https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/issue/feed Revista Seara Filosófica 2025-11-27T14:38:16+00:00 Revista Seara Filosófica revista.seara.filosofica@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p>A&nbsp;<strong><em>Revista Seara Filosófica</em></strong> é um periódico de fluxo contínuo.</p> <p>E conta com a liderança dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com discentes de outras Instituições Federais e que tem o objetivo de fomentar e divulgar a pesquisa em Filosofia dos pós-graduandos, especialmente, nas áreas de: (I) Filosofia, (II) Filosofia do direito, (III) Educação e (IV) Ensino.&nbsp;</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B1</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2177-8698</span></p> <div id="acfifjfajpekbmhmjppnmmjgmhjkildl" class="acfifjfajpekbmhmjppnmmjgmhjkildl">&nbsp;</div> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/28160 O IMAGINÁRIO UTÓPICO EM DIÁLOGO COM AS VISÕES SOCIAIS DE MUNDO 2025-11-27T14:38:16+00:00 Rebeca Molieri Barbosa rebecamolieri@hotmail.com <p>Poderia o imaginário utópico influenciar uma determinada visão social de mundo ao ponto de consolidar a ordem vigente ou ao ponto de romper com a ordem vigente? Baseado nesta inquietação, este artigo busca-se refletir sobre a influência das visões sociais de mundo na formação de representações mentais. Inicialmente, considera-se a Educação como influência fundamental, ensinando uma maneira de ser baseada em ideais ou visões de mundo. Para tanto, é necessária a reflexão sobre o conceito de visão social de mundo, bem como suas nuances ideológicas ou utópicas, pautadas nas obras do filósofo Michael Löwy. Após, foi realizado breve estudo para verificar as formas através das quais tal conceito é articulado academicamente, a partir da análise de produções científicas selecionadas através do método de amostragem. Finalmente, explora-se a relação entre representações imaginárias e visões sociais de mundo, abordando o papel do historicismo e surrealismo na formação destas representações mentais, a fim de refletir sobre a importância da subjetividade e da expressão humana que explicam a força destas representações ao dialogar diretamente com o imaginário e o subconsciente coletivo.</p> 2025-07-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Seara Filosófica https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/28530 UTILITARISMO POSITIVO DE J. S. MILL VERSUS UTILITARISMO NEGATIVO DE A. KAUFMANN 2025-11-27T14:34:20+00:00 Guilherme Camargo Massau uassam@gmail.com <p>O texto objetiva apresentar duas formas de utilitarismo, o positivo e o negativo, a partir da perspectiva, respectivamente, de dois autores, J.S.Mill e de A.Kaufmann. Estabelecem-se algumas diferenças entre os autores para que se possa comparar as duas manifestações do utilitarismo. Com isto, constatam-se divergências e convergências entre as duas manifestações do utilitarismo. A ideia de felicidade ou bem-estar apresenta-se nas duas perspectivas, sendo que uma concentra-se em promover a felicidade da maioria (utilitarismo positivo), a outra objetiva reduzir a miséria do máximo possível de indivíduos (utilitarismo negativo). A diferença concentra-se no modo de promoção da felicidade e de quais indivíduos são contemplados.</p> 2025-07-26T00:54:52+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Seara Filosófica https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/29896 EDUCAÇÃO INTEGRAL, RESISTÊNCIA À BARBÁRIE E DESENVOLVIMENTO HUMANO MULTIDIMENSIONAL: 2025-11-27T14:34:33+00:00 Evaristo Alfredo Maússe revista.seara.filosofica@ufpel.edu.br <p>A tese que orienta o presente artigo é a de que a educação integral é a condição sine qua non para a resistência à barbárie e para possibilitar o desenvolvimento humano multidimensional no século XXI. A complexidade dos problemas que se apresentam neste século, tais como a violência, as guerras, a exclusão social, a destruição da biosfera, a globalização, a democracia, a sociedade de informação, etc. obrigam a educação a repensar e a reinventar a si mesma. Os princípios educacionais promovidos a partir da modernidade (fragmentação, especialização, exaltação da prática, etc.), que ainda predominam na nossa educação, não se têm revelado, pelo seu teor materialista e economicista, suficientes para formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios da nossa época. Esta insuficiência obriga a educação a ampliar o seu horizonte, a passar de uma educação instrumental (limitada a objectivos economicistas e ao aprender a conhecer e a fazer) para uma educação integral (baseada na interdependência e retroalimentação entre o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser). A constatação a que se chega, no fim do artigo, é a de que apenas uma educação integral pode permitir-nos uma experiência de aprendizagem em quatro aspectos fundamentais para o nosso século: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Apenas uma educação integral pode permitir-nos formar cidadãos responsáveis que saibam que as suas acções estão inseridas numa cultura, numa sociedade e numa história.</p> 2025-08-22T19:33:59+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Seara Filosófica https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/25748 O Conceito de "Civitas" para Marsílio de Pádua 2025-11-27T14:34:48+00:00 Marcelo Fabres ms.fabres@hotmail.com <p class="Estilo1" style="margin-left: 0cm; text-indent: 0cm;"><span lang="PT" style="color: windowtext; font-weight: normal;">Marsílio de Pádua, em sua exploração do conceito de "<em>civitas</em>", parte da noção medieval de "regnum" como ponto de partida. Ele enfatiza os diversos significados abrangidos pelo termo "<em>civitas</em>", incluindo múltiplas cidades ou províncias unidas sob um único regime. Marsílio apresenta quatro conceptualizações, sendo a quarta uma ênfase em uma comunidade comum aplicável a diversas formas de governo misto em uma ou muitas cidades. A equivalência entre "civitas", "civilitas" e "regnum" é reconhecida pelos estudiosos, embora as interpretações possam variar. Marsílio utiliza esses termos de maneira intercambiável, sugerindo um significado semelhante.</span></p> 2025-09-03T20:35:02+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Seara Filosófica https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/28554 A OPRESSÃO DE GÊNERO NA HISTÓRIA CANÔNICA DA FILOSOFIA MODERNA 2025-11-27T14:34:59+00:00 Caroline Sposito carolsposito@usp.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo tratar da opressão de gênero no cânone da filosofia moderna. Parte-se da crítica de Spivak às narrativas históricas para demonstrar que </span><span style="font-weight: 400;">aquilo que somos obrigados a adotar como verdade, é, na realidade, uma narrativa negociada e imposta a todos com finalidade de manter o privilégio de quem é ajudado por ela. Esse é justamente o caso da história canônica da filosofia. Com a análise de Shapiro, é possível entender como esse cânone é feito, com uma limitada e homogênea lista de figuras consideradas principais, fundamentado em opressões que excluem as mulheres, como é o caso de Masham. Pretende-se apresentar brevemente seu pensamento filosófico, defender que trata-se de teses originais e relevantes, e comprovar que seu apagamento configura uma clara misoginia. Além disso, propõe-se mudanças para construção de outras narrativas na história da filosofia, o que resulta na inclusão de novos nomes e perspectivas.</span></p> 2025-09-16T12:06:24+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Seara Filosófica