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Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual será convidado a participar na condição de proponente um pós graduando, preferencialmente doutorando. Serão suas tarefas o convite à submissão de pesquisadores, tanto de graduação quanto de pós graduação, o apoio à Editoria, e a redação de uma apresentação para o dossiê temático proposto. A segunda seção será composta por artigos livres. A terceira seção será específica para área de Ensino de História, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira, dentro do prazo máximo de três anos desde a primeira edição.

- Serão aceitos apenas trabalhos inéditos de História ou áreas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses;

- Os artigos poderão ter no máximo três autores em trabalho de coautoria. Não serão aceitos trabalhos em coautoria com professores;

- Cada artigo deverá ter no mínimo dez páginas e no máximo vinte de texto no total, conforme formatação indicada, inclusos imagens, fontes utilizadas e referências bibliográficas;

- As resenhas deverão contar com um único autor e ter no mínimo três páginas e no máximo seis  de texto;

- Excetuando os trabalhos destinados aos dossiês temáticos, artigos e resenhas serão aceitos em fluxo contínuo;

-Os artigos deverão ser submetidos através do site da Revista (https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO) e também enviados para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com. Juntamente com o artigo, deve ser enviado o link do Lattes do(s) autor(es). O nome do arquivo a ser enviado deve estar conforme o exemplo: SOBRENOME - Nome do autor - Nome do artigo.docx ou .doc . No título do email (campo assunto) deve estar especificado a seção a que está sendo submetido o artigo (dossiê, resenha, artigos livres etc.)

Disponibilizamos um modelo de como deve ficar a aparência final do artigo em https://drive.google.com/open?id=1SkMkV8Q_1tcSbkJJGDFE23Sb3cCULks9. No seguinte link podem ser consultadas as normas mais recentas da ABNT: https://drive.google.com/drive/folders/1avrx56y4ELcIQG3fDuAsbyeZekVMemT9?usp=sharing. Além disso, as produções deverão ser formatadas de acordo com as seguintes normas:

1) Textos justificados e em formato .doc ou .docx;

2) Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12 para o corpo do texto e 10 para as notas de rodapé; espaçamento entre linhas: 1,5 no corpo geral do texto e 1,0 nas notas de rodapé, referências e fontes utilizadas; espaçamento entre parágrafos deve ser 0 ;

3) Margens: Superior: 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

4) As páginas deverão ser numeradas na margem inferior direita;

5) As seções (subtítulos) do artigo não devem ser numeradas;

6) Os artigos deverão apresentar um resumo de até dez linhas em espaçamento simples, 3 a 4 palavras chave, abstract e keywords; resenhas não necessitam de resumo ou palavras-chave;

7) As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte. As citações a partir de quatro linhas devem estar com recuo esquerdo de 4 cm, tamanho 11 e fonte Times New Roman com espaçamento simples, sem aspas;

8) As imagens devem seguir o modelo proposto pela ABNT NBR, 6022, de 16 de maio de 2018. 

6.6 Ilustrações: 

Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fuxograma, fotografa, gráfco, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, fgura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração.

9) As referências utilizadas no corpo do texto devem seguir o sistema autor/data. Exemplo: (SOBRENOME, ano, página). As notas deverão constar em rodapé, com finalidade explicativa. As notas devem ser inseridas depois da pontuação;

10) Servem de modelo para as referências bibliográficas os seguintes exemplos:

Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Subtítulo. Tradução, se houver. Edição, se houver. Cidade: Editora, Ano.

Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Subtítulo. Tradução, se houver. Cidade: Editora, Ano, número inicial e número final das páginas do capítulo.

Artigos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade: editora, volume, número, mês(es), número inicial e número final das páginas do artigo, ano.

Sites: Autor e título (se houver). Disponível em: www... Acessado em dd/mm/aaaa.

- À respeito de formatação, as referências devem estar com espaçemento simples, 0pt antes e 6pt depois.

10) A produção deverá começar com o título e, a direita, abaixo do mesmo, deverá constar a autoria e a instituição de origem (sigla). Pede-se ainda que o autor coloque dados de biografia acadêmica em nota de rodapé. 

11) Os casos omissos acima deverão seguir as normas mais recentes de publicação da ABNT.

- Cada artigo será submetido à análise de um parecerista ad hoc e só será publicado se aprovado. Em caso de alterações assinaladas pelo parecerista, o artigo será reencaminhado ao autor com os apontamentos do mesmo.

- Cabe à comissão editorial a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

- Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação ou não de suas produções.

O atendimento das normas acima é de inteira responsabilidade do autor.

O teor dos artigos e as opiniões neles expressas são de inteira responsabilidade do autor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto submetido por mim é original, inédito e não foi encaminhado simultaneamente a outros periódicos/livros
  2. Eu adequei o artigo às normas, conforme solicitado no site da Revista

  3. Eu verifiquei se meu artigo está conforme o modelo disponibilizado no site da Revista
  4. Eu enviei o arquivo em .docx para o email da Revista (oficiosdeclio@gmail.com)
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).


 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.