AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO / SOCIAL AND ENVIRONMENTAL ACTIONS IN A CREDIT COOPERATIVE

  • Angela Maria Haberkamp Centro Universitário UNIVATES e Universidade unisinos.
  • Alexandre André Feil Centro Universitário UNIVATES
  • Adriano José Azeredo Centro Universitário UNIVATES
  • Cheila Daiane Kalkmann Centro Universitário UNIVATES

Resumo

pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos associados e funcionários de uma cooperativa de crédito em relação à relevância dos programas sociais e ambientais desenvolvidos. Para tanto, foram aplicados questionários aos 37 associados e 31 funcionários, durante o mês de maio de 2015. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários a associados e funcionários, pesquisa documental e entrevista não estruturada. Os resultados mostram que 46% dos associados conhece e sabe da importância dos Programas Sociais da Cooperativa. Além disso, para os associados, estimular o desenvolvimento do cooperativismo da comunidade, é o aspecto considerado mais importante. Já os funcionários acreditam que os programas fazem com que o associado conheça a realidade da cooperativa, entenda o seu papel como associado e estimule o associado a participar da gestão. Em relação à política de sustentabilidade, constatou-se que 84% dos respondentes a conhecem e concordam que a cooperativa foi criada com o objetivo de ir corroborar com os princípios cooperativistas. 

Biografia do Autor

Angela Maria Haberkamp, Centro Universitário UNIVATES e Universidade unisinos.
Docente permanente do Centro Universitário UNIVATES, alocado no Centro de Gestão Organizacional (CGO) nos cursos de Ciencias Contábeis e Administração. E doutoranda na Universidade Unisinos em Contabilidade.
Alexandre André Feil, Centro Universitário UNIVATES
Docente permanente do Centro Universitário UNIVATES, alocado no Centro de Gestão Organizacional (CGO) nos cursos de Ciencias Contábeis e Administração.
Adriano José Azeredo, Centro Universitário UNIVATES
Docente permanente e coordenador adjunto do curso de ciencias contábeis do Centro Universitário UNIVATES, alocado no Centro de Gestão Organizacional (CGO).
Cheila Daiane Kalkmann, Centro Universitário UNIVATES
Bacharel em Ciencias contábeis no Centro Universitário UNIVATES.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS