A DECISÃO DE PARTICIPAR: A INTERAÇÃO E A COOPERAÇÃO ENTRE EMPRESAS DO TURISMO DE PIRAPORA/MG

Daniel Rocha Silva, Fabricio Molica de Mendonça, Moises Luna Brandão, Gustavo Melo Silva

Resumo


Esse trabalho visa investigar os fatores que influenciam a decisão de participar de uma associação de empresas do turismo na cidade de Pirapora/MG. A localidade foi escolhida pelo fato de ter constituído há seis meses a Associação Nosso Turismo de Pirapora e Região (ANTUR). Estudar o turismo no contexto de aglomerados produtivos é estratégia plausível, visto que quanto mais estruturada estiver uma localidade maior poder de competição e sobrevivência. Assim para esse estudo foi utilizada a pesquisa quantitiva com a aplicação de questionário aos membros da Associação, com a intenção de verificar os motivos que os levaram a decisão de participar e relacioná-los com a literatura que aborda esse assunto. Os resultados revelam que o principal motivo é a possibilidade de compartilhamento do conhecimento, acompanhado de outros fatores, como usufruir de um sistema de informações turísticas e participar dos ganhos provenientes do trabalho em grupo. Outros fatores, como redução de custos de transação e poder de negociação com fornecedores comuns, aparecem como menos importantes. Espera-se que esses resultados indiquem um caminho para a Associação e para as organizações aperfeiçoarem o sucesso no gerenciamento do aglomerado turístico por meio do compartilhamento de conhecimento no aglomerado.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/reat.v13i2.15015