Museu Imperial: narrar entre as reticências da memória e as exclamações da História

  • Priscila Lopes d'Avila Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana http://orcid.org/0000-0002-2133-7310

Resumo

O presente trabalho propõe a análise dos discursos produzidos na visita guiada do Museu Imperial (Petrópolis-RJ), bem como o estudo de elementos materiais da exposição permanente da instituição. A composição hegemônica formulada pelo museu, como retrato da sociedade oitocentista, promove silenciamentos ensurdecedores acerca de temas sensíveis da história do Brasil, restringindo a percepção dos visitantes. O artigo indica alguns desafios do uso pedagógico de museus históricos. Em seguida, apresenta dados coletados em visitas observadas em pesquisa de campo, entre os anos de 2017 e 2018, com o objetivo de esclarecer a natureza hegemônica das narrativas do setor educativo e da exposição permanente do museu. Finalmente, aborda dificuldades cognitivas do público escolar, decorrentes da atual relação social com o tempo, no uso do patrimônio material e memória coletiva reforçada por museus históricos, superando as fronteiras expográficas.Palavras-chave: Ensino de história; Museus históricos; Educação museal; Museu Imperial.Abstract The present article proposes an analysis of the speeches produced in the guided tour of the Museu Imperial (Petrópolis-RJ), as well as the study of the material elements of the permanent exhibition of the institution. The hegemonic composition formulated by the museum, as a portrait of 19th century society, promotes deafening silences about sensitive themes in the history of Brazil, restricting the perception of visitors. The article indicates some challenges of the pedagogical use of historical museums. After that, it presents some data collected in visits observed in field research, between the years 2017 and 2018, in order to clarify the hegemonic nature of the narratives of the museum's educational sector and permanent exhibition of the museum. Finally, it approaches cognitive difficulties of the school public arising from the current social relationship with time, in the use of material patrimony and collective memory reinforced by historical museums, overcoming expographic boundaries.Keywords: History teaching; Historical museum; Museum education; Museu Imperial.

Biografia do Autor

Priscila Lopes d'Avila Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Historiadora (UERJ-2014), professora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Possui experiência no campo da arquivologia, biblioteconomia e mediação cultural. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), atualmente, desenvolve pesquisa de doutoramento na mesma instituição, com estudos concentrados nas áreas de Ensino de História, Museus, Patrimônio e Educação Museal. Integrante do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisas sobre Trabalho, História, Educação e Saúde, e do Grupo de Pesquisa Educação museal: conceitos, história e políticas.
Publicado
2020-10-14
Seção
Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas