O Estágio Supervisionado no Curso de Geografia da UFPel: perspectivas do licenciando em Geografia
Resumo
Este artigo traz parte dos resultados da pesquisada realizada no projeto de extensão: “ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA.” O objetivo é discutir os aspectos positivos e negativos da prática do estágio supervisionado obrigatório em sala de aula. Para tanto, foram analisados 40 memoriais de estágio, mas especificamente suas reflexões finais. O intuito é discutir com base na vivência da sala de aula como o futuro professor avalia a sua identidade docente. Observando os relatos dos graduandos presentes nas narrativas autobiográficas percebeu-se que houve um equilíbrio entre os aspectos positivos e os negativos, pois a maioria deles teve dificuldades comuns a realidade do ensino público no Brasil, onde os professores lidam com a escassez de recursos didáticos, classes lotadas e outros problemas para conseguir ministrar suas aulas.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Estágio. Formação de Professores