Ilustração crítica e o engajamento social no design gráfico

  • Cláudio Aleixo Rocha UFG/Design Gráfico
Palavras-chave: design gráfico, Ilustração crítica, Cultura Visual, Design Gráfico Socialmente Engajado

Resumo

A proposta do artigo é discorrer teoricamente o conceito de design gráfico socialmente engajado e expor de que maneira a ilustração crítica pode ser pensada e materializada a partir desse conceito. Outro ponto abordado pelo trabalho diz respeito a importância do ensino do design gráfico socialmente engajado e dos princípios da ilustração crítica na formação do designer gráfico brasileira. Tais apontamentos são exemplificados em trabalhos de diferentes ilustradores que divulgam seus projetos visuais no ambiente on-line. Ambos utilizam a ilustração crítica como forma de questionamento e engajamento em diferentes causas sociais. Seus processos criativos têm em comum o uso da reapropriação de imagens que circulam no ambiente social, cultural e mercadológico. Foram escolhidos para este artigo o projeto “Anti-Logo, as ilustrações críticas dos designers Eduardo Salles, Adel Banfeel, Marco Melgrati  e do artista gráfico Pawel Kuczynsk.

Biografia do Autor

Cláudio Aleixo Rocha, UFG/Design Gráfico
Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico (UFG) e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (PUC).

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRAGA, M. C. (Org.). O papel social do design gráfico. História, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac. 2011.

JAMESON, Frederic. Espaço e imagem - teorias do pós-moderno e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual - conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.

MEGGS, Philip B; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

NEVES, Flávia de Barros. Contestação gráfica: engajamento político-social por meio do design gráfico. In: BRAGA, M. C. (Org.). O papel social do design gráfico. História, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac. 2011.

Publicado
2021-06-15
Como Citar
Rocha, C. A. (2021). Ilustração crítica e o engajamento social no design gráfico. CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL, 2(1), 51-67. https://doi.org/10.15210/chapon.v2i0.18390
Seção
Linguagens do Design: comunicação, cultura e arte