de acarretar a transformação social.</p> Naomi Orton Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24780 sex, 19 mai 2023 00:00:00 +0000 O CONTO MARAVILHOSO COMO PROPOSTA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24781 <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da literatura, por meio do maravilhoso conto "As Notícias e o mel", de Marina Colasanti (2006), para conscientizar alunos do 7º ano sobre <em>fake news</em>. Este estudo foi motivado pelo fato de muitos alunos reproduzirem conteúdos duvidosos sem refletir sobre as consequências dessa atitude. Nosso suporte teórico são os estudos sobre análise dialógica do discurso (BAKHTIN, 2002) e (DESTRI; MARCHEZAN, 2021); leitura e alfabetização (SOLÉ, 1998), (AGUIAR; BORDINI, 1988) e (SOARES, 2001); literatura (CANDIDO, 2011); leitura do texto literário e letramento literário (COSSON, 2021) e conto maravilhoso (GOTLIB, 1991), entre outros. Como metodologia, temos uma pesquisa com abordagem qualitativa, básica, explicativa e bibliográfica que culminou na proposição de uma atividade prática aplicável, na qual fica evidente o tema da não aceitação e manipulação da verdade.</p> Elaine Priscila de Araújo Souza da Conceição, Emanuelle Fernanda de Paula Borges, Josivaldo Custódio da Silva Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24781 sex, 19 mai 2023 00:00:00 +0000 RÉPLICAS À PANDEMIA: REFLEXÕES DIALÓGICAS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24782 <p>Neste trabalho, partindo de propostas da Análise Dialógica do Discurso, fundada das teorizações de Mikhail Bakhtin e o Círculo, defendemos e ilustramos a tese bakhtiniana de que o sujeito é individual e social ao mesmo tempo e, que, por isso, todo sujeito é responsável pelos outros e perante os outros – ou ao menos responsabilizável, o que nos interessa mais especificamente. Examinamos, com base na ideia de responsabilidade ética, e considerando diversas reações de sujeitos diante da pandemia (que vão do negacionismo absoluto ao pânico) duas atitudes, uma que se aproxima da assunção da responsabilidade por si e pelos outros e outra que recusa essa dimensão do ser humano.</p> <p>&nbsp;</p> Adail Sobral , Karina Giacomelli Copyright (c) 2023 Revista Linguagem & Ensino https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24782 qui, 18 mai 2023 00:00:00 +0000