CAPACIDADE DE INOVAÇÃO E COCRIAÇÃO: UM ESTUDO QUALITATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO/INNOVATION CAPACITY AND CO-CREATION: A QUALITATIVE STUDY ON AN EDUCATIONAL INSTITUTION

  • Cláudio Mansoni Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul, PPGA: Mestrado em Administração. Avenida Independência, 2293 (CEP: 96815-900) Bairro Universitário 96815605 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil Telefone: (51) 37177300 Fax: (51) 37171855 URL da Homepage: http://www.unisc.br

Resumo

Com acirrada competitividade nos mercados aliada ao nível de exigência dos consumidores nos produtos e serviços, as organizações necessitam aprimorar suas práticas constantemente, assim como suas posturas diante do mercado. Além disso, estão associadas às mudanças de filosofia e as preferências do consumidor, responsiva do crescente dinamismo mercadológico, tal fato desafia a perpetuação institucional dos empreendimentos. Têm-se, através disso, importantes valias na capacidade de inovação e na cocriação. A capacidade de inovação é tida como o potencial interno para gerar novas ideias, identificar novas oportunidades no mercado ou desenvolver uma inovação comercializável através dos recursos e competências existentes na empresa. Já a cocriação vislumbra-se como uma forma latente diferenciação competitiva no desenvolvimento dos produtos e serviços. Este artigo trata de estudo sobre os procedimentos de gestão no que tange à capacidade de inovação e cocriação em uma Instituição de Ensino Superior. O método de pesquisa empregado foi a qualitativa com questionário estruturado e perguntas abertas. Os resultados obtidos no estudo demonstram que as diferentes formas de cocriação e da capacidade de inovação utilizadas pela IES apoiam consistentemente a criação de valor para a marca e sinaliza a importância de ações de aproximação com a comunidade acadêmica. Este estudo traz evidências importantes para clarificar e apoiar a implementação de estratégias para acelerar inovação e cocriação e fortalece a competitividade do empreendimento no seu segmento mercadológico.

Biografia do Autor

Cláudio Mansoni, Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul
Possui Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2018), Pós-Graduação em Educação Inclusiva na Universidade Cruzeiro do Sul (2018), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional (2015), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional (2014). Atualmente é tecnólogo em processos gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e docente de informática na EMEF Duque de Caxias. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e docência em informática.
Publicado
2020-06-01
Seção
ARTIGOS