O IMPACTO DO REUNI NOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS BENEFICIADOS COM A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Resumo

O trabalho objetivou avaliar a situação operacional, financeira e econômica dos municípios mineiros e as implicações da implantação de um campus universitário com a expansão promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) sobre os indicadores socioeconômicos. A análise é importante e oportuna por tratar-se de uma política pública findada em 2012, cujos avanços quantitativos na expansão das universidades públicas federais propiciaram o acesso à educação superior pública em regiões onde inexistia a oportunidade de ingressar na rede federal de ensino, apesar das limitações e possibilidades constatadas nos municípios. Ademais, o trabalho busca subsidiar a tomada de decisão em futuras ações do poder público federal na elaboração e implementação de políticas públicas no âmbito da educação com vistas aos efeitos a nível municipal. Para isso, as pesquisas bibliográficas e documentais fundamentaram a análise descritiva e comparativa da variação, a realização dos testes de diferenças entre médias e estimativas das taxas de crescimento anuais. Portanto, constatou-se que a presença de um campus universitário interfere na estrutura organizacional e imobiliária do município ao dinamizar a economia local, proporcionar o crescimento, maior oportunidade de qualificação profissional e gerar empregos para os moradores locais.

Biografia do Autor

Camila Henriques de Paula, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Mestre em Administracao com concentracao na area Pública pelo Programa de Pos-graduacao em Administracao da Universidade Federal de Vicosa - UFV (2018), Especializacao em Contabilidade pela Faculdade Internacional Signorelli (2013) e graduacao em Ciencias Contabeis pela UFV (2011). Atuou como professora substituta do Departamento de Administracao e Contabilidade/UFV de 2011 a 2012 e atualmente e Contadora na mesma instituicao. Tem experiencia academica e cientifica nas areas de Administracao, Administracao Pública, Contabilidade Geral, Rural, Intermediaria, Pública e de Custos.
Débora Gonzaga Martin, Universidade Federal de Viçosa
Doutoranda em Administração com concentração na área Pública pelo Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
Luiz Antonio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa
Professor Associado e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Viçosa-UFV.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS