Mulheres rurais: participação na geração de renda do Assentamento Herdeiros da Luta, localizado no município de Canguçu, RS.

  • Gabrielly Campos da Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Tatiane Silveira Alves Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Regina Caetano Costa Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este arigo tem por finalidade demonstrar o papel da mulher assentada em sua economia local. Sendo assim, problematizam-se questões de gênero tanto no meio rural quanto no espaço urbano. Para esta análise, foram entrevistadas cinco mulheres pertencentes a um grupo familiar do assentamento Herdeiros da Luta – Canguçu/RS. Dessa forma, é narrado como as mulheres que representam a pesquisa foram ocupando seus espaços e reconfigurando suas identidades dentro da perspectiva do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Além disso, são exemplificadas atividades econômicas como estratégias de permanência e reprodução dessas mulheres no ambiente rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielly Campos da Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Este arigo tem por finalidade demonstrar o papel da mulher assentada em sua economia local. Sendo assim, problematiza-se questões de gênero tanto no meio rural quanto no espaço urbano. Para esta análise, foram entrevistadas cinco mulheres pertencentes a um grupo familiar do assentamento Herdeiros da Luta – Canguçu/RS. Dessa forma, é narrado como as mulheres que representam a pesquisa foram ocupando seus espaços e reconfigurando suas identidades dentro da perspectiva do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Além disso, são exemplificadas atividades econômicas como estratégias de permanência e reprodução dessas mulheres no ambiente rural e que como consequência contribuem  na movimentação da economia canguçuense.

Publicado
2019-11-04