Um estudo sobre a relação entre imaginário, comunicação e design

  • Mônica Lima de Faria Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Rodrigues Silveira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Imaginário. Design. Projeção-identificação. Comunicação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estreitar a relação entre o imaginário e o design, a fim de compreender como o imaginário pode otimizar o trabalho do designer. Além disso, será discutido o papel de profissionais da área da comunicação na formação das concepções comuns de um grupo, por meio da criação de imagens, num momento no qual – graças à integração feita por meio da Internet – o acesso a informação se tornou muito mais fácil. Essa otimização será feita se aproveitando do imaginário coletivo do público-alvo – vivências, preferências estéticas e temáticas - a fim de conquistar sua afeição por meio da identificação, partindo das concepções de alguns estudiosos da área como Flusser, Maffesoli, Durand e Morrin. 

Biografia do Autor

Mônica Lima de Faria, Universidade Federal de Pelotas
 
Gabriela Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas
 

Referências

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro. Difel, 2004.

FARIA, Mônica Lima de. Imagem e Imaginário dos vilões contemporâneos. 2012. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo, Editora Cosac Naify, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOPES, Leonardo Baptista. Personagens e estereótipos: estudo sobre representação visual de personagens com base em estereótipos. Itajaí: UNIVALI, 2009.

LUERSEN, Eduardo Harry. Design e imaginário: Os projetos de cartaz para filmes do subgênero realismo fantástico. Monografia para obtenção de grau de bacharel em Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 85 p., 2010.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº 15, agosto 2001, p. 74 -81.

__________________. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº 20, abril 2003, p. 13-19.

MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário: neurose. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

_____________. Cultura de Massas no Século XX. Lisboa: Moraes Editores, 1970.

MOTTA, Luiz Gonzaga. O imaginário: em busca de uma síntese entre o ideológico e o simbólico na análise da dinâmica sócio-cultural latino-americana. Eptic On-Line (UFS), Brasil, v. 4, n. 3, p. 01-21, 2002.

PORTINARI, Denise Berruezo. A noção de imaginário e o campo do design, 1999, In: SATO, Adriana Kei Okashi. Imaginário e design: ressignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva.

São Paulo, 2007.

SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre, Editora Sulina, 2003.

Publicado
2018-11-21
Como Citar
Faria, M. L. de, & Silveira, G. R. (2018). Um estudo sobre a relação entre imaginário, comunicação e design. CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL, 1(1). https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12701
Seção
Linguagens do Design: comunicação, cultura e arte