A INFLUÊNCIA DO DESIGN E DA PRECIFICAÇÃO EM MENUS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR/THE INFLUENCE OF DESIGN AND PRICING IN MENUS IN CONSUMER BUYING DECISION

  • Vitor Hahn Monteiro Lufchitz IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Deosir Flávio Lobo Castro Junior IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-0883-1031
  • Tiago Savi Mondo IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Jean Carlos de Abreu Professor Estácio de Sá de Santa Catarina
  • Flávio Augusto Martino Universidade de Brasília (UnB), Brasil.

Resumo

Este estudo possui o objetivo de identificar a relação do design de menu, mais especificamente as descrições complexas de itens, na expectativa de qualidade do composto de produto (menu) da empresa Comfort Chef e em relação da precificação na decisão de compra do consumidor. Para coleta de dados, utilizou-se uma plataforma on line com antigos e potenciais clientes da empresa. Pesquisa quantitativa realizou a análise univariada, por meio da frequência. Corroborando com a literatura existente, pôde-se verificar que a descrição complexa dos itens afeta a percepção de qualidade e as expectativas de preço do menu. Nesse contexto, o estudo aponta para a influência do design de menu sobre as vendas, o qual contribui positivamente para o sucesso financeiro de negócios no setor de alimentos e bebidas. Em relação à precificação, teoricamente os clientes da empresa estariam dispostos a pagar mais do que o preço objetivo (real) dos menus, entretanto, ficariam mais satisfeitos caso a empresa praticasse preços menores do que os praticados hoje.

Biografia do Autor

Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
Graduado em Gastronomia - IFSC
Deosir Flávio Lobo Castro Junior, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Administração e Turismo - UNIVALIMestre em Administração - ESAG / UDESCBacharel em Administração - UFSC
Tiago Savi Mondo, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Administração - UFSCPós-Doutorado - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Jean Carlos de Abreu, Professor Estácio de Sá de Santa Catarina
Doutorando em Administração pela UNIGRENDALMBA em Gestão de Projetos pela University of California, EUA.Professor da Faculdade Estácio de Sá, Brasil. 
Flávio Augusto Martino, Universidade de Brasília (UnB), Brasil.
Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil. E-mail: flaviomartino@me.com
Publicado
2018-07-13
Seção
ARTIGOS