A ABERTURA À MUDANÇA, O ENGAJAMENTO NO TRABALHO E A RELAÇÃO DE AMBOS COM A INTENÇÃO DE EXPATRIAR E DE SAIR DA EMPRESA - PROPOSIÇÃO DE UM MODELO

  • Silveli Cristo-Andrade Universidade da Beira Interior (UBI/Covilhã/Portugal) FUCAPE Business School (Vitória/ES/Brasil)
  • Bruno Felix FUCAPE Business School (Vitória/ES/Brasil)

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o traço de personalidade de abertura à mudança como antecedente da intenção de expatriar e de sair da empresa e o papel moderador do engajamento no trabalho em ambas as relações. Propôs-se um modelo teórico que associa os quatro construtos na forma de hipóteses. Para testar o modelo proposto, fez-se uma pesquisa de caráter quantitativo junto a profissionais com possibilidade ou vontade de trabalhar fora do país. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário online, sendo a análise desses dados coletados realizado através da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Como contributo teórico, apresentou-se um modelo para a integração dos construtos abertura à mudança, engajamento no trabalho, intenção de expatriar-se, intenção de sair da empresa. Em relação a contribuição prática este estudo pode permitir uma melhor seleção de funcionários ou candidatos a expatriação. Ou seja, os resultados deste estudo demonstraram que o traço de personalidade abertura à mudança, sozinho, não fortalece a intenção de um profissional de expatriar-se, contudo, pode atuar na decisão do profissional de deixar a empresa. Quanto ao engajamento no trabalho, este apresentou um papel moderador positivo em profissionais que são abertos à mudança quando a intenção deste profissional for expatriar-se, em contrapartida não mostrou ter influência em diminuir a intenção de sair da empresa deste mesmo profissional.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS