AVALIAÇÃO DA CONDUTA DE EMPRESÁRIOS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, BRASIL, EM RELAÇÃO AOS INVESTIMENTOS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

  • Aline Silva de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioete
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ivano Ribeiro Universidade Nove de Julho - Uninove

Resumo

Este artigo teve como objetivo avaliar a conduta de empresários em relação aos investimentos para a preservação do meio ambiente, o estudo teve um caráter exploratório e foi desenvolvido por meio de questionários aplicados a 170 empreendedores capacitados pelo Programa Bom Negócio Paraná (PBNP) em quatro municípios da região oeste do Estado do Paraná - Brasil. Para avaliar a conduta dos empresários em relação a preservação do meio ambiente foi utilizado um instrumento já validado para a identificação do grau de consciência ambiental e consumo ecológico. Os dados foram relacionados a dois grupos distintos, os que investem e os que não investem na área ambiental. Os resultados indicam a existência de uma maior consciência ambiental no grupo de empresários que investe na área. Já em relação ao consumo ecológico esta diferença não se comprovou, sugerindo que uma maior consciência ambiental, e até mesmo o investimento na área não reflete um consumo ecológico por parte destes empresários. 

Biografia do Autor

Aline Silva de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioete
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Unioeste.
Ivano Ribeiro, Universidade Nove de Julho - Uninove
Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Publicado
2014-07-04
Seção
ARTIGOS