COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE ETNOGRÁFICA EM MESTRADO PROFISSIONAL NO SUL DO BRASIL

  • Maicon da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Luis Carlos Alves da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). https://orcid.org/0000-0002-9398-7240

Resumo

Este artigo, por meio do método observacional aplicado com coleta de dados baseada em cocriação, analisa a geração de valor no ensino superior privado, no ambiente da sala de aula de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade situada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos, a metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, qualitativo-exploratório, por meio de uma abordagem de orientação etnográfica. Com relação aos resultados obtidos, identificou-se que no ambiente da universidade ocorre a participação, interação, relacionamentos e troca mútua de experiências entre professor e aluno(s). Já, os constructos da pesquisa apontam para evidências de que a cocriação de valor ocorre pela interação entre aluno e professor no ambiente de sala de aula, centrado no valor do saber. Identifica-se também a necessidade de desenvolvimento crítico dos alunos, com base em posturas pouco consistentes no entendimento das práticas pedagógicas, o que alerta para a importância dos processos seletivos e as deficiências na formação educacional de base.

Biografia do Autor

Maicon da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Mestre em Admnistração.
Luis Carlos Alves da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Mestre em Admnistração.
Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Doutor em Administração. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Publicado
2022-08-09