CULTURA CONSUMISTA EM TEMPOS DE HIPERMODERNIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO CALÇADÃO CENTRAL DA CIDADE DE PELOTAS - RS
Palavras-chave:
Cultura, Comércio, Consumo, Hipermodernidade, Calçadão
Resumo
Na atualidade a cultura das sociedades urbanas transformou-se em uma cultura consumista, onde o importante para as pessoas é a busca por tudo que é novo, exclusivo e diferenciado dos demais produtos. Esse hábito de consumir em busca da diferenciação e de maior status perante as outras pessoas resulta na emanação da vaidade e do egoísmo de querer ser melhor e maior do que os outros consumidores. Por essa característica consumista, o século XXI, adquiriu um conceito que caracteriza essa sociedade, o hipermodernismo, que dá justificativas à essa vida de aparência. O trabalho trabalha com a hipermodernidade em Pelotas. Particularmente no calçadão central da cidade, abordando os seus consumidores.
Palavras-chave: Cultura. Comércio. Consumo. Hipermodernidade. Calçadão.