IMPACTOS DO TURISMO NAS DIMENSÕES DO BEM-ESTAR: UM ESTUDO SOB O OLHAR AUTÓCTONE NA ILHA AFRICANA DE SÃO TOMÉ/IMPACTS OF TOURISM ON THE DIMENSIONS OF WELL-BEING: A STUDY UNDER THE NATIVE LOOK IN THE AFRICAN ISLAND OF SAO TOME

  • Lesleysa Silva de Deus Afonso Universidade Federal do Ceará
  • Cláudia Buhamra Universidade Federal do Ceará
  • Hugo Osvaldo Acosta Reinado Universidade Federal do Ceará
  • Cristiane Buhamra Abreu Universidade de Fortaleza
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará

Resumo

O turismo apresenta importância crescente, entretanto, seus impactos nem sempre são positivos. O objetivo do presente estudo de caso é identificar como a população residente de uma localidade percebe o impacto do turismo sobre sua qualidade de vida. Como indicadores da qualidade de vida, foram utilizadas cinco dimensões de bem-estar, de Cummins (1997), agrupadas com base nos impactos do triple bottom line, de Elkington (1997): impacto econômico (bem-estar material); impacto social (bem-estar na segurança e na comunidade) e impacto ambiental (bem-estar na saúde e emocional). Foi realizada uma pesquisa exploratória, quantitativa, com aplicação de questionário a uma amostra de 151 residentes da ilha africana de São Tomé, cujo turismo é importante fator de desenvolvimento econômico. Os resultados mostram que o impacto das atividades turísticas na ilha sobre o bem-estar material e o bem-estar comunitário da população é percebido de forma positiva. O impacto sobre o bem-estar emocional e o bem-estar da saúde é percebido tanto positivo como negativo. Já o impacto sobre o bem-estar da segurança mostrou-se mais negativo. Esses resultados podem contribuir para a gestão pública e privada das atividades turísticas, visando minimizar riscos e maximizar os benefícios a todos os stakeholders.

Biografia do Autor

Lesleysa Silva de Deus Afonso, Universidade Federal do Ceará
Graduação em Administração de Empresas, pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, da Universidade Federal do Ceará.
Cláudia Buhamra, Universidade Federal do Ceará
Professor Titular do Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,  da Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pós-doutorado em Administração de Marketing em Montreal, Canadá, na John Molson School of Business da Concordia University.
Hugo Osvaldo Acosta Reinado, Universidade Federal do Ceará
Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV; Professor Associado do Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, da Universidade Federal do Ceará.
Cristiane Buhamra Abreu, Universidade de Fortaleza
Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidad de Barcelona; Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora Adjunta do Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, da Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2020-06-01
Seção
ARTIGOS