Notícias

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Nº 11 - 2021/2

 
 
Publicado: 2021-05-11
 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Nº 11 - 2021/2

 

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO, com ISSN 2527-0524.

Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, um (a) doutorando (a) ou uma dupla de doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. À exceção do dossiê temático, todas as seções recebem trabalhos em fluxo contínuo.

Para nosso décimo primeiro número, a ser publicado no presente ano, estamos efetuando a chamada para o Dossiê CORPOREIDADES EM LUTA: Feminismos e corpos de resistências ao sul global, sob a proposição das Doutorandas Eduarda Borges da Silva (UFRGS) e Marluce Dias Fagundes (UNISINOS).

Propomos esse dossiê influenciadas pela recente conquista ao outro lado da fronteira, a legalização do aborto na Argentina (em dezembro de 2020), uma luta histórica que marca não somente o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, mas o reconhecimento do direito à vida das mulheres, dos homens trans e de outros corpos que engravidaram (ou foram engravidados) sem interesse ou condições para gestar. Tendo o corpo como foco, se enquadram nesta chamada pesquisas que analisem as corporeidades enquanto processo histórico de resistência, de disputa e de opressão, nos diferentes períodos e contextos, no Brasil e no restante do sul global, região dos países em desenvolvimento.

Tendo como foco artigos que analisem para além das ações feministas coletivas e individuais, interessam-nos pesquisas atentas aos usos políticos dos corpos; à interferência do Estado, da Medicina, do Judiciário e da Igreja no dizer-fazer-saber dessas corporeidades; à precariedade diferenciada entre as vidas, à performatividade, às generificações e às resistências a essas generificações, às formas repressivas e produtivas de enunciar os corpos. Além disso, textos que tem como protagonistas corpos marcados por raça, gênero, classe, território, sexualidade e geração, ou seja, que consideram a interseccionalidade, são os que, efetivamente, contribuirão com esse número da revista. A presente proposta atenta-se também em receber trabalhos que articulem as diferentes teorias e metodologias desenvolvidas pelo pensamento feminista contemporâneo.

As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por meio do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com

O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 11 de maio e 16 de agosto de 2021. Pedimos ampla divulgação entre seus contatos.

 

A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

 
Publicado: 2021-05-11
 

Ano de 2021

 

Prezados(as) autores e autoras, 

Para iniciar 2021 com o pé direito, a Rveista Discente Ofícios de Clio já definiu, por meio de reunião, os dossiês temáticos que irão reger os números 10 e 11. 

Ainda não há uma data certa para abertura de chamada para submissões, porém, assim que tivermos, iremos informar via nosso site e página do facebook. 

Abraços e ótimo ano, 

Equipe Editorial

 
Publicado: 2021-01-31
 

Fim do Período de Submissões

 

Prezados autores, pareceristas e demais interessados

Hoje, 30/09, chega ao fim o período de submissões para nosso número 9, referente à publicação 2020/2.

Não haverá prorrogação de prazos para submissões. 

Neste ano não haverão mais aberturas para submissões de trabalhos, voltando nossas atenções à publicação do número 9, sob o dossiê "Descolonização africana e suas ideias políticas". 

Aguardamos a todos(as) no início do próximo ano, quando abriremos chamada para submissões com foco em nosso número 10, ainda sem dossiê definido.  

Qualquer dúvida, nos contatem por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com. 

 

Cuidem-se, 

Equipe Editorial Revista Discente Ofícios de Clio

 
Publicado: 2020-09-30
 
1 a 4 de 4 itens