COCRIAÇÃO DE VALOR GERANDO EXPERIÊNCIAS ÚNICAS ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE CLIENTES E EMPRESAS: CASO DE ENSINO DOS CLUBES DE ASSINATURA DE CERVEJAS E LIVROS/VALUE CO-CREATION GENERATING UNIQUE EXPERIENCES THROUGH THE ITERACTION BETWEEN CLIENTS AND COMPANIES: CASE STUDY OF BEER AND BOOK SIGNING CLUBS

  • Luis Carlos Alves da Silva UNISC - Universidade de Santa Cruz Do Sul
  • Flávio Régio Brambilla UNISC - Universidade de Santa cruz do Sul
  • Lavinia Lopes de Mello UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

O presente caso de ensino objetiva demonstrar como as empresas conseguem agregar valor aos seus produtos, através de experiências construídas pela interação com os seus clientes. Nesse contexto o estudo aborda o caso dos clubes de assinatura de livros e clubes de assinatura de cervejas, por estes, ofertarem a seus clientes serviço customatizados, com modelo de atendimento personalizado. Metodologicamente estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica. Neste trabalho não foram citados os nomes das empresas, sendo uma representação fictícia da realidade. No discorrer do caso é realizada uma breve revisão da literatura da área, expandindo a visão de como a cocriação de experiências pode agregar valor às marcas e, além disso, também há questões para discussão do tema. Por fim, são apresentadas as notas de ensino, destinadas ao uso dos professores para aplicarem o caso de ensino, assim como as respostas das questões propostas. Espera-se que a discussão expanda o entendimento sobre a relevância da cocriação de valor para as empresas, especialmente no que tange a promoção de experiências únicas aos consumidores de seus produtos e serviços.

Biografia do Autor

Luis Carlos Alves da Silva, UNISC - Universidade de Santa Cruz Do Sul
Mestrando em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, Edital
Flávio Régio Brambilla, UNISC - Universidade de Santa cruz do Sul
Bacharel em Administração. Bacharel em Direito. Especialista em Recursos Humanos, Gestão Organizacional, Educação a Distância e Gestão Educacional. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Doutor em Administração. Professor Universitário (Mestrado em Administração). Pesquisador (interesse principal de pesquisa): Marketing Estratégico; Lógica Dominante do Serviço; Cocriação de Valor; Marketing de Relacionamento e CRM; 
Lavinia Lopes de Mello, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
Bacharel em Ciência Contábeis - Pela Universidade de Santa Cruz do Sul
Publicado
2020-06-01
Seção
CASOS PARA ENSINO