Caderno de Recomendações Construtivas para Habitação Social Evolutiva

  • Liziane de Oliveira Jorge Universidade Federal de Pelotas
  • Nirce Saffer Medvedovski Universidade Federal de Pelotas
  • Rafaela Scherer Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Habitação de Interesse Social, Habitação Evolutiva, Avaliação Pós-Ocupação, Autoconstrução, Qualidade de vida

Resumo

O presente trabalho apresenta a contribuição da pesquisa “Habitação evolutiva: estratégias de flexibilidade na habitação social” à comunidade PAC/Anglo, localizada em Pelotas/RS, proveniente de um loteamento de interesse social, através do desenvolvimento de um Caderno de Recomendações Construtivas para Habitação Social Evolutiva. O objetivo do Caderno é minimizar os impactos negativos provenientes dos problemas funcionais, ergonômicos e construtivos identificados após o processo de transformação espontânea das unidades residenciais do PAC/Anglo, executado pelos próprios moradores sem orientação técnica especializada, logo após a entrega das casas. Essa constatação, já identificada em etapa anterior da pesquisa, é uma realidade que advém das restrições dimensionais das unidades, com 36m², concebidas à luz do conceito de “habitação mínima”, somada às necessidades de particularização do espaço doméstico e das alterações nos perfis familiares e modos de vida em comunidades de baixa renda. O artigo reflete sobre a necessidade de estabelecer mecanismos para assegurar a qualidade mínima do espaço doméstico ao longo do ciclo de vida familiar, garantindo ao usuário não apenas o atendimento às suas necessidades fisiológicas, mas conforto, segurança e dignidade, direitos que devem estar assegurados ao cidadão, para a obtenção da qualidade de vida em construções de baixo custo.

Biografia do Autor

Liziane de Oliveira Jorge, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), Professora na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Nirce Saffer Medvedovski, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), Professora na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Rafaela Scherer, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, Colaboradora do NAURB/UFPel – Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
Publicado
2018-10-04