Narrativas da religiosidade popular em Bonito-MS: o mito de Sinhozinho, o santo (1940-2018)

  • Layanna Sthefanny Freitas do Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Objetiva-se analisar as narrativas construídas pelos povos sul-gmato-grossenses no município de Bonito-MS e suas relações com o mito na religiosidade popular e a preservação das crenças religiosas em torno do Sinhozinho. O período destaca-se entre (1940-2018) e dentro do recorte, coletou-se alguns depoimentos dos narradores locais publicados nos meios eletrônicos, mídias e gravados em campo descrevendo os seus saberes, orações e fenômenos de sobrenaturalidade descritos. Propõem-se reunir as experiências místicas como fontes de análise ressignificando a história do personagem curioso que ao desparecer chegou a ser violentamente agredido até morrer na década de 1940 conforme dizem os relatos adquiridos no campo de pesquisa. A metodologia se aplica no uso das narrações orais e imagens registradas no evento da romaria que ocorre no dia 12 de outubro, celebrando Nossa Senhora Aparecida e sua ligação com os atores sociais sobre uma rede de influências que se complementam e interagem.Palavras-chave: Religiosidade Popular; Cultura Popular; Narrativa; Mito.Abstract This article aims to analyze the narratives constructed by the peoples from Mato Grosso do Sul in the municipality of Bonito-MS and their relationship with the myth in popular religiosity and the preservation of religious beliefs around Sinhozinho. The period takes place between 1940 and 2018 and, within the research scope, testimonies of local narrators published in electronic media, media and recorded in the field were collected, which described their knowledge, prayers and phenomena of the supernatural. The purpose of the article is to gather mystical experiences as sources of analysis, which can resignify the story of the curious character who, when he disappeared, came to be violently assaulted until he died in the 1940s, according to the reports acquired during the research. The methodology centers around the use of oral narrations and images recorded in the event of the pilgrimage that takes place on October 12, celebrating Our Lady of Aparecida and its connection with social actors on a network of influences that complement each other and interact.Keywords: Popular Religiosity; Popular Culture; Narrative; Myth.

Biografia do Autor

Layanna Sthefanny Freitas do Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
História Comparada.
Publicado
2020-10-14
Seção
Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas