ANTECEDENTES DA LEALDADE DOS ESTUDANTES ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

  • Bruno Faé Fucape Business School
  • Aridelmo Teixeira Fucape Business School
  • Mariana Marques de Lima Fucape Business School
  • Vitor Azzari Fucape Business School

Resumo

Este trabalho objetivou verificar quais são as variáveis antecedentes da lealdade entre os diferentes níveis de ensino dos Institutos Federais de Educação. Foi elaborado um modelo teórico de antecedentes da lealdade dos discentes, utilizando variáveis encontradas na literatura: Satisfação, Qualidade Percebida, Valor Percebido e Imagem. A diversidade de perfis de alunos nos Institutos Federais possibilitou verificar se há diferenças entre as variáveis antecedentes significativas para a lealdade entre os diferentes níveis de ensino. Foi feita uma pesquisa quantitativa com 1053 alunos de 03 níveis de ensino em 08 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Os resultados mostraram que há diferenças entre os construtos significativos para a lealdade entre os diferentes níveis de ensino pesquisados. Para os alunos do ensino médio, foram significativos os construtos satisfação e imagem. Para o ensino técnico foram significativos a satisfação, a qualidade percebida e o valor percebido e para o ensino superior foram significativos a satisfação e valor percebido.

Biografia do Autor

Bruno Faé, Fucape Business School
Mestre em Administração de Empresas
Aridelmo Teixeira, Fucape Business School
Doutor em Controladoria e Contabilidade
Mariana Marques de Lima, Fucape Business School
Mestre em Administração
Vitor Azzari, Fucape Business School
Mestrando em Ciências Contábeis
Publicado
2019-08-23
Seção
ARTIGOS