Programa de Iniciação à Docência (PIBID): formação de educadores para um novo ensino

  • Liz Cristiane Dias UFPel
  • Rosa Elane Antoria Lucas UFPel
  • Fernanda de Moura Furtado UFPel
  • Guilherme Fontana UFPel
  • Maurício Ferreira da Silva UFPel
  • Suelen Ramos Novack UFPel
Palavras-chave: Escola, PIBID, Diagnóstico, Docência, Formação de Educadores

Resumo

Este artigo faz parte de reflexões desenvolvidas nas reuniões de área e nas escolas que compreendem as atividades do PIBID.  O objetivo desse trabalho é refletir sobre as escolas envolvidas no projeto. A escola foco deste trabalho localiza-se no bairro Três Vendas, onde a situação financeira ao seu redor é de ótimo nível, porém não se reflete na clientela da mesma. A metodologia utilizada foi de pesquisa de campo, fotos e estudo do PPP da escola, além de reuniões com as professoras para o levantamento do diagnóstico desta. Depois de feita a investigação dos dados, constatou-se os problemas que as escolas de rede pública lidam e a dificuldade de manter a comunidade junto ao corpo escolar para a realização de projetos que visam à melhoria do ensino público. 

Palavras-chave: Escola. PIBID. Diagnóstico.

Biografia do Autor

Liz Cristiane Dias, UFPel
Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do PIBID III área Geografia.
Rosa Elane Antoria Lucas, UFPel
Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do PIBID III área Geografia.
Fernanda de Moura Furtado, UFPel

Aluna do Curso de Geografia da UFPel. Bolsista CAPES/PIBID - Programa de Iniciação à Docência.

Guilherme Fontana, UFPel
Aluno do Curso de Geografia da UFPel. Bolsista CAPES/PIBID - Programa de Iniciação à Docência.
Maurício Ferreira da Silva, UFPel
Aluno do Curso de Geografia da UFPel. Bolsista CAPES/PIBID - Programa de Iniciação à Docência.
Suelen Ramos Novack, UFPel
Aluna do Curso de Geografia da UFPel. Bolsista CAPES/PIBID - Programa de Iniciação à Docência.
Publicado
2015-03-19
Edição
Seção
Artigos