FORMAÇÃO DOS GESTORES DOS EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE AS REGIÕES DO OP

  • Margarete Panerai Araujo Universidade La Salle - Unilasalle
  • Judite Sanson Bem Universidade LaSalle
  • Moisés Waismann Universidade LaSalle
Palavras-chave: Plano Nacional de Cultura, Formação, Porto Alegre, empreendimentos criativos.

Resumo

O Plano Nacional de cultura (PNC) através de suas ações estruturantes objetivou resgate identitário das comunidades, o acesso à cultura em sua diversidade de manifestações e o incentivo à pesquisa e à capacitação continuadas dos envolvidos, nesse sentido, a formação dos agentes culturais começou a ficar cada vez mais profissionalizada. O objetivo geral é descrever a formação dos empreendedores criativos em Porto Alegre que está qualificando os negócios. O método foi qualitativo com uso de técnicas descritivas e bibliográficas. Infere-se que a cidade de Porto Alegre ainda apresenta fragmentação espacial diversa dos empreendimentos criativos concentrando a meta do MINC apenas em algumas regiões da cidade.

Biografia do Autor

Margarete Panerai Araujo, Universidade La Salle - Unilasalle
É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). É professora-pesquisadora da Universidade La Salle, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais.
Judite Sanson Bem, Universidade LaSalle
Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doc. em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano. Economia do Trabalho. Em 2018 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS para realizar seu pós-doc no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS.
Moisés Waismann, Universidade LaSalle
Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador da linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle Membro do grupo de pesquisa de Estratégias Regionais. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.
Publicado
2018-10-04