SUSTENTABILIDADE COMO TEMA PROPULSOR DO ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS NA MÍDIA SOCIAL/SUSTAINABILITY AS A USERS ENGAGEMENT PROMOTER IN SOCIAL MEDIA

João Coelho Soares, Aléssio Bessa Sarquis, Thiago Coelho Soares, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Resumo


As mídias sociais online são canais de marketing utilizados por empresas na divulgação de suas práticas de sustentabilidade. O estudo analisou o engajamento de usuários de mídias sociais nas postagens com tema sustentabilidade de empresas da carteira ISE da BM&FBOVESPA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa e descritiva, que utilizou como objeto de estudo 34 empresas da carteira ISE - Índice Sustentabilidade Empresarial. Foram coletados dados de 2.232 publicações em três mídias sociais (935 no Facebook, 1.135 no Twitter e 162 no Youtube). Os resultados mostram um panorama da presença das empresas da carteira ISE nas mídias sociais analisadas, incluindo as mídias sociais mais utilizadas e a frequência de publicação de conteúdo sobre sustentabilidade. O estudo revelou haver diferença estatística significativa no engajamento dos usuários quando a publicação aborda do tema sustentabilidade; que o engajamento dos usuários é maior nessas postagens, tanto em termos de dislikes, views como comments. O estudo contribuiu para ampliar a compreensão sobre o tema no contexto das empresas da carteira ISE e para identificar diferença estatística no envolvimento dos usuários em função do tema das publicações.


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DOI: https://doi.org/10.15210/reat.v14i1.15872