EVOLUÇÃO SUSTENTÁVEL: O CASO DA MORADAH CONSTRUTORA

  • Andriele Pinto de Amorim Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará
  • Helano Diógenes Pinheiro Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí.
  • Milena Cirino Capelo Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este é o caso da Moradah Construtora Ltda, uma empresa que tem por atividade principal a construção de edifícios residenciais verticais de alto padrão. O caso ocorre num cenário competitivo, no qual as construtoras são desafiadas a refrear investimentos em períodos em que a demanda seja limitada e as mudanças na postura do consumidor requerem cada vez mais atenção às questões voltadas à sustentabilidade, mas demandam altos custos.  A possibilidade de investir em mais uma certificação ambiental é a pauta do caso que coloca a empresa como objeto de reflexão em torno do seguinte objetivo: levar os alunos a atuar como protagonistas, levando-os a analisar a situação da empresa ao utilizar conhecimentos apreendidos sobre sustentabilidade empresarial para que proponham decisões adequadas para as questões apresentadas.  Recomenda-se o caso para disciplinas como Estratégia Empresarial e Gestão da Sustentabilidade nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração ou mesmo em disciplinas de cursos de Engenharia Civil voltadas à gestão.

Biografia do Autor

Andriele Pinto de Amorim, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará
Helano Diógenes Pinheiro, Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí.
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí.
Publicado
2019-08-23
Seção
CASOS PARA ENSINO