INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COM FOCO EM INOVAÇÃO

Resumo

A gestão de recursos humanos (GRH), quando implementada de forma adequada, desempenha um papel essencial no desenvolvimento de uma cultura corporativa voltada para a inovação, isso porque a capacidade de uma organização para inovar depende dos conhecimentos, das habilidades e do comprometimento dos seus colaboradores. Por essa razão, gestão de pessoas e inovação tem sido objeto de diversos estudos no âmbito acadêmico. Em face ao exposto, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a produção científica internacional sobre gestão de recursos humanos com foco em inovação. Para tanto, realizou-se um mapeamento sistemático de trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de congressos indexados na base de dados Scopus, no período de 2001 a 2020. Analisou-se 1.464 trabalhos, a partir dos quais pode-se apontar para uma tendência ascendente no número de publicações versando sobre o assunto analisado. Os achados na literatura indicam um crescente interesse dos pesquisadores por essa temática. Verificou-se ainda a hegemonia dos Estados Unidos e da China em relação ao número de publicações. Os dados do estudo reforçam a importância de se investir em pesquisa e desenvolvimento, destacando o capital humano como fonte de inovação e vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Nilmara da Silva Carvalho, Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Francisco Valdivino Rocha Lima, Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS). Graduado em Administração (UESPI). Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Antônia Lopes dos Santos Filha, Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Jessyk Fernanda de Sousa Rosa Oliveira, Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Graduada em Administração pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA); e em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Publicado
2021-11-25