ANTECEDENTES DA LEALDADE DOS ESTUDANTES ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

Bruno Faé, Aridelmo Teixeira, Mariana Marques de Lima, Vitor Azzari

Resumo


Este trabalho objetivou verificar quais são as variáveis antecedentes da lealdade entre os diferentes níveis de ensino dos Institutos Federais de Educação. Foi elaborado um modelo teórico de antecedentes da lealdade dos discentes, utilizando variáveis encontradas na literatura: Satisfação, Qualidade Percebida, Valor Percebido e Imagem. A diversidade de perfis de alunos nos Institutos Federais possibilitou verificar se há diferenças entre as variáveis antecedentes significativas para a lealdade entre os diferentes níveis de ensino. Foi feita uma pesquisa quantitativa com 1053 alunos de 03 níveis de ensino em 08 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Os resultados mostraram que há diferenças entre os construtos significativos para a lealdade entre os diferentes níveis de ensino pesquisados. Para os alunos do ensino médio, foram significativos os construtos satisfação e imagem. Para o ensino técnico foram significativos a satisfação, a qualidade percebida e o valor percebido e para o ensino superior foram significativos a satisfação e valor percebido.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/reat.v13i2.13605