O Contexto Familiar nas Dificuldades de Aprendizagem: análise da realidade dos estudantes da Escola João da Silva Silveira

  • Elenice Crochemore Rutz UFPel
  • Marília da Rocha Hofstätter UFPel
  • Regina Célia Rodrigues Batista UFPel
  • Conceição Paludo UFPel
Palavras-chave: Contexto Familiar, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho é parte do subprojeto desenvolvido na escola Municipal de Ensino fundamental João da Silva Silveira, que parte de um projeto maior que tem como proposta o tema: Realidade das escolas do campo na Região Sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores, apresentando como objetivos desenvolver ações de investigação e intervenção nessa escola a partir da análise da realidade dos alunos e observando se esta realidade dificulta o processo de ensino-aprendizagem das crianças. A escola participante do projeto se localiza na zona rural da cidade de Pelotas- RS.

Palavras-chave: Educação. Realidade. Dificuldade. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Marília da Rocha Hofstätter, UFPel
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFPel
Regina Célia Rodrigues Batista, UFPel
Professora da Rede de Ensino Municipal na Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira.
Conceição Paludo, UFPel

Professora Doutora da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Observatório da Educação do Campo - núcleo RS. Coordenadora do Projeto.

Publicado
2015-03-19
Edição
Seção
Artigos