Cinema e ofício do historiador: As possibilidades multifacetadas de pesquisa a partir do estudo de caso do longa-metragem A dama do Lotação (1978)

  • Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos Reis Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a pluralidade teórico-metodológica do cinema como objeto e fonte do ofício do historiador, por meio do estudo de caso do longa-metragem A dama do Lotação, lançado em 1978, e de suas as críticas cinematográficas, dispostas em três jornais cariocas, sendo eles o Jornal do Brasil, o Diário de Notícias e o Jornal Movimento. Objetiva-se também debater a forma como essa geração intelectual percebeu a produção e a circulação do cinema nacional como mecanismo de resistência e de conscientização da nação.Palavras-chave: Crítica cinematográfica. Cinema brasileiro. Cultura Visual. A dama do Lotação. AbstractThis work suggests a reflection towards the theoretical-methodological pluralism of cinema as an object and source of historian's occupation, through a case study of the feature film A dama do lotação, released in 1978, and  its cinematographic critiques, arranged in three Rio de Janeiro newspapers, including Jornal do Brasil, Diário de Notícias, and Jornal Movimento. The paper also aims to discuss how this intellectual generation perceived both production and circulation of brazilian cinema as a mechanism of resistance and self-awareness of the nation.Keywords: Film critic. Brazilian cinema. Visual Culture. A dama do Lotação.  
Publicado
2018-12-21
Seção
Fontes Históricas: Desafios e possibilidades metodológicas