CONDENADOS A VENCER: A ATUAÇÃO DO SEBRAE NA PRODUÇÃO DISCURSIVA DO INDIVÍDUO EMPREENDEDOR DE SI MESMO

  • Larissa Ferreira Tavares Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Resumo

Diretamente relacionado ao fortalecimento do discurso neoliberal, o objetivo deste trabalho é analisar o papel do SEBRAE na disseminação e reprodução do empreendedorismo no Brasil. Para realizar este estudo de caso, optou-se por uma abordagem predominantemente qualitativa. A coleta de dados se deu de forma secundária através do site do SEBRAE, e primária, a partir da observação direta dos cursos de ensino à distância do SEBRAE no perfil “Quero empreender” (cartilhas e depoimentos do fórum de apresentação dos cursos). Em geral, o material analisado permitiu sintetizar a discussão em duas categorias: “Empreendedorismo como movimento social mundial” e “SEBRAE vendedor de sonhos”. Na primeira, o SEBRAE parece apontar que o empreendedorismo deve estar no topo das prioridades de um governo. Na segunda, a atenção da referida organização recai para a caracterização desse novo indivíduo: o empreendedor de si. 

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Tavares, Instituto Federal Sul-rio-grandense
Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua como Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Campus Camaquã)
Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como Professor no curso de Graduação em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2015-12-08
Seção
ARTIGOS