(Des)territorialização do Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise do regional/local na construção da História como componente curricular

  • Gabriel Costa de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para os estudos sobre a (des)territorialização do ensino de História, fundamentado na análise do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como o seu processo de formação histórica, o espaço ocupado pelo regional/local na avaliação e, sobretudo, o grau de influência que a padronização da história tem nas políticas educacionais brasileiras.Palavras-chave: Ensino de História; História Local/Regional; (Des)territorialização; Enem.AbstractThis paper aims at contributing to the studies on the deterritorialization of the teaching of history based on the analysis of the National Examination of High School (ENEM), as well as its historical formation process, the space occupied by the regional/local in evaluation and, above all, the degree of influence that the standardization of history has on Brazilian educational policies. Keywords: Teaching History; Local/Regional History; (De)territorialization; Enem.
Publicado
2020-10-14
Seção
Dossiê Educação