Empreendedor-Coordenador Brasileiro: Análise Através da Metáfora Médico e Monstro

  • Gustavo Dalmarco PUCRS
  • Cristina Zaniol
  • Daniel Selao
  • Elisabeth Cristina Drumm

Resumo

Inovação está no plano estratégico da maioria das empresas brasileiras. O empresário local, a partir dos novos desafios com abertura de mercado nos anos 90, tende a adotar uma posição mais empreendedora, sem abandonar suas funções de coordenação. Analisando este perfil através da metáfora médico/monstro, o desafio do empresário é equilibrar as duas facetas: gerenciar sua empresa e identificar oportunidades para a realização de novas combinações. Desta forma, este artigo busca evidências de uma nova mentalidade do empresário brasileiro, que articula seu dia-a-dia entre as dimensões de coordenação e inovação. Realizando uma pesquisa exploratória e descritiva, buscou-se identificar as características deste tipo de empresário em empresas do sul do Brasil. Os resultados mostraram indícios deste perfil nos empresários, articulando as dimensões de coordenador-médico e empreendedor-monstro. As empresas estabelecidas realizaram iniciativas de adaptação e reestruturação, rearranjando suas competências internas para os novos desafios. Por sua vez, as novas empresas demonstram perfil mais flexível, não somente desenvolvendo novas tecnologias como ampliando suas atividades para o mercado internacional. Desta forma, o perfil “monstro” do empresário aponta para o fortalecimento no desenvolvimento tecnológico, enquanto o perfil “médico” demonstra a competência gerencial para competir não somente pelo mercado brasileiro, mas também internacionalmente.

Biografia do Autor

Gustavo Dalmarco, PUCRS
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS. Pesquisador nas áreas de Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Interação Universidade-Empresa.
Publicado
2014-07-07
Seção
ARTIGOS