A Paisagem Cultural e o Paisagismo: Integração de Saberes à Metodologia do Projeto do Lugar

Palavras-chave: Paisagem Cultural, Paisagismo, Metodologia do Projeto, Lugar.

Resumo

A Paisagem Cultural, enquanto nova categoria de reconhecimento do patrimônio cultural apresenta noções recentes que estimulam os profissionais da área da paisagem à compreensão.  Trata-se de um campo complexo, interdisciplinar, que reúne diferentes áreas do conhecimento. O Paisagismo estuda a ação do indivíduo no espaço aberto, ou seja, é uma intervenção planejada na paisagem. O projeto de Paisagismo pode ocorrer em diversas escalas: regional; no âmbito da cidade  - praças, parques, ruas, etc.;  e no entorno das edificações, como jardins e pátios por exemplo. A depender da natureza do lugar de intervenção são aplicados determinados métodos e técnicas de abordagem para o projeto e o planejamento. O objetivo desta pesquisa é estudar estas duas áreas do conhecimento e integrar saberes para refletir sobre possibilidades metodológicas no projeto e planejamento de Paisagismo em áreas de interesse cultural e ambiental, tendo como estudo de caso espaços abertos da cidade de Pelotas, RS.

Biografia do Autor

Ana Paula de Andrea Dametto, UFPel
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1996), Especialização em Fundamentos do Projeto Arquitetônico: do Processo ao Produto pelas Faculdades Integradas Ritter dos Reis (1997), Especialização em Design do Produto -Ênfase em Móveis pela Universidade de Caxias do Sul (2004) e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2009) onde realizou pesquisa e inventário sobre a manifestação dos metais nas fachadas públicas do centro histórico de Pelotas entre 1870 e 1931. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência em projeto de arquitetura, de paisagismo e em design de produto. Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de projeto arquitetônico, ensino de projeto de paisagismo, patrimônio cultural, memória, leitura da paisagem urbana, inventário, percepção, estética e representação gráfica.
Sidney Gonçalves Vieira, UFPEL
Professor Visitante na Facultad de Filosofia y Letras, Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires, Argentina.Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-Doutor pelo Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, Espanha (CAPES/FUNDACIÓN CAROLINA), 2011. Pesquisador visitante no Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, Espanha, 2010/2011. Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, 1993-1997, 2010-2014 e 2014-2018. Doutor em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro, SP, com estágio no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2003). Mestre em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Especialista em Ciências Sociais - Sociologia, Universidade Federal de Pelotas (1988). Licenciado em Geografia, Universidade Federal de Pelotas (1986). Bacharel em Direito, Universidade Federal de Pelotas (1986). Licenciado em Estudos Sociais (1984). Professor Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Professor Permanente do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (Mestrado e Doutorado), ICH. Professor Colaborador no Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur/ICH/UFPel). Pesquisador das linhas de pesquisa em Geografia Urbana (com ênfase para estudos em requalificação urbana, urbanismo comercial e geografia histórica urbana), Teoria e História da Geografia, Paisagem, Memória Social e Patrimônio Cultural. Membro da Rede Brasileira de Estudos Geográficos Sobre Comércio e Consumo, ReBECCa. 
Publicado
2021-02-01