Notícias

Abertura de Chamada para publicação em dossiê - 2022/1

 

Chamada para publicação de artigos em dossiê – 2022/1

 

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO , com ISSN 2527-0524.

Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, um(a) doutorando (a), uma dupla de doutorandos (as), ou até um trio de doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. 

Para nosso décimo segundo número, a ser publicado no presente ano, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Ditaduras e golpes do Cone Sul: diferentes fontes e perspectivas histórias, sob a proposição dos Doutorandos Camila de Almeida Silva (PPGH-UFSM) e Leonardo Fetter da Silva (PPGH-PUCRS).

A historiografia tem avançado significativamente nas pesquisas sobre as ditaduras do Cone Sul e seus desdobramentos, respondendo questões e abrindo espaços para novas investigações, com intuito de questionar e superar narrativas uniformizadoras que explicavam as experiências na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai sem evidenciar as suas particularidades. A abertura de novos acervos e a ampliação das fontes em torno dessas experiências possibilitaram investigações mais aprofundadas, tanto no sentido da diversidade de temáticas quanto de métodos e abordagens. 

Essas perspectivas também abriram possibilidades para os pesquisadores de, olhando para o passado, vislumbrar temas sobre o presente, tais como os rumos das democracias, a promoção dos direitos humanos, a defesa do Estado de direito e abordagens sobre a sociedade civil e política. Nesse sentido, pensando a emergência no presente de discursos negacionistas acerca das experiências ditatoriais, as discussões e pesquisas historiográficas foram lançadas a novos desafios no debate público, nas investigações e na divulgação histórica. 

Para fomentar essa diversidade de debates, fontes e perspectivas, o dossiê vai englobar pesquisas e estudos da História e áreas afins, com diferentes temáticas em torno das ditaduras do Cone Sul, como: memória, repressão, resistências e direitos humanos; movimentos sociais, feminismo; experiências locais e regionais, solidariedade, militância; arte, cultura e políticas culturais; imprensa, censura e propaganda; ensino de história, negacionismo, História do Tempo Presente e História Pública. Essas são algumas das abordagens pertinentes aos objetivos do dossiê, o qual propõe incorporar o debate plural e de qualidade que vem sendo realizado por diversas pesquisadoras e pesquisadores.

As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com. Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.

O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 10 de março e 06 de junho de 2022. Pedimos ampla divulgação entre seus contatos.

 

A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

 

 

 

 
Publicado: 2022-03-11
 

Publicação de nosso Nº 11

 
Prezados colaboradores (as) e leitores (as),

Com satisfação, divulgamos a publicação de nosso número 11, correspondente aos meses de julho à dezembro de 2021. Neste número, contamos com 5 artigos em nosso dossiê temático, intitulado "Corporeidades em luta: feminismos e corpos de resistência ao sul global, proposto pelas doutorandas Eduarda Borges da Silva (UFGRS) e Marluce Dias Fagundes (UNISINOS), 6 artigos livres, 1 no dossiê educação e 1 resenha.
Aproveitamos para agradecer a todos e todas que participaram da construção, ao longo dos meses, deste novo número, desde autores e avaliadores, às proponentes, revisores bem como a todos os membros da Equipe Editorial.
A presente publicação presta uma homenagem ao professor Dr. Enrique Serra Padrós, recentemente falecido. Além de sua imensa contribuição a pesquisa e ao ensino de história, Enrique fazia parte de nosso Conselho Consultivo e sempre colaborou com nossa Revista. Sua falta será imensamente sentida.

Atenciosamente,

O editor assistente

 
Publicado: 2021-12-29
 

Ano de 2021

 

Prezados(as) autores e autoras, 

Para iniciar 2021 com o pé direito, a Rveista Discente Ofícios de Clio já definiu, por meio de reunião, os dossiês temáticos que irão reger os números 10 e 11. 

Ainda não há uma data certa para abertura de chamada para submissões, porém, assim que tivermos, iremos informar via nosso site e página do facebook. 

Abraços e ótimo ano, 

Equipe Editorial

 
Publicado: 2021-01-31
 

Fim do Período de Submissões

 

Prezados autores, pareceristas e demais interessados

Hoje, 30/09, chega ao fim o período de submissões para nosso número 9, referente à publicação 2020/2.

Não haverá prorrogação de prazos para submissões. 

Neste ano não haverão mais aberturas para submissões de trabalhos, voltando nossas atenções à publicação do número 9, sob o dossiê "Descolonização africana e suas ideias políticas". 

Aguardamos a todos(as) no início do próximo ano, quando abriremos chamada para submissões com foco em nosso número 10, ainda sem dossiê definido.  

Qualquer dúvida, nos contatem por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com. 

 

Cuidem-se, 

Equipe Editorial Revista Discente Ofícios de Clio

 
Publicado: 2020-09-30
 
1 a 4 de 4 itens