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Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

A Revista discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual será convidado a participar, na condição de proponente, um pós graduando, preferencialmente doutorando. Serão suas tarefas o convite à submissão de pesquisadores, tanto de graduação quanto de pós graduação, o apoio à Editoria, e a redação de uma apresentação para o dossiê temático proposto. A segunda seção será composta por artigos livres. A terceira seção será específica para área de Ensino de História, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira, dentro do prazo máximo de três anos desde a primeira edição.

  • Serão aceitos apenas trabalhos inéditos de história ou áreas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído há no máximo seis meses;

  • Os artigos poderão ter no máximo três autores em trabalho de coautoria. Não serão aceitos trabalhos em coautoria com professores;

  • Cada artigo deverá ter o mínimo de dez e o máximo de vinte páginas de texto,  conforme formatação indicada;

  • As resenhas deverão contar com um único autor e ter no mínimo três e no máximo seis páginas de texto;

  • Os artigos deverão ser submetidos através do site da Revista (https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO) e também enviados para o e-mail: oficiosdeclio@gmail.com

Disponibilizamos um modelo de como deve ficar a aparência final do artigo em https://drive.google.com/open?id=1SkMkV8Q_1tcSbkJJGDFE23Sb3cCULks9. Além disso, as produções deverão ser formatadas de acordo com as seguintes normas:

1) Textos justificados e em formato .doc ou .docx;

2) Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12; Espaçamento entre linhas: 1.5;

3) Margens: Superior: 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

4) As páginas deverão ser numeradas na margem inferior direita;

5) Os artigos deverão apresentar  um resumo de até dez linhas, com 3 a 4 palavras chave, deverão ainda contar com abstract e keywords (em língua inglesa); resenhas não necessitam de resumo ou palavras-chave;

6) As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte. As citações a partir de quatro linhas devem estar com recuo esquerdo de 4 cm, tamanho 11 e fonte Times New Roman com espaçamento simples, sem aspas;

7) As referências utilizadas no corpo do texto devem seguir o sistema autor/data. Exemplo: (SOBRENOME, ano, página). As notas deverão constar em rodapé, com finalidade explicativa. As notas devem ser inseridas depois da pontuação;

8) Servem de modelo para as referências bibliográficas, os seguintes exemplos:

Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Subtítulo. Tradução, se houver. Edição, se houver. Cidade: Editora, Ano.

Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Subtítulo. Tradução, se houver. Cidade: Editora, Ano, número inicial e número final das páginas do capítulo.

Artigos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade: editora, volume, número, mês(es), número inicial e número final das páginas do artigo, ano.

Sites: Disponível em: www... Acessado em dd/mm/aaaa.

8) A produção deverá começar com o título e, a direita, abaixo do mesmo, deverá constar a autoria e a instituição de origem. Pede-se ainda que o autor coloque dados de biografia acadêmica em nota de rodapé.  

9) Os casos omissos acima deverão seguir as normas de publicação da ABNT.

  • Cada artigo será submetido à análise de um parecerista ad hoc e só será publicado se aprovado. Em caso de alterações assinaladas pelo parecerista, o artigo será reencaminhado ao autor com os apontamentos do mesmo.

  • Cabe à comissão editorial a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

  • Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação ou não de suas produções.

O atendimento das normas acima é de inteira responsabilidade do autor.

O teor dos artigos e as opiniões neles expressas são de inteira responsabilidade do autor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Eu adequei o artigo às normas, conforme solicitado no site da Revista

  2. Eu verifiquei se meu artigo está conforme o modelo disponibilizado no site da Revista
  3. Eu enviei o arquivo em .docx para o email da Revista (oficiosdeclio@gmail.com)
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.