ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR EM COMPRAS ONLINE: VALIDAÇÃO DA ESCALA PPCR NO CONTEXTO BRASILEIRO / CONSUMER REGRET IN ONLINE SHOPPING: PPCR SCALE VALIDATION

  • Patricia Liebesny Broilo PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Renata Gonçalves Santos Silva PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Kersting Gomes PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Saraiva Frio FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

As novas tecnologias possibilitam ao consumidor realizar compras por meio da internet. Entretanto, assim como nos meios convencionais, compras pelo meio online podem implicar em arrependimento. Este artigo apresenta os resultados de replicação da escala PPCR (Post-Purchase Consumer Regret) no contexto brasileiro, com enfoque no arrependimento de compras realizadas online. Considera-se o construto do arrependimento com dois componentes, nomeadamente, o arrependimento do consumidor pelos resultados da compra e o arrependimento do consumidor pelo processo da compra, cada qual constituído de duas dimensões: a primeira, pelas alternativas preteridas e pela mudança de significado, e a segunda, pela consideração demasiada e pela pouca consideração no processo de compra. Como resultado do estudo, apresenta-se a escala final validada em português, com devidas adequações em relação à escala original, bem como sugestões para pesquisas futuras acerca do arrependimento do consumidor.

Biografia do Autor

Patricia Liebesny Broilo, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Pesquisa em Marketing.
Renata Gonçalves Santos Silva, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Pesquisa em Marketing.
Fernanda Kersting Gomes, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Pesquisa em Marketing.
Ricardo Saraiva Frio, FURG - Universidade Federal do Rio Grande
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Pesquisa em Marketing. Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS