Sobre a Revista

Foco e Escopo

Cadernos de Memória e Patrimônio - ///////MP - é registro e apresentação da produção teórico e prática das disciplinas, dos resultados parciais das pesquisas e dos enfoques temáticos em andamento no programa de Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural - ICH/UFPel; é instrumento legítimo para o acesso aos conteúdos desenvolvidos sobre Memória Social e Patrimônio Cultural; designa responsabilidades para com a qualificação acadêmica e potencializa a prática daquilo que podemos compreender como extroversão do conhecimento para a formação de público. Estratégia de organização coletiva e registro das abordagens metodológicas, de conteúdos didático/pedagógicos, configurando publicação acadêmica dos resultados atingidos semestralmente, ///////MP circunscreve-se nas especificidades da editoração eletrônica e explora assim as linguagens visuais, textuais e sonoras, proporcionando exercer seu caráter de complementariedade em virtude de suas respectivas hibridações. De possíveis e distintas linguagens, e não menos diversas, ///////MP opera-se a partir de suportes eletrônicos, contemplando suas interfaces de elaboração e agenciamento computacional. Seu estatuto de re-apresentação das tomadas de decisão dos seus autores, tratado pela hipermídia no mais puro estatuto dos e-books, torna-o atualizável, co-autoral e de potencial compartilhamento. ///////MP é periódico que possui transversal temática, foco que interrelaciona um conjunto de reflexões. Seus temas, escolhidos a partir do conteúdo selecionado para cada edição, apresentam-se por artigos/ensaios especiais de autor convidado. Com características distintas de abordagens didático/pedagógicas e de terminalidades específicas das áreas que abrangem, a partir destes registros, o conjunto de disciplinas do PPGMP pode ser refletido conceitualmente, seja pelos materiais/linguagens utilizadas ou pelas estratégias de abordagens, para sua necessária distribuição e acesso. Deste modo, ///////MP intenciona instrumentalizar seus envolvidos para organização, redação, editoração, publicação e distribuição dos seus consequentes resultados.

Processo de Avaliação pelos Pares

O caderno///////MP aceita para avaliação trabalhos inéditos, oriundos de trabalhos de pesquisa, sob a forma de artigos, resenhas, ensaios, ensaios visuais e relatórios. Os textos submetidos são avaliados regularmente por dois pareceristas e a decisão editorial cabe aos editores. Os pareceristas são pesquisadores de reconhecido domínio nas áreas de interesse da revista, que podem ser membros do conselho editorial ou colaboradores ad hoc. Os textos são enviados para avaliadores compatíveis com os temas tratados e que tenham domínio do idioma no qual é escrito o texto. A revista assegura a avaliação por pares cega e reencaminha submissões sempre que for observado conflito entre os pareceres ou conflito de interesses. O resultado do processo de avaliação é o aceite integral do texto, o aceite com revisões e o não aceite. As revisões são indicadas pelos pareceristas e endossadas pelos editores e cabe aos autores atende‐las integralmente no prazo estipulado. O não atendimento resultará em não publicação do texto.

A avaliação deverá considerar se o texto submetido atende a proposta da chamada, bem como ao escopo da revista. Valorizará a procedência dos resultados em trabalhos de investigação científica e levará em conta a presença de resultados e a contribuição para os estudos em memória e patrimônio. As seções do ///////MP priorizam doutorandos e mestrandos, mas, podem aceitar doutores, mestres, especialistas, graduados e graduandos. Verifica‐se a ocorrência de plágios ou apropriações indébitas de fontes e se houver, o texto não será enviado para avaliação ou publicação. Além de atender aos itens específicos de avaliação, indicados pelo caderno, a avaliação levará em conta a correção gramatical, o respeito às Normas Brasileiras Técnicas, a qualidade redacional e o rigor científico.

O conteúdo dos textos publicados no caderno ///////MP é única e exclusivamente de responsabilidade dos autores, cabendo a estes responder pelas opiniões e conclusões apresentadas. 

O caderno ///////MP publica textos escritos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês, no entanto todos deverão conter o resumo em língua portuguesa e inglesa.

Periodicidade

Publicação Periódica / Semestral

Política de Acesso Livre

Este caderno oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona, potencialmente, democratização do conhecimento.

FICHA CATALOGRÁFICA

Dados de Catalogação na Publicação (CIP) Internacional

Ubirajara Buddin Cruz – CRB 10/901

 

 

 

 

 

  Cadernos de Memória e Patrimônio [recurso eletrônico]. – Ano 1, n.1 (1. sem. 2016). – Pelotas : Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, 2016-

 

Semestral

Edição de lançamento. Acervos culturais e suportes de memória / (Orgs.) Fábio Vergara Cerqueira, Carla Rodrigues GastaudIsabel Halfen Torino.

Coordenadores: João Fernando Igansi Nunes, Francisca Ferreira Michelon.

ISSN: 2359-6686

 

1.Memória. 2.Patrimônio.3.Cultura. I.Nunes, João Fernando Igansi. II.Michelon, Francisca Ferreira.

 

 

                                                                                            CDD: 720.8