O QUE MANTÉM VOCÊ AQUI? UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE RETENÇÃO DE PESSOAS/WHAT KEEPS YOU HERE? A STUDY ON PEOPLE'S RETENTION FACTORS

  • Michele Guimarães Soares Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Luana Lurdes de Souza Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Rafael Todescato Cavalheiro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0002-3468-5357
  • Andréia Maria Kremer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar quais fatores de retenção, levantados pela academia, estão associados à retenção dos colaboradores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com abordagem quantitativa, em uma distribuidora de bebidas, localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através das técnicas de análise fatorial, análise confirmatória e o teste exato de Fisher. Após aplicação dos testes estatísticos e análise dos resultados, as evidencias permitem inferir que a satisfação no trabalho, valorização, justiça organizacional, estabilidade e segurança, clima organizacional, flexibilidade de trabalho, oportunidade de desenvolvimento e localização estão associados significativamente com a intenção do colaborador em permanecer na organização. Entretanto os fatores: influências não relacionadas ao trabalho, remuneração, cultura organizacional, investimentos e treinamento e prestigio organizacional não apresentaram evidências estatísticas de associação com a retenção dos colaboradores. Este estudo apresenta contribuições para a academia no campo da retenção de pessoas, ainda pouco explorado no contexto brasileiro. Empiricamente, este estudo contribui para a empresa objeto de estudo que pode moldar suas práticas partindo de fatores que influenciam na permanência dos colaboradores na empresa, diminuindo consequentemente o turnover.

Biografia do Autor

Michele Guimarães Soares, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
Graduada em Administração pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).
Luana Lurdes de Souza, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
Graduada em Administração pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).
Rafael Todescato Cavalheiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Mestre em Agronegócios - UFGD, Pós-graduação em Gestão de Pessoas - UCDB, Graduação em Ciências Contábeis - UFGD. Atualmente é Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó - FETAC.
Andréia Maria Kremer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especilização em Gestão Empreendedora de Negócios pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Formadora do curso de Administração Pública na EaD da Universidade Federal da Grande Dourados.
Publicado
2018-07-13
Seção
ARTIGOS