ATUAÇÃO DOS AGENTES DE COMUNICAÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NA REDE SOCIAL FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO DA GLOBAL RECORDS

  • Holbein Oliveira de Menezes Filho Universidade Estácio de Sá – UNESA/MADE
  • Marcelo Augusto Menezes Deluca Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Deosir Flávio Lobo Castro Junior IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Márcio Nakayama Miura Universidade Estadual Oeste do Paraná – UNIOESTE

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências dos agentes de comunicação da indústria fonográfica atuantes no Facebook no estimulo ao consumo do produto fonográfico, identificando os efeitos das estratégias de comunicação nesse ambiente e sua influência na construção de significados e consumo. Baseada em um estudo de caso de abordagem qualitativa, a coleta de dados foram utilizados entrevistas semiestruturadas, conduzidas individualmente face a face com os sujeitos selecionados. O publico alvo, ficou restrito aos moradores das Zonas Sul e Oeste da cidade do Rio de Janeiro, na faixa etária de 20 a 50 anos. A análise dos dados utilizou-se Gollner e Goulart (2013), adotando a análise do conteúdo e reagrupamento das mensagens em categorias temáticas, visando buscar elementos que expressem os conceitos: Institucional; Mercadológica e Relacional. Como conclusão ficou a importância da divulgação do produto fonográfico no Facebook, devido em parte ao enfraquecimento dos efeitos na criação de significados dos produtos por meio da divulgação na imprensa, no rádio e na TV, demonstrando o potencial desse canal, que não vem sendo bem explorado.

Biografia do Autor

Holbein Oliveira de Menezes Filho, Universidade Estácio de Sá – UNESA/MADE
Mestre em Administração / Gerente de Operações América Latina – Universal Music
Marcelo Augusto Menezes Deluca, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Doutorando em Administração - UNIVALIMestre em Administração - UFSCGraduado em Administração - UFS
Deosir Flávio Lobo Castro Junior, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Administração e Turismo - UNIVALIMestre em Administração - ESAG / UDESCBacharel em Administração - UFSC
Márcio Nakayama Miura, Universidade Estadual Oeste do Paraná – UNIOESTE
Doutor em Administração e Turismo - UNIVALIMestre em Administração - UFSCBacharel em Administração
Publicado
2015-12-08
Seção
ARTIGOS