Jovens como esperança na transformação: a campanha Juventude Participa! em Campina Grande (PB 2009-2011)

  • José dos Santos Costa Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Roger Camacho Barrero Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O texto analisa a campanha Juventude Participa! realizada pelo Centro de Ação Cultural (CENTRAC) na cidade de Campina Grande, na Paraíba, por meio de um corpus documental composto por imagens, relatórios institucionais e boletins informativos. Busca-se analisar o discurso sobre a participação política de jovens, descrevendo os significados atribuídos para conceitos como juventude, participação e cidadania, considerando as condições históricas que tornaram possível esse projeto, articulado a uma série de discursos sobre políticas públicas de juventude. Consideramos questões como a pluralidade (étnica, de gênero, posição socioeconômica, nível de instrução, etc.) dessas pessoas; participação dos jovens em outros espaços após ou durante a realização do projeto e a apropriação, em nível local, das discussões apontadas pela Política Nacional de Juventude (PNJ). Palavras-chave: Juventude; Cidadania; História do Tempo Presente. 

Biografia do Autor

José dos Santos Costa Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutorando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), momento no qual estudou a invenção do corpo infantil por meio da revista da comissão estadual da Legião Brasileira de Assistência (LBA) na Paraíba, no período do Estado Novo. Atua na área de história da infância e juventude e teoria e metodologia da história.
Roger Camacho Barrero Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutorando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), momento no qual estudou a participação de mulheres em partidos políticos no período do final do regime civil-militar brasileiro. Atua com estudos de gênero, movimentos sociais, partidos políticos e biografia histórica. 
Publicado
2018-06-21
Seção
Dossiê Movimentos Sociais e Identitários