GASTRONOMIA E VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO/GASTRONOMY AND COMPETITIVE ADVANTAGE: A BIBLIOMETRIC STUDY

Resumo

O presente trabalho considera a gastronomia como uma área que vai além do simples ato de cozinhar, além de ser um campo empírico fértil de investigação. O seu objetivo é identificar o panorama das publicações internacionais acerca do tema “vantagem competitiva” no universo da gastronomia, por meio de um estudo bibliométrico. A busca resultou em artigos que contivessem no título, resumo ou palavras-chave, uma ou mais das expressões pesquisadas: gastronomy” OR “restaurant” AND “competitive advantage, nos estudos em Administração e áreas correlatas, encontradas na base de dados Scopus, de 2003 a 2019. Na busca inicial, foram encontrados 122 trabalhos e a amostra final foi constituída por 83 artigos e foram adotadas as seguintes etapas metodológicas: consulta a fonte de dados; aplicação dos filtros adequados; análise descritiva e temporal; análise de autores e instituições (Lei de Lotka); análise de referências, periódicos e áreas (Lei de Bradford); análise de palavras-chave e termos (Lei de Zipf); e análises conjugadas e conclusões. Como resultado, os dados encontrados apontam para um crescimento gradual teórico sobre o tema, mostrando que os estudos que enfatizam a gastronomia e a indústria de restaurantes, seu potencial e simbolismo e, principalmente, sua veia inovadora tem chegado aos principais periódicos mundiais.

Biografia do Autor

César Ricardo Maia de Vasconcelos, Universidade Potiguar - UnP
Doutor em Administração pela Université Pierre Mendes France – Grenoble II/France; Mestre em Administração pela Université Pierre Mendes France (France); Mestre em Tecnologia de Sistemas de Administração pela Université de Genève (Suisse), opção: Gestão de Sistemas de Informação; Professor permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração (PPGA) - Universidade Potiguar.
Thaís Barbosa Ferreira Andrade
Doutoranda em Administração pela Universidade Portiguar - UnP; Mestre em administração pela Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
2020-06-01
Seção
ARTIGOS