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Rafael França da Silva
UFPel
Resumo
O espaço urbano de boa parte das cidades brasileiras do século XXI tem apresentado dinâmicas e transformações recentes, configurando e reconfigurando, continuamente, a sua face. Em dimensões temporais cada vez mais curtas, as ações promovidas pelo capital privado tem refletido em transformações socioespaciais, no âmbito local, bem como no papel assumido pelas cidades no contexto regional o qual estão inseridas. O presente trabalho aborda a reestruturação urbana em Juazeiro do Norte a partir da nova forma de compra e venda de produtos, marcada pela introdução dos modernos e sofisticados equipamentos mercadológicos representados, sobretudo, pelas grandes redes globais de atacado e varejo. Sob a perspectiva de que o espaço urbano das cidades tem sua formação atrelada também à prática comercial, sendo esta uma importante modeladora em sua estrutura e forma de organização, busca-se nesse sentido, inicialmente, abordar teoricamente sobre a influência desse setor da economia na produção e organização das cidades. Nesse sentido, são feitas breves considerações teóricas acerca da relação estabelecida entre a prática comercial e o surgimento das cidades, considerando o fato de que a troca de mercadorias sempre esteve presente nos aglomerados de pessoas. A parte final do trabalho dedica-se a análise da reestruturação urbana em Juazeiro do Norte a partir da introdução dos grandes empreendimentos comerciais que assumiram nos últimos anos forte influência em processos e dinâmicas socioespaciais que reafirmam a centralidade urbano-regional desempenhada pela cidade de Juazeiro do Norte.
Biografia do Autor
Rafael França da Silva, UFPel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte