Chamada de trabalhos para o Dossiê 'Elites Parlamentares Latino-americanas' (2024, n.1)
Postado em 2023-07-13
A Revista Sul-Americana de Ciência Política está recebendo artigos para o Dossiê 'Elites Parlamentares Latino-Americanas', a ser publicado no primeiro número de 2024. O Dossiê é organizado por Adriano Codato, Nilton Sainz, Pedro Bergamaschi e Bastián González-Bustamante, do Observatório das Elites Latino-Americanas e do Brasil (PPG Ciência Política - UFPR).
Prazo para envio dos artigos: 30/11/2023.
* * * * *
Mais informações sobre a chamada:
A representação política é componente fundamental das ciências sociais contemporâneas. Abordagens investigativas sobre elites políticas e “quem governa” nas democracias atuais, constituem um segmento de pesquisa tradicional na Ciência Política global. São perguntas que relacionam características dos representantes e seus representados, assim como a qualidade das democracias e seus governantes, que formam peças-chave para a compreensão dos sistemas políticos e modelos de governo que preponderam em nossos países.
O dossiê “Elites Parlamentares Latino-americanas” convida analistas a publicarem seus estudos sobre a classe política da América Latina em perspectiva comparada. Salientamos que o intento se estende também para os estudos de casos sobre países latino-americanos. Oferecemos este espaço para que sejam publicadas abordagens com enfoques voltados, principalmente, aos estudos de carreiras políticas e instituições representativas. Com isso, o dossiê está segmentado em três eixos principais, brevemente descritos abaixo.
Eixo I – Estudos de perfis sociopolíticos: tópicos tradicionais aos estudos de elites parlamentares, somadas às temáticas emergentes do debate da Ciência Política contemporânea. São inclusos neste eixo os diagnósticos comparados e/ou longitudinais de perfis sociopolíticos, desigualdades e subalternidades na representação política, como gênero, raça, sexualidades e classe trabalhadora.
Eixo II – Qualidade da representação política: estudos que interseccionam a qualidade da representação política com conjunturas e contextos políticos latino-americanos. Estudos sobre eleições de quadros populistas, investigações sobre outsiders e renovações na política latino-americana, uso das mídias sociais digitais e a ascensão de novos atores e perfis na política, consolidam o segundo eixo do dossiê.
Eixo III – Comportamentos legislativos: estudos sobre características dos representantes e seus respectivos comportamentos nos parlamentos nacionais. Neste aspecto, compreende-se estudos que considerem as associações entre comportamento legislativo e desempenhos eleitorais, conexões eleitorais e o desenvolvimento de carreiras políticas. Mais especificamente, trabalhos sobre ambição em sistemas multiníveis, profissionalização e carreirismo da classe política.
Encorajamos a comunidade da Ciência Política a submeter seus artigos em língua espanhola e inglês. As regras para a submissão e formatação conforme as diretrizes da Revista Sul-Americana de Ciência Política. Para mais informações e contato com os organizadores do dossiê, encaminhar mensagens para: latinoelites@gmail.com.
Saudações, Adriano Codato, Nilton Sainz, Pedro Bergamaschi & Bastián González-Bustamante