O Estágio Supervisionado no Curso de Geografia da UFPel: perspectivas do licenciando em Geografia

  • Miriam Caldeira Goulart UFPel
  • Liz Cristiane Dias UFPel
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Estágio, Formação de Professores

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados da pesquisada realizada no projeto de extensão: “ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA.” O objetivo é discutir os aspectos positivos e negativos da prática do estágio supervisionado obrigatório em sala de aula. Para tanto, foram analisados 40 memoriais de estágio, mas especificamente suas reflexões finais. O intuito é discutir com base na vivência da sala de aula como o futuro professor avalia a sua identidade docente. Observando os relatos dos graduandos presentes nas narrativas autobiográficas percebeu-se que houve um equilíbrio entre os aspectos positivos e os negativos, pois a maioria deles teve dificuldades comuns a realidade do ensino público no Brasil, onde os professores lidam com a escassez de recursos didáticos, classes lotadas e outros problemas para conseguir ministrar suas aulas.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Estágio. Formação de Professores

Biografia do Autor

Miriam Caldeira Goulart, UFPel
Aluna do Curso de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.
Liz Cristiane Dias, UFPel
Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2015-03-19
Edição
Seção
Artigos