AIRBNB E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS: UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA SOBRE OS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM

Resumo

Este artigo pretende contribuir para o corpo existente de trabalhos acadêmicos críticos sobre as economias de compartilhamento, turismo e novas (re)organizações socioeconômicas derivadas disso. Para tanto, discute-se como organizações contemporâneas, como a empresa de hospedagens domésticas Airbnb, podem influenciar na construção das representações coletivas sobre os serviços que oferecem. Abordamos empiricamente o fenômeno a partir da Análise de Conteúdo de um corpus preliminar de 615 avaliações pós-estadia deixadas no site. Os dados sugerem que as representações coletivas neste meio são construídas a partir de estados mentais coletivos que mesclam senso de pertencimento comunitário à ideia de proximidade. Construção, tal, relacionada aos processos de adaptação do capitalismo às críticas quanto aos modelos de hospedagem anteriores. Para além de reinterpretar o conceito sociológico clássico de representações coletivas tomando como base novas formas de consumo relacionadas ao universo do turismo, a originalidade e contribuição do presente estudo está em, efetivamente, colocar em prática um diálogo interdisciplinar entre sociologia e turismo.[1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001.

Biografia do Autor

Greice Martins Gomes, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Administração, Especialista  em Psicologia Organizacional, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com mestrado Sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente é Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Elaine da Silveira Leite, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia nesta mesma instituição (PPGS/UFPEL).
Publicado
2021-06-25
Seção
ARTIGOS