A INFLUÊNCIA DA FELICIDADE, DA SATISFAÇÃO COM A VIDA, DA DEPRESSÃO E DO ESTRESSE SOBRE AS COMPRAS HEDÔNICAS / THE INFLUENCE OF HAPPINESS, SATISFACTION WITH LIFE, DEPRESSION AND STRESS ABOUT HEDONIC SHOPPING

  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Adriana Kriek Constante Uniasselvi (Blumenau).
  • Denise Del Prá Neto Machado Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

O consumo hedonista refere-se às compras por prazer, no qual, sentimentos pessoais positivos e negativos por parte do consumidor podem determinar o seu comportamento de compra. Buscando compreender esta relação, o presente artigo discute o impacto da felicidade subjetiva, da satisfação com a vida, da depressão e do estresse sobre as compras hedônicas de produtos eletrônicos inovadores. A pesquisa descritiva e quantitativa ocorreu na cidade de Blumenau-SC, sendo que 282 alunos de 11 cursos de graduação responderam a um questionário elaborado com base nas cinco questões estudadas. Por meio de regressão e correlação, percebeu-se que apenas a felicidade impacta no hedonismo, no entanto, de modo inverso. Os resultados sugerem que as pessoas felizes tendem a sentir menor nível de prazer ao comprar. Isto pode acontecer por elas estarem acostumadas a viver situações positivas, não tendo nas compras hedônicas a mesma satisfação das demais. A principal contribuição do estudo foi identificar que hedonismo é um momentâneo e circunstancial, e por despertar um momento prazeroso, pode ser preterido por pessoas que estão passando por momentos difíceis.

Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Doutor e Mestre Administraçao;Professor Adjunto da UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito.
Adriana Kriek Constante, Uniasselvi (Blumenau).
Mestre em Administração pela FURB.
Denise Del Prá Neto Machado, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Pós-Doutora pela Universidade de Brasília (UNB);Doutora em Administração pela FGV-SP;Mestre em Administração UFSC;Docente do PPGAD e PPGCC da FURB.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS